A Volvo do Brasil, que fabrica caminhões pesados e semipesados em sua fábrica de Curitiba, no Paraná, testará caminhões com uma mistura de 5% (B5) de biodiesel no tanque de combustível.
Os atuais caminhões da marca já estão preparados para receber até 2% (B2) de biodiesel.
“Estamos nos antecipando com os testes, apesar de a legislação brasileira estabelecer a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel a partir desse ano e de 5% somente a partir de 2013”, declara Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico.
Ele lembra que a Volvo tradicionalmente se antecipa ao mercado no que se refere às questões ambientais.
No final de 2003, antes mesmo de a lei de emissões ingressar na etapa Conama P5 no Brasil – o equivalente a Euro 3 na Europa -, os motores dos caminhões da Volvo já estavam preparados para cumprir a legislação.
“O respeito ao meio ambiente é um dos três valores fundamentais da marca Volvo, ao lado da segurança e da qualidade”, diz Ary Lima, gerente de Powertrain da Volvo do Brasil. Recentemente, a Volvo Trucks apresentou na Europa um caminhão e um ônibus com motores híbridos – movidos a diesel e a eletricidade.
Os testes com os veículos com a mistura de 5% de biodiesel serão feitos com transportadores de diferentes tipos de operações de transporte.
A engenharia da Volvo acompanhará todo o trabalho. Os testes são feitos para identificar eventuais falhas que possam surgir com a mistura de biodiesel com o diesel.