Eaton Vorad, equipamento da empresa já em uso nos EUA, promete reduzir os acidentes de trânsito com veículos pesados no Brasil
A partir do ano que vem, a Eaton do Brasil vai trazer para o país um equipamento que promete reduzir drasticamente os acidentes de trânsito com veículos pesados nas estradas brasileiras.
O Vorad, tecnologia da empresa já em uso nos EUA há mais de 10 anos e, demonstrado na última edição da Fenatran, que ocorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, é um equipamento completo na prevenção contra colisões, desempenhando as funções de sistema de alerta contra acidentes frontais; sensor lateral; EVIMS – Sistema de Gerenciamento de Ocorrências de Percurso – e reconstrução de acidentes, com registros de ocorrências dos 10 minutos antecedentes à colisão.
A tecnologia de radar Eaton Vorad detecta até 20 veículos de uma vez, monitorando os acontecimentos até nas curvas.
Como componentes, o sistema possui um display principal, display de sensor lateral, sensor lateral, antena frontal e uma CPU para armazenagem dos dados.
“Esse equipamento reduz os riscos de colisões traseiras, veículos parados no acostamento, alerta para as trocas de faixa e entradas repentinas na pista, reduzindo e muito os custos relacionados a esses acontecimentos”, ressalta Carlos Roberto Dourado, gerente de Aftermarket da Eaton para a América do Sul.
Outra vantagem do aparelho é em relação a objetos no chamado “ponto cego” dos veículos, locais onde a visibilidade é quase inexistente nos retrovisores convencionais.
Com o equipamento, toda a vez que o motorista tiver a intenção de mudar de faixa e acionar a seta, é disparado um alerta sonoro e um alerta visual no display de sensor lateral quando existir algum veículo dentro do raio de 120º.
Além disso, independentemente da intenção do motorista de mudar de faixa, o display sempre indicará com um sinal visual – luz amarela acesa, toda vez que houver um veículo dentro desse raio de cobertura do sensor.
Funcionamento do display Central – O Vorad é acionado quando qualquer veículo está a uma distância equivalente a 106 metros.
A partir daí, quando o mesmo está a 3 segundos de distância, no display aparece um alerta amarelo sem sonorização. Quando o veículo está a 2 segundos, aparece um alerta laranja, acompanhado de um “BIP”.
A 1 segundo, aparece um alerta vermelho com um “BIP Duplo” e, a meio segundo de distância, continua o alerta vermelho, mas dessa vez, acompanhado de um “BIP Contínuo”.
“Nos Estados Unidos, a Eaton provou que em frotas usuárias do Vorad, o número de colisões frontais, laterais e em conversões foi reduzido entre 60% e 90%. Essas categorias de acidentes representam 80% de todos os tipos de acidentes envolvendo caminhões e ônibus”, diz Dourado.
EVIMS – O aparelho vai beneficiar também os frotistas brasileiros em relação aos acidentes.
O Vorad, com o sistema EVIMS – Sistema de Gerenciamento de Ocorrências de Percurso – monitora e registra dados como tempo do veículo em movimento e parado, velocidade, frenagens bruscas e distância do veículo a frente.
Dessa maneira, o frotista pode realizar análises de tendências de segurança de seus motoristas e veículos, estabelecer objetivos, acompanhar performance dos dados monitorados e identificar oportunidades de treinamento para os motoristas.
O Eaton Vorad tem previsão para chegar ao mercado brasileiro no ano que vem, e ainda não existem previsões para preços, uma vez que o produto está em fase de homologação no Brasil.