quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Kombi 1971 é personagem do livro Fé em Deus e pé na tábua

Uma Kombi 1971 é um dos personagens principais do livro do escritor Donald Miller, Fé em Deus e Pé na Tábua, lançado no Brasil pela Editora Thomas Nelson.

Ele narra sua viagem, ao lado de um amigo e a bordo de uma Kombi 1971, pelo interior dos Estados Unidos.

- Publicidade -

Dispostos a concretizar um sonho comum a muitos jovens americanos, mas colocado em prática apenas por aqueles que têm coragem de deixar para trás amigos, família e perspectivas profissionais, dois amigos, que até então eram apenas conhecidos, se lançam na estrada a bordo de uma velha Kombi 1971 e, sem planos definidos, rodam pelo interior dos Estados Unidos.

Na bagagem, além de algumas poucas roupas, comida escassa e quase nenhum dinheiro, uma imensa vontade de aventurar-se pelo desconhecido.

Durante a jornada, Paul, Don e o leitor do livro Fé em Deus e Pé na Tábua – Descobrindo a essência da vida em uma Kombi, escrito por Donald Miller e lançado pela Thomas Nelson Brasil, são convidados, sem perceber, a refletir sobre a vida e o valor da verdadeira amizade.

- Publicidade -

A obra é narrada em primeira pessoa por Don. Ao final, o leitor chega à conclusão de que o autor conseguiu lhe deixar com vontade de largar tudo para viver momentos simples, como dormir ao ar livre para contemplar estrelas.

Sem medo de olhar para trás, Paul e Don se lançam na estrada sem objetivos definidos, a não ser a certeza de que o Grand Canyon faz parte do roteiro.

Querem apenas conhecer novos lugares, pessoas, sabores, aromas, sabores e vivenciar um dia após o outro, sabendo que ele nunca mais será repetido.

- Publicidade -

Antes da partida, uma despedida com amigos que não escondem uma ponta de inveja, uma vez que também planejaram cair na estrada, mas preferiram o conforto e a segurança de suas casas e de seus empregos a mergulhar rumo ao desconhecido.

Durante os três meses de viagem, os dois amigos preocupam-se em chegar à próxima cidade, seja ela qual for.

A trilha sonora da viagem é uma mistura do barulho do motor da Kombi e o silêncio da reflexão, quebrado pelas conversas que variam da empolgação ao cansaço.

Algumas poucas fitas-cassete também preenchem o interior da Kombi. As conversas passam por planos para o futuro, histórias passadas e garotas que podem ser as mulheres de sua vida.

Nem mesmo a bravura da Kombi 1971 impedia que, freqüentemente, Paul e Don amaldiçoassem o combalido veículo, e desejassem se desfazer dele.

Pensaram até mesmo em prosseguir de trem, graças aos intermináveis problemas com o carburador. Sem que isso fosse possível, utilizaram até cabide de roupas e fio de alto-falante para consertá-la.

Ao alcançarem o Grand Canyon, porém, tudo pareceu irrelevante ante o esplendor do local, onde as paisagens variam tão intensamente quanto o estado de espírito, especialmente quando é necessário acampar por três dias para aguardar a data autorizada pela administração do parque para descer até o fundo do cânion.

A descida é tratada como uma aventura à parte, que fez com que Don pensasse até mesmo em desistir da caminhada do dia seguinte, tamanho o cansaço e as dores no corpo. Mas ele encontrou uma nova razão para prosseguir, além do frio intenso: a fome.

A pequena quantidade de arroz com feijão e algumas frutas os fizeram sonhar acordados com alguns de seus pratos favoritos.

Nesta altura, o autor mostra como coisas simples podem se tornar emocionantes: quando Don atinge o fim da trilha, completamente extenuado fisicamente e debilitado emocionalmente, Paul lhe oferece uma recompensa que em situações normais poderia parecer banal: flocos de cereais com leite.

Não livro não faltam paixões e relacionamentos com garotas durante a viagem.

Com o passar do tempo, Deus passou a ser um tema recorrente nas conversas e reflexões dos dois amigos, especialmente Don, que passou a valorizar coisas simples, como contemplar as estrelas no céu e o contato com a natureza.

Tanto que após uma semana dormindo ao relento na fazenda em que conseguiu trabalho, ele recusou todas as ofertas recebidas para se acomodar em alguma casa, mesmo que o anfitrião dissesse que havia um quarto vazio.

Sobre o autor – Donald Miller cresceu em Houston, no Texas. Aos 21 anos saiu de casa e viajou pelos Estados Unidos até seu dinheiro acabar em Portland, Oregon, onde vive até hoje. Don é diretor da revista eletrônica The Burnside Writers.

É autor de Assim Como o Jazz, livro que esteve por várias semanas na lista de livros mais vendidos do The New York Times.

Livro: Fé em Deus e Pé na Tábua – Autor: Donald Miller
Editora: Thomas Nelson Brasil – Páginas: 328 – Preço: R$ 34,90

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn