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Pneus com pressão alta ou baixa comprometem a segurança do motorista

Verificar a calibragem dos pneus a cada semana, obedecendo as especificações indicadas no manual do veículo, evita acidentes e garante maior conforto ao motorista

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, rodar com pneus com pressão baixa não aumentam a estabilidade, pelo contrário. Eles deformam e fazem com que a banda de rodagem não tenha o desempenho esperado.

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Além disso, aumenta o consumo de combustível. Segundo a fabricante de pneus Michelin, o gasto chega a ser 2% superior na França ou 500 milhões de litros por ano a mais.

Para Edson Maia, diretor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF), a calibragem está mais associada às características de suspensão e peso do veículo do que ao pneu.

“Manter a pressão correta dos pneus evita o desgaste precoce e previne acidentes”, diz.

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Maia ressalta que toda a tecnologia utilizada hoje nos veículos, que torna os veículos cada vez mais seguros, de nada adianta se os pneus estiverem desgastados ou rodarem de forma irregular.

Quando a pressão é muito baixa, a banda externa do pneu tem um desgaste maior. Aplicar uma calibragem acima do necessário deixa a parte do meio mais vulnerável. Em ambos os casos, perde-se aderência.

O ideal é que o motorista mantenha em perfeitas condições tanto a calibragem quanto a suspensão. Os dois estando desregulados comprometem a boa utilização do pneu.

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“Indica-se que, pelo menos, uma vez por semana, a pessoa verifique a pressão dos pneus”, ressalta Edson Maia.

De acordo Frank Shimabukuro, gerente de Assistência Técnica de uma das concessionárias de Brasília, os pneus aceitam uma grande faixa de calibragem, entre 28 e 34 libras. O motorista precisa saber colocar a dosagem adequada para cada veículo.

“As medidas também mudam de acordo com a carga que o veículo recebe. Mas em média, coloca-se 30 libras”, considera.

Mas, infelizmente, calibrar os pneus no DF não é tão fácil quanto parece. Pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), em 15 postos da cidade, de bandeiras diversas, constatou que mais da metade dos aparelhos de calibragem dos estabelecimentos visitados não informam aos motoristas a pressão correta dos pneus. A maior desregulagem percebida foi de quase seis libras.

Para saber exatamente a pressão ideal em cada caso, o indicado é consultar o manual do automóvel. Ele traz todas as especificações necessárias.

Entretanto, aqueles motoristas que, por algum motivo, não conseguem encontrar o manual, podem verificar essas indicações na parte interior da tampa de combustível.

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