A escassez global de semicondutores terá efeitos de longo alcance e longa duração que provavelmente terão um impacto maior na indústria automotiva do que a pandemia COVID, de acordo com o provedor de software pioneiro VNC Automotive.
Perfeitamente posicionada para ver o problema em primeira mão, a VNC Automotive se estabeleceu como líder no espaço de conectividade de veículos, trabalhando com clientes em soluções de software exclusivas. A empresa lançou recentemente seu primeiro produto de hardware, Cobalt Cube ™, para fornecer integração de sistemas avançados para veículos policiais e de serviços de emergência.
“Ficou claro que os efeitos da escassez de semicondutores vão durar muito mais que a pandemia.”
Tom Blackie, fundador e CEO da VNC Automotive, disse: “Em conversas com clientes e fornecedores, ficou claro que os efeitos da escassez de semicondutores durarão muito mais do que a pandemia e terão um impacto potencialmente muito mais sério nas vendas e no desenvolvimento futuro . ”
“Alguns de nossos fornecedores estão vendo preços de chips que são mais de 30 vezes mais altos do que antes e, nesse nível, seu uso não é mais sustentável.”
“Estamos vendo até compradores de veículos e operadores de frotas tendo que considerar a compra de modelos que não estão em suas listas de preferência porque isso é tudo o que está disponível. No momento em que a indústria está pedindo às pessoas que considerem a mudança para VEs, as restrições de fornecimento estão deixando-as frustradas. ”
Interrupções na cadeia de suprimentos causadas por incêndios e desastres naturais em fábricas de produção críticas foram agravadas por um aumento na demanda por dispositivos eletrônicos e a recuperação das vendas da indústria automotiva mais rápida do que o previsto após o fechamento forçado de fábricas.
Com os OEMs sentindo o aperto, alguns estão tomando medidas evasivas. Em sua teleconferência de resultados mais recente, o CEO da Tesla , Elon Musk, cobriu a questão da substituição de chips alternativos em veículos de produção – ter que escrever o novo firmware em ‘questão de semanas’ e o ‘esforço intenso’ que essa abordagem exigia. Obviamente, essa é uma abordagem que muitos fabricantes não serão capazes de adotar.
“Fornecedores e OEMs podem agora ser forçados a simplificar seus projetos para usar menos componentes complexos que ainda estão disponíveis”, continuou Blackie, “e estamos preocupados que isso levará a uma redução na funcionalidade em um momento em que as expectativas do consumidor nunca foram tão altas . ”
“Também é possível que os sistemas adaptados às pressas para usar um conjunto de componentes mais simples possam ser rapidamente deixados para trás, à medida que as gerações futuras de telefones celulares deixem de oferecer suporte às plataformas mais antigas nas quais podem ser construídos.”
Em um esforço para contornar a situação, algumas empresas, como a Bosch , estão procurando estabelecer suas próprias fábricas para criar uma cadeia de fornecimento garantida. Mas isso tem suas próprias implicações, particularmente no que diz respeito ao aumento de custos e ao possível efeito de arrastamento negativo para o investimento planejado anteriormente.
Como líder em integração de software complexo, a VNC Automotive está procurando maneiras de melhorar a situação para seus clientes, replicando muito do processamento normalmente executado em silício com software rapidamente implantado.
Com seu software em aproximadamente 35 milhões de veículos em todo o mundo, a VNC Automotive tem experiência em toda a indústria de transporte, incluindo serviços de consumo, comerciais, de emergência e mobilidade. Sua tecnologia está no cerne dos sistemas de entretenimento, navegação e telemática de um veículo, permitindo aos fabricantes e OEMs enriquecer a experiência de motoristas e passageiros por meio de conectividade, multimídia e produtividade.
Com sede em um dos maiores clusters de tecnologia do mundo em Cambridge, Reino Unido, a VNC Automotive oferece um serviço de ponta a ponta, desde a prova de conceito, entrega de tecnologia e produção. Cada projeto é adaptado às necessidades do cliente, mas baseia-se na experiência da empresa em trabalhar com fornecedores de equipamentos e fabricantes automotivos líderes mundiais.