O ZAP-X oferece tração integral, tempo para recarregar de 10 minutos, alcance de 350 milhas e foi o destaque principal da Exposição NADA, de 3 a 6 de fevereiro.
A ZAP e a Lotus Engineering iniciarão a primeira fase de um projeto de engenharia para usar o APX (“Aluminum Performance Crossover”) da agência de consultoria britânica como base para projetar um veículo de alta performance crossover (que mistura elementos de perua, minivan e cupê esporte) equipado com sistema de tração nas quatro rodas e pronto para ser produzido para a ZAP no mercado dos Estados Unidos.
Uma combinação da arquitetura de veículo com alumínio leve, transmissão nova e eficiente e sistemas de gestão de bateria avançados deverá permitir um alcance de até 350 milhas entre cargas elétricas, com um rápido tempo para recarregar de 10 minutos. Uma unidade de força auxiliar foi planejada para ajudar nas viagens de longa distância.
O motor V6 movido a gasolina convencional do APX da Lotus será substituído pelos motores elétricos in-hub revolucionários, fornecendo 644 cavalos de força no modo de tração das rodas, teoricamente capaz de impulsionar o ZAP-X a uma velocidade máxima de 155mph.
Uma nova estrutura altamente eficiente, leve e forte baseada na tecnologia Lotus foi planejada para dar ao carro uma relação bem atraente de peso/potência.
Steve Schneider, CEO da ZAP, disse: “O veículo demonstrador da tecnologia APX da Lotus Engineering é ideal para os nossos planos que são de lançarmos um portfólio completo de produtos de veículos elétricos. Devido ao design inicial da Lotus, o nosso custo e tempo de produção serão reduzidos substancialmente. Nós acreditamos que o ZAP-X será o veículo elétrico mais atraente, prático e avançado fabricado até hoje e irá revolucionar a indústria oferecendo ao motorista o prazer de um carro esportivo e a praticabilidade de um SUV”.
Mike Kimberley, CEO do Group Lotus plc, disse: “O APX da Lotus Engineering é um conceito inovador de âmbito mundial e foi desenvolvido para apresentar soluções reais para os novos desafios que a indústria automotiva está enfrentando.
Portanto, é muito gratificante que o novo modelo proposto pela ZAP faça uso de grande parte da tecnologia de carroceria e da estrutura de chassi avançadas do conceito APX.
Unir essas tecnologias para veículos de próxima geração representa um outro passo para frente significativo para a tecnologia automotiva”.
O APX conta com a tecnologia Versatile Vehicle Architecture da Lotus Engineering, combinando uma arquitetura para veículos de alumínio leve com rigidez estrutural excepcionalmente forte e firme, assim como também requisitos de investimentos de fabricação mais baixos.
Tendo sido mostrado para o mundo no Salão do Automóvel de Genebra de 2006, o conceito APX ganhou o 2006 European Aluminium Awards, na categoria de “Transporte e Automotivo”.
A colocação inovadora do trem de força deixa o espaço ocupado previamente pelo motor convencional e o trem de acionamento para capacidade de bateria e amenidades adicionais, tornando-o um conceito de carro elétrico voltado para o consumidor.
Essas características do design darão ao crossover ZAP-X a força estrutural e o armazenamento e alcance em potencial que nenhum outro veículo elétrico conseguiu publicamente até hoje.
O programa de desenvolvimento deverá ser gerenciado de um novo centro de excelência para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e designs de veículos atendendo restrições ambientais.
Os dados de engenharia serão fornecidos pela Lotus Engineering Inc e por outros centros de P&D da agência de consultoria de tecnologia britânica no Reino Unido, Malásia e China.