Durante as paradas nos semáforos, é comum ver pessoas que aproveitam o tempo de espera para fazer uma faxina no carro; e elas não se inibem em arremessar o seu próprio lixo na rua.
Mas há aqueles ainda mais “desinibidos”, que aproveitam praças ou qualquer cantinho escuro prá fazer xixi, principalmente à noite, na volta dos bares.
Tentando enfrentar esse problema, as autoridades da cidade de Victoria, Canadá, tiveram uma idéia interessante: um banheiro público que desaparece de dia, para não atrapalhar a paisagem dos parques e jardins, e que aparece “magicamente” à noite, pronto para atender às necessidades fisiológicas dos passantes.
O banheiro retrátil consiste em uma estrutura tubular de aço inoxidável, com três mictórios masculinos e sem portas.
Ao que parece, as autoridades canadenses têm motivos para acreditar que apenas os homens são capazes de “atacar” os jardins à noite.
Mas não apenas isso: o argumento principal é que a ausência de portas inibirá o uso do banheiro para “atividades ilícitas”.
O banheiro já foi testado na Holanda, custando US$75.000,00 cada um.
A “mágica” que o faz aparecer à noite e desaparecer de dia está devidamente embutida em um controle remoto, acionado por um operador.