Os internautas têm agora mais um motivo para acessar o site da Volkswagen do Brasil (www.vw.com.br). Desde o último dia 7, entrou no ar o Podcast Volkswagen.
Iniciativa inédita entre os sites das montadoras no Brasil, o podscasting, considerado uma das grandes revoluções tecnológicas dos últimos anos e a mais recente moda entre os antenados nas novidades da web, é uma forma de publicação de arquivos em formato MP3 na internet.
É como se fosse um blog (páginas pessoais na rede, em que os internautas publicam textos e atualizam sempre que querem), só que no lugar dos textos são postadas músicas.
A primeira aparição desse novo sistema no site Volkswagen será destinado ao SuperSurf, campeonato brasileiro de surfe, que tem o patrocínio da Volkswagen. O Podcast Volkswagen poderá ser acessado no site da empresa no sublink Supersurf, que está disponível dentro de outro link, o Planeta VW (www.vw.com.br/planetavw/supersurf).
A última etapa desta competição acontece a partir do dia 12 de outubro na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).
Especialmente para o evento, o Podscat Volkswagen trará um guia de Ubatuba em MP3, com narração do locutor Fábio Lima, contendo dicas de hospedagem, baladas, gastronomia e entrevistas com os surfistas participantes do SuperSurf, além de curtir muita surf music em versões especiais mixadas pelo DJ Theo Werneck.
Saiba Mais
Podcasting: are you listening?
Guilherme Athia – Com a colaboração de Carolina Santos e Gustavo Poloni
O que é podcasting?
Quando a internet chegou ao Brasil, pouco mais de dez anos atrás, ela era uma coisa sem graça, chata mesmo.
Os sites eram básicos, com textos improvisados e mal feitos. Com a massificação gradual e lenta, a rede mundial de computadores passou a ganhar corpo e vida.
Aos poucos, os sites começaram a ter coloridos, fotos e movimentos mais interessantes.
Logo vieram o ICQ, o MSN, o vídeo, os blogs, fotologs e o Orkut. Agora, a onda da vez na web é o áudio. E essa onda atende pelo nome da podcasting.
Talvez você ainda não saiba muito bem o que é podcasting. Não o culpo.
A onda é nova, surgiu há pouco mais de um ano nos Estados Unidos por meio de um ex-VJ da MTV chamado Adam Curry.
Mas só agora essa nova onda começou a sair do círculo de pessoas que conhecem tudo de internet para chamar a atenção da grande imprensa.
E, com este artigo, espero que você fique por dentro do que está acontecendo naquilo que já é conhecido como podosfera – ou seja, o mundo do podcast.
Como explicarei mais para frente, podcasting nada mais é do que a utilização de tecnologias e conceitos que existem desde os primórdios da rede mundial de computadores para fazer uma coisa nova e revolucionária. O podcast nada mais é do que músicas, trechos de músicas, narrações, sons avulsos, entrevistas ou a mistura disso tudo em arquivos de MP3, aqueles que ficaram famosos com o programa para trocar arquivos digitais chamado Napster.
A novidade trazida pelo podcasting é que com ele é possível, para um ouvinte, receber automaticamente as novas edições de um programa de rádio sem que tenha de visitar a todo o momento o site no qual ele é produzido. A cada nova edição do programa, ou podcast de agora em diante, o ouvinte é notificado e o podcast é automaticamente baixado em seu computador. Simples assim.
Aí vem a parte mais agradável dessa história de podcast. Uma vez que ele foi baixado, é só escutá-lo no próprio micro ou num tocador portátil de MP3. Aliás, aqui cabe mais uma explicação em relação à novidade. Apesar do nome dessa tecnologia estar associada ao player iPod, da Apple, qualquer marca de tocador portátil de MP3 pode reproduzir um podcast. O lema do podcasting é “ouça seu programa favorito quando e onde você quiser”. Só nos Estados Unidos, 11 milhões de pessoas (segundo último levantamento oficial, divulgado no começo do ano) já ouvem podcasts, segundo artigo de John Markoff, repórter especial de tecnologia do The New York Times. É um número comparável à população da cidade de São Paulo (10,4 milhões) e impressionante para uma tecnologia que tem pouco mais de um ano de vida.
Para receber um podcast, basta que o ouvinte faça uma assinatura do programa que lhe interessa, adicionando o endereço específico da transmissão em seu software de podcast. É tudo – ou quase tudo – grátis, rápido e fácil.