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Sistema que evita colisões em baixa velocidade é apresentado

A Volvo Automóveis apresentou no dia 1º de dezembro de 2006 na Suécia um sistema exclusivo que ajuda o motorista a evitar colisões em baixa velocidade, comuns no anda e pára do trânsito urbano.

Se o veículo da frente parar e o motorista não reagir a tempo, o equipamento freia o carro sozinho. O sistema foi batizado de City Safety.

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O equipamento deverá ser lançado no mercado dentro de dois anos. “O sistema oferece benefícios para todos os envolvidos. Para os ocupantes do carro da frente, o risco de ferimentos por efeito chicote é evitado ou reduzido. Além disso, o sistema pode ajudar a reduzir, ou em alguns casos, até mesmo eliminar o custo de reparos em ambos os veículos”, diz Ingrid Skogsmo, diretora do Centro de Segurança da Volvo Automóveis, em Gotemburgo, Suécia.

O sistema fica atento ao tráfego na frente do carro com a ajuda de um radar ótico integrado na parte superior do pára-brisas, na altura do espelho retrovisor interno. Monitora veículos que estão até seis metros à frente.

O City Safety funciona em baixas velocidades de até 30 km/h e é programado para responder se o veículo da frente está parado ou se movendo no mesmo sentido.

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Baseado na distância em relação ao objeto da frente e na própria velocidade, o sistema faz cálculos 50 vezes por segundo para evitar um acidente.

Se o veículo da frente frear subitamente, o City Safety “entende” que pode acontecer uma colisão, então prepara os freios para frenagem de emergência, ajudando o motorista a evitar um acidente.

Porém, quando o sistema “sente” que a colisão é iminente, freia o carro automaticamente, utilizando uma bomba hidráulica.

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Estatísticas mostram que 75% de todas as colisões registradas ocorrem em velocidades de até 30km/h.

As conseqüências de impactos pequenos freqüentemente não são reportadas às companhias de seguro. Porém, até mesmo as menores colisões custam tempo e dinheiro em reparos.

Precauções – O City Safety tem as mesmas limitações comuns a todos os sistemas convencionais de radar, ou seja, a capacidade do sensor pode ser limitada pela névoa, chuva forte, neve ou poeira.

Por isso é essencial manter o pára-brisas livre da sujeira, do gelo e da neve. Se o sensor for obstruído, o motorista receberá uma mensagem para limpar o pára-brisas, que aparece no computador de bordo.

“É importante enfatizar que o sistema não livra o motorista de dirigir dentro das margens de segurança adequadas. Os freios automáticos são ativados somente quando o sistema avalia que uma colisão é iminente. O sistema então age para minimizar as conseqüências – ou em alguns casos evitar totalmente – de uma colisão”, explica Ingrid Skogsmo.

Foco em segurança ativa – Sistemas de segurança ativa, que ajudam o motorista a evitar e reduzir os danos e os ferimentos provocados por colisões, são comuns nos carros da Volvo.

Um exemplo é o Aviso de Colisão (Collision Warning) com suporte de freios, que alerta o motorista por meio de sinais sonoros e visuais, quando a distância em relação ao carro da frente estiver diminuindo tão rapidamente que um impacto é provável.

Ao mesmo tempo, os freios são preparados para que a frenagem seja tão eficaz quanto possível numa situação de emergência.

O Aviso de Colisão foi projetado para funcionar em estrada, pois ao contrário do City Safety, entra em funcionamento a partir de 30 km/h. O sistema foi apresentado no novo Volvo S80 em 2006.

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