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Chrono, a novidade para vans, furgões e picapes leves

Mais adequados ao tráfego intenso das grandes cidades, os chamados veículos “comerciais leves” ganharam força nos últimos anos e estão se tornando importante opção para as empresas de transporte.

De 2002 para 2003, este foi o segmento que no Brasil apresentou crescimento mais expressivo em termo de produção, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

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Na América Latina, o mercado de vans cresceu 17% nos últimos dois anos.

Isto se deve a vários fatores, como a limitação na circulação de veículos pesados nas grandes cidades; à maior agilidade exigida na entrega das cargas e no transporte de passageiros; ao fracionamento das cargas; e à modernização do parque circulante, que possibilitou o acesso a novos modelos dos chamados VUC (Veículos Urbanos de Carga), antes inexistentes em muitos mercados.

“Em grandes municípios como São Paulo a construção de rodoanéis poderá ter como conseqüência a proibição do tráfego de caminhões pesados dentro da cidade, como já ocorre em centros urbanos da Europa. Por isso estamos falando de um segmento promissor, que continuará em crescimento”, explica Inácio Caltabiano Neto, gerente de Marketing Produto da Pirelli na América Latina.

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Para acompanhar esta tendência, a Pirelli está lançando o Chrono, pneu feito para equipar vans, furgões e picapes leves, que substituirá a antiga linha Citynet.

O novo produto está sendo lançado inicialmente no mercado latino-americano, para o qual foi desenvolvido, mas sua fabricação e comercialização deverão ser estendidas também para a Europa.

Destinado a veículos que transportam passageiros ou pequenas cargas, o Chrono foi projetado para atender às necessidades específicas deste tipo de público consumidor.

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Parâmetros como rendimento quilométrico, resistência a avarias, robustez da carcaça e reconstruibilidade, por exemplo, foram os aspectos mais trabalhados, objetivando oferecer um produto com excelente relação custo benefício para o usuário final, em vista de sua utilização essencialmente profissional.

Rendimento – Para garantir maior integridade ao novo pneu, a Pirelli realizou uma série de estudos para melhoramento da carcaça e da estrutura de cinturas a fim de possibilitar maior longevidade e capacidade de carga.

O desenvolvimento de um desenho de banda de rodagem específico para esta linha (com íncavos 2 mm mais profundos que a linha anterior) e a utilização de novos tipos de polímeros e negros de fumo com menor geração de calor levaram a um melhoramento considerável no rendimento quilométrico e à maior resistência à abrasão e a lacerações.

Estes dois fatores combinados permitem a diminuição do custo por quilômetro do produto e conseqüentemente do custo operacional, fator muito importante para quem atua neste segmento de mercado.

Por isso, o novo perfil da carcaça e a utilização de um enchimento do talão com dois compostos diferentes aumentaram a integridade desta região do pneu, assim como os flancos reforçados garantem maior resistência a impactos laterais e avarias acidentais.

Produzido nas unidades de Campinas (Brasil), Merlo (Argentina) e Guacara (Venezuela), o Chrono terá sua primeira medida disponível no mercado de reposição a partir de junho e a última medida da gama em agosto de 2005.

No total serão disponibilizadas 12 medidas para rodas com aros de 14” até 16”, que poderão equipar os principais veículos do segmento, como Sprinter, Ducato, Daily, Dobló, Strada, Partner, Berlingo, Caddy.

O processo de homologação do novo produto terá início a partir desse mês de junho, junto às principais montadoras atendidas pela Pirelli.

“De 2002 a 2004, a Pirelli registrou um aumento de 9% nas vendas de pneus para veículos comerciais leves, em todos os canais de vendas da América Latina. Mas queremos melhorar ainda mais este desempenho, por isso estamos oferecendo um produto inovador desenvolvido especialmente para um mercado que tem tudo para crescer ainda mais”, acrescenta Caltabiano.

“O Chrono é mais uma prova que se antecipar ao futuro é uma das principais características da Pirelli”, conclui.

Dragon e Pzero Nero – Para os amantes do Tuning – O Dragon (foto ao lado) e o PZero Nero são os dois novos pneus de alta performance que a Pirelli está lançando para quem quer personalizar o seu veículo e investir no conjunto roda-pneu. São específicos para um público jovem e sedento por novidades.

“O Tuning é um fenômeno mundial que tem como principais características o investimento em equipamentos e acessórios que premiam a agressividade e a estética, elementos que a Pirelli também procurou valorizar nos produtos deste segmento, sem abrir mão do desempenho.

Prova disso no Brasil foi a presença da marca no recente Salão do Tuning em São Paulo, onde o stand da Pirelli se destacou pela inovação em conceito, criatividade e grande afluência de público”, destaca Marco Maria Tronchetti Provera, diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina.

Desenvolvido especialmente para o mercado de reposição e personalização de veículos, o Dragon está disponível nas medidas de 14 a 18 polegadas, perfil rebaixado que vai da série 40 a 60 e índices de velocidade H, V e W (até 210, 240 e 270km/h respectivamente).

Projetado para um publico que valoriza a beleza e o arrojo na personalização do seu veículo, o Dragon é, sem dúvida, o pneu com a melhor relação custo-benefício do mercado.

As 15 medidas disponibilizadas ao mercado inicialmente serão importadas, mas 10 delas já estão em desenvolvimento para fabricação na América Latina a partir do 2º semestre de 2005.

Dotado de desenho assimétrico que permite o máximo de desempenho nas curvas, em todas as condições de piso, e de blocos em forma de “zig-zag” que proporcionam contato uniforme e constante com o asfalto, mesmo em altas velocidades, o Dragon conseguiu reunir duas necessidades específicas para este tipo de público: desenho agressivo e excelente performance.

Soma-se a isto um composto de banda de rodagem de efeito termoplástico, ou seja, que torna a deformação mínima, ainda que em condições extremas de velocidade e temperatura, garantindo excelente performance em pisos secos e molhados.

Sofisticação – Um dos primeiros produtos da Pirelli para os amantes do universo Tuning, o PZero Nero (foto ao lado) já é um pneu consagrado no mercado europeu e chega agora à América Latina com a mesma força: trata-se de uma opção mais sofisticada para o publico que pratica a conversão de medidas de pneus com relação à original do veículo.

Com índice de velocidade W (270 km/h), oferece o máximo de desempenho para quem dirige nos limites extremos.

Para o mercado latino-americano, o novo pneu estará disponível em cinco medidas, com aros 17 a 19 polegadas e séries 35 e 40.

A excelente aderência em pisos secos ou molhados é um dos principais diferenciais do pneu, graças principalmente aos compostos utilizados na sua estrutura que mistura sílica e polímeros termo-resistentes, além do desenho na banda de rodagem especialmente projetado para conferir a rigidez necessária para manobras em altas velocidades.

O modelo faz parte da Coleção Planet Zero, produzida desde 1987 para acompanhar a crescente demanda de carros com potência superior a 200 hp, como a lendária Ferrari F40, lançada à época.

Presença marcante nos mais renomados e sofisticados automóveis, a Pirelli sempre foi a marca de referência mundial como equipamento nos chamados “veículos de sonhos”.

Sua linha de pneus ultra high performance responde hoje por cerca de 22,5% das vendas totais de pneus para automóveis na América Latina.

“Para 2005, está prevista a comercialização de cerca de 130.000 unidades destas linhas no âmbito latino-americano. E as perspectivas são excelentes, pois trata-se de um mercado que cresce ao redor de 15% ao ano”, acrescenta Inácio Caltabiano, gerente de Marketing Produto da Pirelli para a América Latina.

P6 e P7, para quem prioriza performance e conforto – P6 e P7 são os pneus produzidos pela Pirelli para equipar a próxima geração de veículos sedans, station wagons, minivans e hatch-backs de alta potência.

Já homologados pelas principais montadoras européias e latino-americanas, são produtos desenvolvidos em parceria com as mais renomadas fabricantes de automóveis.

Intensas pesquisas de mercado, matérias-primas nobres e diferenciadas, recursos tecnológicos de ponta, métodos sofisticados de simulação e novos processos de fabricação contribuem para que o P6 e o P7 ofereçam maior aderência em situações extremas de uso, como alta velocidade, pistas molhadas e curvas fechadas, além de conforto superior ao dirigir, necessidades prioritárias da indústria automobilística e seus consumidores mais exigentes.

Ideal para automóveis de menor porte e média potência, o P6 possui código de velocidade H (até 210km/h), pode ser usado em rodas com aro 14”, larguras 175 a 185 e série técnica 60 e 65.

Já o P7 é a opção para veículos mais velozes, com códigos de velocidade H, V, W e Y (até 300km/h), que utilizam aros de 15” a 18”, larguras de 195 a 225 e séries 45 a 65.

Apesar do desenho de banda de rodagem diferenciado, há diversas características comuns aos dois modelos: ambos possuem quatro canais longitudinais contínuos, que dão melhor distribuição para o escape da água.

Também apresentam duas faixas de blocos internos, que têm a função de dar tração ao veículo, em situações de aceleração, como em ultrapassagens e retomadas, e garantem maior eficiência nas frenagens.

Outro ponto importante que caracteriza os dois novos pneus são as três raias longitudinais contínuas existentes na banda de rodagem que possibilitam maior contato com o piso e, conseqüentemente, maior aderência em todas as situações de uso.

No P7, entretanto, a mais larga delas fica do lado externo da banda de rodagem, o que permite premiar um estilo de direção mais esportivo, uma vez que o pneu se apóia quase que totalmente sobre o ombro externo em curvas extremas.

Por este motivo, o desenho da banda de rodagem do P7 é assimétrico, seguindo tendência mundial quando se trata de pneus para veículos de maior performance, enquanto que o P6 possui desenho de banda de rodagem simétrico.

“O mercado de veículos de alta performance evoluiu muito desde 1996, quando lançamos o P6000. Passamos a ter veículos com índices de performance mais expressivos e também novos modelos, como as minivans, que oferecem maior conforto ao motorista e aos passageiros. Isso sem considerar as diversas montadoras que chegaram à América Latina, acirrando a competitividade pelo gosto e pela fidelização dos consumidores”, destaca Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli.

“A tradição da Pirelli em equipar os veículos esportivos de altíssima performance mais famosos do mundo permitiu que transferíssemos parte da tecnologia empregada nestes produtos para os pneus utilizados em automóveis de alta potência, agregando assim melhor performance, esportividade e conforto”, acrescenta.

Sistema STEP – Um bom exemplo dos avanços obtidos nesta área é o sistema Pirelli STEP (Safety from Technological Engineered Profile) característico dos novos pneus, que atendem as exigências do mercado automobilístico no que diz respeito ao aumento do conforto ao dirigir.

“Ou seja, são pneus com perfis tecnologicamente projetados para segurança, obtidos por meio de simulações computadorizadas e de um novo processo de amarração das cinturas, com uma faixa espiralada de nylon a zero grau, que torna a carcaça mais flexível, mais confortável e com a mesma resistência durante toda a sua vida útil”, ressalta Falkenstein.

No mercado de reposição, a comercialização de pneus de alta performance em toda a América Latina vem crescendo ano a ano.

No Brasil, por exemplo, as vendas de pneus para carros, SUV´s e vans subiram de 10,2% em 1997 para 14,3% em 2004.

Este aumento de 40%, nos últimos sete anos, representa 1 milhão a mais de pneus deste segmento, em uso no mercado.

“As previsões positivas da economia latino-americana para os próximos anos e a velocidade na transferência de tecnologia de ponta para os veículos são aspectos que devem facilitar a aquisição de automóveis mais potentes e mais confortáveis”, comenta Marco Maria Tronchetti Provera, diretor de Marketing da Pirelli para a América Latina.

“Junto com o Cinturato P4, o P6 e o P7 serão o carro-chefe da Pirelli na América Latina. Nossas perspectivas são de alcançar, até 2006, a comercialização de aproximadamente 1,5 milhão de pneus, mantendo a liderança da empresa nesse segmento”, acrescenta.

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