A nova linha CF começa a ser produzida no Brasil, totalmente renovada e com a opção de um rígido 8×2, um novo segmento para a marca no país.
O modelo ganha um design mais arrojado e moderno, novas tecnologias de segurança, dirigibilidade e conforto, além de vir equipado com o novo motor PACCAR MX11, de 10,8 litros, o que garante maior eficiência e economia de combustível de 15% se comparada à versão anterior.
A linha fora de estrada, destinada ao agronegócio, conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo que integra a recém-lançada linha XF.
O projeto foi desenvolvido em uma parceria da equipe de engenharia da DAF, na Holanda, com o time de desenvolvimento de produto no Brasil. Este intercâmbio de informações permitiu a criação de caminhões com as melhores tecnologias da marca na Europa, e totalmente adequados à realidade de operação no Brasil.
“A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020, crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior e vamos manter a curva de crescimento da marca em 2021”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.
Novo motor PACCAR MX11, de 10,8 litros, garante maior eficiência e economia de combustível de 15% se comparada à versão anterior
Expansão – A fábrica já está preparada e produzindo o Novo CF. Foram feitos investimentos, ao longo de 2019 e 2020, em novos maquinários, contratação de pessoas e treinamento.
Desde o início das operações da marca, em 2013, a unidade de Ponta Grossa, no Paraná, já sofreu diversas atualizações para acompanhar o crescimento dos volumes de vendas e lançamentos.
Em 2021, a DAF também expandirá sua Rede de Concessionárias, aumentando 23% o número de pontos de atendimento, de 44 para 54, reforçando a sua presença em todas as regiões do país. Isso implicará em um aumento da força de venda e serviços ao cliente, o que representa uma cobertura de 100% do território nacional. Desta maneira, a DAF está mais próxima da operação dos seus clientes, o que possibilita criar parcerias mais sólidas e oferecer serviços premium na Rede DAF.
DAF CF ganha modelo 8×2 com motor mais potente da categoria – A família CF cresceu e chega ao mercado brasileiro com uma nova versão rígida, em configuração 8×2.
O design foi totalmente renovado, assim como o conjunto mecânico, que conta com o novo motor PACCAR MX11, de 410 cv, e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades.
O modelo também agrega mais tecnologia e conforto, além de baixo consumo de combustível. O novo motor, em testes realizados pela companhia, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF.
O Novo DAF CF rígido conta ainda com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm, o que o torna ainda mais versátil. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.
O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.
“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
Modelo chega nas versões rodoviária 4×2 e 6×2, rígido 8×2, e off road 6×4.
Conforto e segurança – O Novo CF é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança.
O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.
O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou na parada. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.
Na parte externa, a cabine tem um design moderno, com detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.
A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.
No quesito tecnologia, o Novo CF também está um passo à frente na sua categoria. O Assistente de performance do condutor mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.
O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.
O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.
Todos esses sistemas eletrônicos atuam em conjunto visando a segurança e a redução do consumo de combustível.
“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.
Motor PACCAR MX11 trabalha em potências de 410 cv e 450 cv
CF rodoviário e Off Road com novas tecnologias e mais segurança – O CF rodoviário, 4×2 ou 6×2, vem equipado com o novo motor PACCAR MX11, com potências de 410 cv ou 450 cv.
Já a linha off road é equipada com o PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv e redução nos cubos. A linha fora de estrada é voltada principalmente para operações de cana e madeira.
A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. Testes realizados pela DAF apontam que o CF rodoviário está até 15% mais econômico que a versão anterior.
A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível também.
O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O Novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações.
O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460 cv, se tornando o mais eficiente do mercado e o mais forte deste segmento.
O seu chassi também foi renovado, se tornando mais leve e resistente. Os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente.
Os tanques de combustível e Arla do Novo CF rodoviário ganharam novas capacidades volumétricas, dando mais flexibilidade para viagens longas sem a necessidade de abastecimento frequente.
Tecnologias – O Novo CF herda as melhores tecnologias do recém-lançado XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.
O caminhão conta também com Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.
O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.
O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.
Novo CF Off Road – A versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária.
O modelo conta com o motor PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.
O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.
O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.
A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical.
“O Novo CF Off Road traz muitas melhorias com relação à versão anterior, como o novo trem de força e chassi. Além disso, temos tecnologias que facilitam a condução e proporcionam economia de combustível. A robustez continua sendo um dos seus pontos de destaque, se tornando um veículo ideal para operações severas”, acrescenta Jarno Broeze.
Ainda mais preparado para terrenos acidentados – O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção.
A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.
A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.
O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off road.
Com relação às características de segurança, o CF Off Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.
Rede de Concessionárias e serviços ao cliente – Acompanhando o crescimento da sua frota em circulação no país, a DAF Caminhões Brasil segue em plena expansão.
Sua Rede de Concessionárias passará a 54 pontos de atendimento, sendo 44 concessionárias completas e 10 Lojas TRP, voltadas à comercialização de peças de reposição multimarcas e serviço.
Os clientes contarão também com novas opções de contratos de manutenção e app exclusivo, para atendimento 24 horas, sete dias por semana, nas estradas.
A marca já conta com uma frota circulante de mais de 12 mil caminhões, volume que deve aumentar em 2021, já que a perspectiva de crescimento do mercado de caminhões é 25%.
Esse valor se deve aos esforços comerciais da DAF, além da entrada no segmento de rígidos, com o novo CF 8×2. Com o novo modelo, a marca espera também aumentar sua base de clientes em 30%, em comparação com o ano passado.
“Estamos confiantes em relação a 2021, mesmo com todos os desafios consequentes da pandemia. No ano passado, registramos meses com recordes de vendas, ampliamos nossa Rede, lançamos o novo XF e crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, em comparação a 2019, sendo a única montadora de pesados a crescer. O Market share da marca nesse segmento passou de 6,2% em 2019, para 8,6% em 2020. E ainda há muito espaço para nós aumentarmos os nossos volumes de vendas e participação de mercado”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.
100% de cobertura no Brasil – O crescimento da Rede de Concessionárias DAF continua em 2021, com a abertura de novas revendas completas para o cliente. Recentemente, a marca inaugurou a DAF Eldorado Passo Fundo e a DAF Austral Caxias do Sul, ambas no Rio Grande do Sul. Até o final do mês, a DAF Nissey Vilhena inaugura em Rondônia.
Já está em andamento a abertura da DAF Nova Maceió, em Alagoas; DAF Fornecedora Natal, no Rio Grande do Norte; DAF Du Gregório Brasília, no Distrito Federal; a Loja TRP Du Gregório São Luiz, no Maranhão; a expansão da DAF Fornecedora Fortaleza, no Ceará; e a DAF Caiobá Dourados, no Mato Grosso do Sul. Demais lojas TRP previstas para este ano, serão anunciadas em breve.
Marca manterá curva de crescimento em 2021
Serviços ao cliente – O programa de contratos de manutenção Multisuporte foi renovado para atender às necessidades dos transportadores e dos novos modelos. São quatro novos tipos de contratos para melhorar a gestão da frota dos clientes DAF: Óleos e Filtros, Óleos e Filtros Plus, Preventivo e Pleno.
As propostas são personalizadas para a necessidade de cada cliente, e elaboradas por uma equipe de vendas exclusiva. Com isso, é possível diminuir o custo operacional dos veículos, trazendo mais disponibilidade e rentabilidade ao cliente.
O sistema de atendimento emergencial 24 horas, DAF Assistance, também foi renovado. A DAF criou um centro de operação técnica exclusivo para o serviço, assim como um app para o cliente solicitar e monitorar em tempo real o andamento do atendimento. As equipes também passaram por treinamentos, aperfeiçoando as habilidades técnicas no socorro aos caminhões em operação.
“A modernização da nossa área de Serviços ao Cliente acompanha a evolução do nosso produto e da marca DAF no país. Estamos crescendo e queremos manter características que nos consagraram no Brasil, como atendimento premium e relacionamento próximo com os clientes”, completa Gambim.