domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Stellantis implementa múltipla estratégia de semicondutores

Os semicondutores são a base para o desempenho, a segurança e os recursos ao alcance dos clientes dos veículos Stellantis hoje e nas novas plataformas de veículos STLA centradas em BEV de última geração brevemente disponível.

- Publicidade -

À medida que a demanda da indústria automobilística por semicondutores aumenta, a Stellantis está implementando uma estratégia multifacetada para gerenciar e garantir o fornecimento de microchips vitais a longo prazo. Desenvolvida por uma equipe multifuncional, a estratégia foi criada por meio de uma avaliação rigorosa dos desejos dos clientes por recursos avançados de tecnologia e foco preciso na entrega dos objetivos estabelecidos no plano Stellantis Dare Forward 2030.

A estratégia robusta, que é continuamente refinada, inclui:

  • implementação de um banco de dados de semicondutores para fornecer total transparência sobre o conteúdo de semicondutores.
  • avaliação sistemática de riscos para evitar e remover proativamente as partes fora de linha.
  • previsão de demanda de longo prazo de chips para dar suporte a acordos para assegurar suprimentos com fabricantes de chips e fundições de silício.
  • implementação e aplicação de uma Lista Verde para reduzir a diversidade de chips e, em caso de escassez futura, para colocar a Stellantis no controle da alocação; e,
  • a compra direta de peças de função crítica em fabricantes de chips, incluindo uma securitização de longo prazo do fornecimento de chips.

A Stellantis começou a se envolver com parceiros estratégicos de semicondutores, como Infineon, NXP® Semiconductors, onsemi e Qualcomm para melhorar ainda mais suas novas plataformas e tecnologias STLA de última geração. Além disso, a Stellantis está trabalhando com a AiMotive e a SiliconAuto para desenvolver seus próprios semicondutores diferenciadores no futuro.

“Uma estratégia eficaz de semicondutores requer uma compreensão profunda dos semicondutores e da indústria de semicondutores”, disse Maxime Picat, Chief Purchasing and Supply Chain Officer da Stellantis. “Temos centenas de semicondutores muito diferentes em nossos veículos. Construímos um ecossistema abrangente para mitigar o risco de que um chip ausente possa parar nossas linhas. Ao mesmo tempo, os principais recursos do veículo dependem diretamente da inovação e do desempenho de dispositivos individuais. A SiC Mosfets amplia o alcance de nossos veículos elétricos, enquanto o desempenho computacional do SoC de ponta é fundamental para a experiência e segurança do cliente.”

- Publicidade -

Até o momento, a Stellantis garantiu o fornecimento de semicondutores críticos com um valor de compra de mais de € 10 bilhões até 2030. Os acordos de fornecimento cobrem vários microchips vitais, incluindo:

  • MOSFETS de carboneto de silício (SiC), que são fundamentais para a família de EVs.
  • Unidade de microcontrolador (MCU), uma parte fundamental das zonas de computação para a arquitetura elétrica STLA Brain.
  • System-on-a-chip (SoC), onde o desempenho é fundamental para as unidades de computação de alto desempenho (HPC) que fornecem as funções de infoentretenimento e assistência de direção autônoma no veículo.

Os semicondutores desempenham papéis importantes nos veículos que estão impulsionando a transformação da Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável, conforme descrito no Dare Forward 2030. Isso inclui a habilitação de recursos e funções nas plataformas globais STLA nativas de BEV (pequeno/médio/grande/quadro), a conectividade perfeita, capacidade de atualização remota e arquitetura elétrica/eletrônica flexível orientada a serviços que sustenta as plataformas com inteligência artificial STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança