A nova linha de caminhões que a Volvo começa a oferecer ao mercado é destaque no aspecto das tecnologias em segurança.
Além dos atributos que os tornam mais produtivos, econômicos e confortáveis, os veículos chegam dotados de uma enorme variedade de dispositivos de segurança.
“Temos uma visão clara. Só há um número aceitável de acidentes: zero”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina em alusão à “visão Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca envolvendo seus veículos. Para chegar cada vez mais próximo dessa meta, o foco em segurança está ainda maior na nova geração de caminhões pesados, com recursos inéditos e também itens de série que ajudam a evitar acidentes.
Pacote de Segurança Standard – Agora, a nova linha de caminhões traz de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS.
“Estes equipamentos garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
Com este pacote, os caminhões possuem sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática
Piloto Automático de Descida – Um recurso inédito é o novo Piloto Automático de Descida, que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos.
O sistema conjuga vários dispositivos; como o consagrado VEB, o potente freio motor Volvo; a I-Shift, transmissão eletrônica que seleciona sempre a melhor marcha para cada trecho; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.
“O veículo automaticamente modula a frenagem e mantém a velocidade, usando o freio motor VEB e ajustando as marchas. Caso não seja suficiente, usa os freios de serviço”, comenta Glenio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Faróis Antiofuscamento – No Volvo FH, há agora a opção de Faróis de LED, com Sistema Antiofuscamento. O dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista Volvo.
Direção inteligente – Os caminhões possuem também, como item opcional, a direção inteligente VDS (Volvo Dynamic System), que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista.
Segurança customizada – Além deste aparato tecnológico, a Volvo está oferecendo na nova linha outros seis pacotes de dispositivos de segurança, trazendo novas possibilidades de configurações e facilitando a escolha mais adequada dos equipamentos pelos transportadores. “Eles podem customizar os caminhões, dependendo do tipo de operação na qual atuam”, destaca Karas.
Os demais pacotes são: Airbag (airbag frontal no volante e pré-tensionador do cinto do motorista); ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade e Freios Anticanivete); ACC Plus (Piloto Automático Inteligente/Aviso de Colisão/Freio de Emergência, Função Stop&Go, ESP e Freio Anticanivete); Visibilidade Ativa (Sensor de Ponto Cego, Detector de Atenção e Câmera de Faixa da Rodovia); Direção Inteligente VDS (Direção Elétrica VDS, Assistente de Estabilidade, Câmera de Faixa de Rodovia, ESP e Freio-Anticanivete); Visão Total (Farol Auxiliar no Teto; Luz de Conversão; Luz de 5ª Roda; Câmera de Ré; Câmera de Ponto Cego; Central Multimídia).
Cabine mais segura – Com a nova cabine, a visibilidade do motorista ficou 10% maior no caso do FM, FMX e FMX MAX. Além de mais confortável e silenciosa, a nova cabine destes modelos é até 1 m³ maior que a anterior, garantindo ainda mais segurança.
A exemplo do FH, nestes três veículos foi introduzida uma escotilha no teto, que é uma saída de emergência em caso de acidentes, permitindo também abertura para circulação de ar e a redução de calor no interior.
No caso do FMX, a escotilha é de aço, para garantir mais segurança nas operações vocacionais, e no FM é um teto solar em vidro laminado.
Câmeras auxiliares – A nova linha pode receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, chamada de câmera de ponto cego, vem instalada na parte inferior do retrovisor direito, garantindo visão em um dos principais pontos cegos do veículo, proporcionando uma visão de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.
Veja como funcionam alguns dos dispositivos:
Piloto automático com frenagem de emergência: radar que monitora os veículos à frente, adaptando a velocidade do caminhão e freando em caso de necessidade.
Freios Eletrônicos EBS: garantem distâncias menores de frenagem e aumento da estabilidade.
Câmera de Ponto Cego: montada no canto inferior do retrovisor direito, proporciona mais visibilidade externa, com imagem projetada no multimídia no painel do motorista.
Farol auxiliar de mudança de direção: ilumina a área à direita ou à esquerda quando o caminhão inicia uma curva no escuro.
Freio Anticanivete: sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento.
Luz de freio de emergência: as luzes de freio traseiras piscam intermitentemente quando o motorista é obrigado a fazer uma frenagem brusca.
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas.
Detector de atenção: emite um sinal sonoro e uma mensagem quando o sistema entende que o motorista está cansado.
Monitoramento da faixa de rodagem: emite um sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar.
ACC Plus (Stop & Go): reduz risco de colisões, adaptando a velocidade ao veículo à frente até o caminhão parar, retomando o movimento assim que o motorista comandar.
Direção Inteligente VDS, com correção de faixas autônoma: melhora sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção, por meio de um motor elétrico ajustado cerca de duas mil vezes por segundo. Também ajuda na estabilidade da composição, corrigindo a direção automaticamente em caso de necessidade, além de manter o caminhão dentro da faixa de rodagem da rodovia de maneira autônoma.