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Motocicleta: dicas importantes de frenagem

A maioria dos apaixonados por motocicletas, quando criança, provavelmente sonhava com velocidade sobre duas rodas, “voando” pela estrada ou até mesmo arrastando o joelho nas curvas fechadas de uma pista de corrida (não tente fazer isso em casa!).

Mas qual seria o resultado dessa história caso não fosse possível parar com segurança? Com certeza não acabaria bem.

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Parar com segurança pode ser a competência mais importante que você pode ter quando estiver pilotando.

Atualmente, tecnologias avançadas — como freios ABS e o Sistema Reflex™ de Pilotagem Defensiva (RDRS) da Harley-Davidson — podem tornar isso mais fácil do que nunca.

Mas técnicas e práticas fundamentais de frenagem continuam sendo fundamentais para qualquer motociclista.

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MANTENHA DISTÂNCIA – Uma das melhores coisas que você pode fazer quando se trata de parar é ter certeza de que não precisará frear mais repentinamente do que o necessário. Para isso, é preciso manter a distância adequada do veículo à sua frente.

Lembre-se, a distância de parada inclui o tempo e a distância de que você precisa para identificar e reagir ao que pode acontecer.

Manter uma distância mínima de dois segundos atrás do veículo à sua frente irá minimizar a necessidade de frear com mais força do que você gostaria.

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PARE EM LINHA RETA – Considerando-se que todas as condições sejam iguais, a maneira mais segura de parar é em linha reta, em uma pista lisa e seca. Então vamos começar por aí.

Para uma parada básica que não seja de emergência, mantenha sua motocicleta na posição mais vertical possível e acione os dois freios de forma suave e controlada.

Acione a embreagem e reduza a marcha conforme for desacelerando, de modo a engatar a primeira marcha no momento em que você parar.

Quando estiver próximo da parada completa, acione a embreagem para não deixar o motor morrer e lembre-se de manter a cabeça erguida e os olhos apontados para a estrada à sua frente.

Pode ser tentador olhar para baixo, para a frente da sua motocicleta ou logo à frente do pneu dianteiro.

Mas isso pode fazer com que você se desvie do seu curso ou, até mesmo, perca o equilíbrio. Manter os olhos focados bem à sua frente ajudará a manter tudo nos eixos.

Além disso, lembre-se de não ter medo do freio dianteiro, que fornece cerca de 70% do seu poder de parada.

Se os seus pneus estiverem em boas condições e a pista estiver seca, você poderá aplicar muita força de frenagem sem correr o risco de perder a tração.

Para reduzir bastante a velocidade sem usar os freios, você também pode usar o que costumamos chamar de “freio motor”, o que significa, simplesmente, deixar que a resistência do motor desacelere sua motocicleta.

Faça isso acionando a embreagem e reduzindo as marchas. Quando você soltar a embreagem, o motor irá girar e sua motocicleta irá desacelerar naturalmente.

Mas não reduza mais de uma marcha de cada vez, pois o efeito poderá ser muito repentino e intenso.

Por fim, lembre-se de que parar em uma curva muda tudo (falaremos sobre isso mais adiante). Se possível, endireite sua motocicleta antes de aplicar os freios.

QUANDO AGIR COM CAUTELA – Quando as condições estiverem abaixo das ideais, é preciso ter cuidado extra.

Condições da estrada: pista molhada, óleo no asfalto, superfície áspera, detritos e outros fatores podem comprometer sua capacidade de parar.

Aumente sua distância do veículo à sua frente e pare mais gradualmente nessas situações. Evite acionar os freios repentinamente, pois seus pneus ficarão mais propensos a travar e perder a tração quando a pista ficar escorregadia.

Cargas pesadas: quando estiver transportando muito equipamento ou pilotando com um passageiro, o peso extra aumentará seu tempo e distância de parada.

Novamente, aumente a distância entre sua motocicleta e o veículo à sua frente e reserve mais tempo e espaço para frear.

Pneus carecas, freios ruins: para obter melhores resultados em quaisquer condições, certifique-se de que seus freios estão em dia com a manutenção e seus pneus com a banda de rodagem adequada.

Pastilhas de freio gastas e pneus carecas são a receita ideal para uma frenagem desastrosa.

EM CASO DE EMERGÊNCIA – Mesmo que você seja um motociclista cuidadoso, às vezes pode ser necessário fazer uma parada de emergência repentina.

A regra número 1 é: “Não entre em pânico!” Acionar os dois freios com a maior força possível não é a coisa certa a se fazer (para os freios ABS as regras são diferentes).

Em vez disso, acione ambos os freios com suavidade e firmeza. Se a roda traseira travar, não solte o freio traseiro.

Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração.

Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.

Mesmo depois que a motocicleta parar você ainda pode estar correndo risco. Verifique imediatamente seus espelhos para ver o que está acontecendo atrás de você e esteja preparado para acelerar e sair do caminho.

Além disso, tenha em mente que parar mais rápido do que o necessário no trânsito pode ser perigoso. Não conte com o reflexo do motorista atrás de você para respeitar a distância como você respeita.

CURVAS À SUA FRENTE – Parar em linha reta é uma coisa, mas parar em uma curva requer atenção extra. Frear e fazer a curva ao mesmo tempo demanda maior esforço da tração dos seus pneus.

Ou seja, parte da sua capacidade de “aderência” é usada para impedir que a motocicleta escorregue para o lado, deixando menos aderência disponível para ajudá-lo a parar.

Evite frear em uma curva sempre que possível — ou, se sua velocidade e espaço permitirem, endireite a motocicleta dentro da curva antes de frear.

Caso seja necessário parar em uma curva, o mais importante é não parar nem desacelerar mais rapidamente do que preciso. Acione os dois freios suavemente para diminuir a velocidade conforme você faz a curva.

Tenha em mente que as leis da física farão com que a motocicleta queira “se levantar” enquanto você desacelera.

Portanto, pode ser necessário aplicar um pouco mais de pressão ao virar o lado de dentro do guidão (lembre-se dos seus princípios de contraesterço) à medida que você reduz a velocidade para manter a motocicleta na linha desejada.

Finalmente — e isso é importante — lembre-se de endireitar a motocicleta para deixá-la na vertical pouco antes de parar completamente.

Se estiver inclinado quando parar, você poderá muito bem acabar beijando o chão ao invés de ficar radiante de orgulho por sua parada lindamente controlada em uma curva.

REPITA CONFORME NECESSÁRIO – Essas habilidades são fáceis de praticar, então localize um bom estacionamento vazio para fazê-lo sozinho antes de ser obrigado a experimentá-las no trânsito.

E lembre-se de que cada motocicleta poderá passar uma sensação um pouco diferente. Se comprou sua motocicleta recentemente, reserve algum tempo para se acostumar com a sensação de como ela para antes de precisar testá-la no mundo real.

Vale ressaltar a importância de se realizar manutenções periódicas e preventivas em uma concessionária Harley-Davidson autorizada.

As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde.

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