Com acessórios e equipamentos diferenciados, carros com edição limitada ou voltados para um público mais segmentado saem de fábrica com um custo mais baixo
A cada ano, as montadoras de veículos vêm apostando com mais freqüência no lançamento de séries especiais, ou seja, modelos que trazem acessórios diferenciados para chamar a atenção de um público específico ou para comemorar alguma data especial.
Segundo o diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (Sincodiv/DF), Edson Maia, o fabricante consegue negociar preços mais em conta com os seus fornecedores ao elaborar um automóvel com série limitada ou voltada para um público mais segmentado.
“Os carros vêm com atrativos diferenciados, mas com um custo mais baixo. Se o proprietário optar por colocar os opcionais separadamente, após a compra de um modelo mais básico, ele pagará mais caro”, afirma Maia.
Ultimamente, a Ford costuma adotar uma estratégia direcionada para consumidores com estilo aventureiro.
O EcoSport Freestyle, lançado há seis meses, exemplifica bem essa postura. Essa linha já traz veículos bem equipados, mas entre os diferenciais em relação a outros modelos, o Freestyle oferece cores diferentes no painel e bancos revestidos.
Seguindo a mesma tendência, o Fiesta Trail vem de fábrica com um design que agrada o público que prefere andar no asfalto, mas gosta do estilo off road.
O modelo tem estribo nas laterais, um pára-choque de impulsão, semelhante ao dos jipes, uma saia na traseira do carro e um bagageiro.
Uma edição limitada do Ka Camaleão, comercializada em Salvador, na época do Carnaval, também rendeu boas vendas para a montadora.
Foram produzidas cerca de 1.500 unidades do modelo, que vinha com vários adesivos do bloco Camaleão, da banda Chiclete com Banana.
Para Israel Borges, representante da área de Marketing e Vendas da Ford Brasil em Brasília, as edições especiais atraem novos clientes e é uma estratégia viável do ponto de vista comercial.
“Modelos com atrativos diferenciados chegam a incrementar as vendas em até 10%”, completa.
Já a Volkswagen (VW) possui a tradição de lançar edições limitadas para comemorar algumas datas especiais.
O último modelo lançado é o Gol Copa (foto ao lado), uma reedição da série comercializada nas Copas do Mundo de 1982, 1994 e 2002.
Ele vem com motores 1.0 ou 1.6. Entre os atrativos, disponibiliza rodas de liga leve e som com leitura para MP3.
Ivaldo Martins da Cunha, gerente de Vendas de uma das concessionárias da VW do DF, considera que a série limitada, ao contrário do que muitos podem pensar, não desvaloriza quando o proprietário quiser vender o veículo.
“Pelo fato do modelo vir com uma série de vantagens, ele agrega valor de mercado e acaba ficando valorizado”, diz Cunha.
De acordo com o gerente, se os acessórios fossem colocados em um Gol básico, o consumidor gastaria cerca de R$ 4 mil reais a mais.
“A edições especiais possuem essa vantagem. Oferecem preços mais baratos, por um produto diferenciado. Para as concessionárias isso é excelente. Percebemos um aumento na movimentação das lojas ”, diz.
A Peugeot também não fica para trás. Já lançou diversos modelos com edições limitadas, que acabaram sendo vendidas por um período mais extenso, devido à boa aceitação de público.
Entre eles está o Quick Silver, voltado para um consumidor mais jovem.
“Ele tinha rodas de liga leve, bancos revestidos de Neoprene e faróis de neblina. O sucesso foi tanto, que o modelo ficou no mercado por dois anos”, diz Cláudio Mikkelsen, diretor comercial de uma das autorizadas da montadora em Brasília.
Há, aproximadamente, oito meses, a Peugeot lançou o 307 Pack Griff. Com teto solar, bancos de couro, disqueteira com capacidade para seis CDs, e retrovisores que rebatem, o modelo é direcionado para um público mais sofisticado.
“Estamos tendo uma boa aceitação, por isso, ele continua sendo vendido no mercado”, afirma Cláudio.