Subsidiária brasileira consolidou-se como um dos cinco centros criadores mundiais de veículos da General Motors Corporation
A General Motors do Brasil completou, em janeiro, 81 anos de atuação no país, tendo como expressiva importância em suas atividades, o fato de ter se consolidado como um dos cinco centros mundiais de criação de veículos da General Motors Corporation.
O Opala foi o primeiro automóvel nacional fabricado pela GM no Brasil e seu lançamento ocorreu em 1968.
“Muito nos orgulha a GM do Brasil participar diretamente e numa integração mundial no desenvolvimento de novos veículos, o que comprova o avanço da engenharia e do design brasileiros”, destaca Ray Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul, que traça como objetivos principais da empresa para o ano de 2006 o aumento de sua participação no mercado brasileiro e a busca de lucratividade na operação da subsidiária brasileira.A primeira sede da GM funcionou no bairro do Ipiranga,
na Avenida Presidente Wilson.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa, acrescenta que, graças ao avanço tecnológico alcançado nestes 81 anos de atuação no Brasil, a GM, representada pela linha Chevrolet, é a que oferece no mercado brasileiro a gama mais completa e moderna de veículos.
“Graças a isso temos todos os modelos de automóveis por nós fabricados no país já com a tecnologia “Flexpower” disponível”, ressalta ele.
A moderna linha de montagem da fábrica da GM em Gravataí (RS).
História de sucesso – A GM do Brasil iniciou sua história de sucesso no país em 26 de janeiro de 1925, quando alugou galpões no bairro do Ipiranga, em São Paulo, para a montagem de veículos importados dos Estados Unidos.
Em 1930 inaugurou sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul, na região do ABCD.
O novo Vectra foi 100% desenvolvido pelos engenheiros e designers da GM do Brasil.
Hoje, a empresa possui três complexos industriais que produzem veículos. Além do de São Caetano, também estão neste patamar os Complexos Industriais Automotivos de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba (SP), e Gravataí (RS).
Existem ainda unidades em Mogi das Cruzes e Sorocaba (SP), onde funcionam, respectivamente, a produção de componentes estampados e o centro distribuidor de peças.
Em Indaiatuba, a 130 quilômetros de São Paulo, mantém um dos mais avançados campos de provas do mundo.
Em 2005, a GM do Brasil emplacou no mercado brasileiro um total de 365.259 veículos, com uma participação de 21,30%.
Nos segmentos específicos em que produz veículos, ou sejam, automóveis, utilitários e comerciais leves, sua participação foi um pouco maior, de 22,60%.
A produção total da empresa alcançou 559.345 unidades, considerando-se os veículos prontos destinados ao mercado interno e exportação e também os veículos “CKD” (completamente desmontados).
As exportações da GM do Brasil representaram novo recorde, alcançando o valor de US$ 1,6 bilhão, referentes ao embarque de 114.994 unidades em “CKD” e 125.678 veículos prontos, para cerca de 40 países de todo o mundo.
O principal mercado na área de exportações foi o México, seguido da Argentina, Venezuela, África do Sul e outros países da América Latina.
No final de 2005 a GM do Brasil empregava 21.200 funcionários diretos em todo o país.
Evolução da empresa – A GM do Brasil é a maior subsidiária da corporação na América do Sul e representa 70% das operações totais da divisão LAAM, que congrega a América Latina, África e Oriente Médio.
Fora da matriz, nos Estados Unidos, a GM do Brasil é a segunda maior operação, depois da Opel, na Alemanha.
A partir do final da década de 60 a GM do Brasil consolidou-se no mercado brasileiro produzindo modelos legendários como o Opala, o primeiro automóvel nacional Chevrolet – a partir de 1968 -, o Chevette, em 1973, e, depois, Monza, Kadett e, mais recentemente, em 1994, o Corsa.
A subsidiária brasileira caracterizou-se nos últimos anos pela criatividade e coube a ela desenvolver versões específicas para o Corsa, como o “station wagon”, a picape e o sedã.
Alguns modelos foram criados pelo design e engenharia brasileiros como a picape Montana, o Celta e mais recentemente o novo Vectra.
O Meriva, hoje um sucesso no mercado europeu, foi desenvolvido em conjunto pela GM do Brasil e a subsidiária da GM na Europa.
Na área social, a GM do Brasil concentra atividades por meio do Instituto General Motors, que foi criado em 1993.
Sua missão é resgastar a cidadania de crianças, jovens e adultos de comunidades carentes, que estão localizadas especialmente próximas às instalações industriais da empresa. Suas ações são prioritariamente na área da educação.