Encontrada em todos os lugares, desde montanhas rochosas a praias arenosas, a sílica, comumente conhecida como quartzo, é um dos minerais mais abundantes, duráveis e úteis do mundo.
Embora seja predominantemente usada na produção de vidro, a sílica de grau industrial em sua forma mais fina também pode ser misturada com borracha para fortalecer a banda de rodagem dos pneus e reduzir sua resistência ao rolamento, o que melhora a economia de combustível.
Um produto rico em sílica pode ser obtido da queima das cascas de arroz, após a moagem do grão e, desde 2013, a Goodyear faz testes com o material em seus pneus, contribuindo para reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
Agora, a companhia assume o compromisso de dobrar o uso da cinza da casca de arroz (RHA) em sua produção até 2021.
Dos campos de arroz às bandas de rodagem dos pneus – De acordo com a Organização das Nações Unidas, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas em todo o mundo a cada ano.
Durante o processo de moagem, a casca protetora do arroz é separada do grão e descartada.
Para reduzir a quantidade de lixo que vai para aterros, as cascas são frequentemente queimadas e usadas na geração de eletricidade, descartando um subproduto rico em sílica, conhecido como cinza da casca de arroz (RHA).
Ciente disso, desde 2013, a Goodyear começou a explorar o uso desse material em sua produção e vem obtendo resultados positivos.
“Quando avaliamos novos materiais como substitutos consideramos também os impactos no desempenho do produto, e ficamos bastante satisfeitos ao descobrir que o material RHA era um substituto à sílica convencional, à base de areia, com desempenho equivalente”, diz Dr. Bob Woloszynek, engenheiro-chefe da Goodyear para desenvolvimento de matéria-prima e tecnologia de reforço.
Agora, a sílica RHA oficialmente faz parte do portfólio de materiais da Goodyear e é usada em várias de suas fábricas globais.
O efeito positivo da sílica no desempenho do pneu – A adição de sílica melhora a flexibilidade e elasticidade da banda de rodagem em baixas temperaturas, proporcionando melhor tração e aderência.
A Goodyear também descobriu que a sílica melhora a resistência de rolagem dos pneus em comparação com o negro de fumo.
A menor resistência ao rolamento resultante também permite uma melhoria no consumo de combustível do veículo e no desempenho do pneu em tempo úmido.
A empresa agora trabalha em estreita colaboração com seus fornecedores para expandir ainda mais o uso de sílica RHA.
“Estamos muito entusiasmados em continuar a desenvolver esta tecnologia a partir de algo que seria enviado para aterro e incluí-la em nossos produtos premium”, comentou o Dr. Woloszynek.