Faróis, lanternas, limpadores de pára-brisa e ar-condicionado da marca Valeo equiparam os três carros Mitsubishi que chegaram entre os quatro primeiros.
A vitória dos franceses Luc Alfhand e Gilles Picard do Rali Lisboa-Dakar encerrado no domingo (15 de janeiro) no Senegal, permitiu à Valeo avaliar o desempenho dos sistemas de iluminação (faróis e lanternas), de climatização interna e de limpadores de pára-brisa que fornece para o automóvel Mitsubishi Pajero/Montero Evolution.
A dupla deu à marca japonesa a sexta vitória consecutiva no principal rali do calendário mundial e a décima-primeira na história da competição, que chegou à sua 28ª.edição. Alphand e Picard percorreram distância superior a 9 mil quilômetros, ao longo de 16 dias, em 53 horas, 47 minutos e 32 segundos.
A vantagem sobre a equipe vice-campeã, formada apor Giniel de Villiers, da África do Sul, e Tina Thörner, da Suécia, com VW Touareg, foi de 17 minutos e 53 segundos.
Segundo a Valeo foi uma excelente oportunidade para testar o funcionamento e a eficiência dos sistemas produzidos pela empresa, considerada tão importante quanto a habilidade de pilotos e nevegadores, a resistência dos Mitsubishi Pajero/Montero Evolution e a positiva exposição que as marcas obtiveram em todo o mundo.
Luc Alphand, cinco vezes campeão mundial de esqui na neve, e Gilles Picard assumiram a liderança da prova na etapa, entre Bamako, no Mali, e Labe, em Guiné, faltando três dias para o final, e mantiveram uma disputa equilibrada com Giniel de Villiers e Tina Thörner..
A empresa enalteceu a parceria da Valeo com a Mitsubishi na 28ª. edição da competição, que também obteve o terceiro e o quarto lugares, respectivamente, com as duplas Joan Roma (Espanha)/Henri Magne (França) e Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (França), também com Mitsubishi Pajero/Montero Evolution.
Classificação final: 1 – Luc Alphand e Gilles Picard (França), Mitsubishi Pajero/Montero, com 53 h, 47 min e 32 s; 2 – Giniel de Villiers (África do Sul) e Tina Thörner (Suécia), com VW Touareg, com 54 h, 5 m e 25 seg; 3 – Joan Roma (Espanha) e Henri Magne (França), Mitsubishi Pajero/Montero Evolution; 4 – Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret (França), Mitsubishi Pajero/Montero Evolution e 5 – Mark Miller (Estados Unidos) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha), com VW Touareg.