Uma tecnologia que já é aplicada aos veículos também faz parte dos sistemas de proteção que são aplicados em toda a linha Honda acima de 600cc
GL 1800 Gold Wing, CBR 1000RR Fireblade e VTX 1800C foram alguns dos modelos importados e de alta cilindrada apresentados pela Honda nesta temporada no País.
Em cada uma dessas motocicletas se constata o elevado grau tecnológico da marca.
A segurança não ficou ausente desse pacote. É o caso do H.I.S.S (Honda Ignition Security System), um sistema imobilizador de proteção contra furto aplicado em toda a linha da marca acima de 600 cc.
O H.I.S.S. é considerado um diferencial Honda e proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.
Trata-se de um sistema avançado de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição.
Em outras palavras, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor. Assim, o motociclista fica protegido contra tentativa de furtos com chaves copiadas.
Além da GL 1800 Gold Wing, VTX 1800C e CBR 1000RR Fireblade, o consumidor brasileiro vê o sistema aplicado em outros três modelos: a importada CBR 600RR, a Shadow 750 e a CBF 600F Hornet -as duas últimas produzidas na fábrica de Manaus (AM).
Controlado pelo módulo de ignição/injeção do motor, o sistema é simples e eficaz. Quando a chave original é utilizada, o módulo envia um sinal de reconhecimento para a chave, que possui um “chip”.
O sinal é devolvido ao módulo que, ao identificar a chave, libera a ignição/injeção para que o motor entre em funcionamento.
Caso seja utilizado qualquer outro dispositivo, o circuito de partida do motor será desativado.
Quando a ignição é ligada e o interruptor do motor está na posição ON, o indicador do sistema imobilizador se acende – luz vermelha localizada no painel por alguns segundos e, em seguida, se apaga.
Se o indicador permanecer aceso, o sistema não reconheceu o código da chave e, por isso, não permitirá o funcionamento do motor.
Segurança em todas as categorias – A política de oferecer cada vez mais segurança no momento de estacionar não se limita apenas às motocicletas acima de 600 cc.
A Honda investe constantemente em tecnologia para todas as categorias. É o caso do pioneiro Sistema Honda de Proteção, desenvolvido especificamente para modelos de menor cilindrada.
Dois itens compõem esse avançado sistema. O Shutter-Key é uma fechadura adicional com chave sextavada, que protege o miolo da chave de ignição e possui codificador magnético.
O outro componente é o Comb-lock, que é responsável pela trava do guidão associada à ignição.
Sua praticidade é uma das principais características. Ao desligar a motocicleta, por exemplo, o Comb-Lock é o primeiro processo a ser realizado.
É necessário colocar a chave de ignição na posição “Lock” com o guidão travado, representando comodidade e tranqüilidade ao motociclista.
Após travar o guidão, o piloto aciona o dispositivo “Shutter-Key” como o dedo para bloquear o miolo de ignição.
Para ligar a motocicleta, é necessário que o piloto desbloqueie o miolo de ignição. Para isso, basta utilizar a chave sextavada. Depois, colocar a chave de ignição no contato para destravar a motocicleta.
O Sistema Honda de Proteção está disponível nos seguintes modelos nacionais: CBX 250 Twister, CG 150 Titan, CG 150 Sport, CG 150 Job, Biz 125, Biz 125+ e NXR 150 Bros.