Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, quase 90% das causas de acidentes rodoviários têm origem em comportamentos que poderiam ser evitados, como distração e imprudência.
Além dos trabalhos para a conscientização constante dos motoristas, modernas tecnologias instaladas nos caminhões, por exemplo, podem resguardar muitas vidas pelas estradas brasileiras e também ajudar o transportador a preservar o seu patrimônio e de seus clientes.
O levantamento da Polícia Rodoviária Federal realizado em 2020 aponta algumas classificações para os acidentes, que consideram o modo como ocorreram e como poderiam ter sido evitados.
É nesse contexto que fica evidente a importância dos Sistemas de Alerta e Prevenção, equipamentos de segurança do Novo Actros da Mercedes-Benz que se configura como o mais completo pacote de itens de série do mercado.
Cerca de 3,4 mil caminhões do modelo Novo Actros já rodam pelo Brasil desde o seu lançamento, no final de 2019, agregando mais segurança ao trânsito nas estradas.
O caminhão mais seguro do país é equipado de série com 16 recursos inteligentes, conectados e eficientes, sem que os clientes paguem a mais por isso.
Esse é o caso de acidentes causados pela distração do motorista, que somam 42% do total e que poderiam ter sido poupados caso sistemas como o Assistente Ativo de Frenagem ABA5, Monitoramento de Fadiga, Controle de Estabilidade, Sensor de Ponto Cego e Sensor de Faixa estivessem presentes nos caminhões envolvidos.
Todos esses equipamentos estão na lista dos 16 itens de segurança de série do Novo Actros.
A seguir, veja a tabela com as causas de acidentes indicadas pela Polícia Federal e que podem ser evitados com o uso dos sistemas de segurança do Novo Actros:
Causa do acidente | % sobre o total de acidentes | Sistemas de alerta e prevenção do Novo Actros |
Distração | 42% | Assistente Ativo de Frenagem ABA5Monitoramento de FadigaControle de EstabilidadeSensor de Ponto CegoSensor de Faixa |
Velocidade | 15% | Assistente Ativo de Frenagem ABA5Controle de EstabilidadeLimitador de Velocidade |
Falha mecânica | 11% | Mercedes-Benz UptimeFleetBoard |
Sinalização | 10% | Assistente Ativo de Frenagem ABA5Monitoramento de FadigaSensor de Ponto CegoSensor de Faixa |
Sono | 9% | Assistente Ativo de Frenagem ABA5Monitoramento de FadigaSensor de Faixa |
Distância segura | 8% | Assistente Ativo de Frenagem ABA5Assistente Ativo de Proximidade |
“O Novo Actros é o único caminhão do Brasil que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente. Soma-se a isso, o fato de ser também o único caminhão do mercado brasileiro a oferecer de série 16 itens de segurança. Sem dúvida, é o detentor do título de caminhão mais seguro em seu segmento”, diz o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.
“Isso comprova o nosso compromisso em oferecer segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, trouxemos para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.
De acordo com o executivo, a adoção do pacote de segurança como item de série reflete esse compromisso da Mercedes-Benz de evitar acidentes, de ajudar o motorista em situações de risco e usar a tecnologia a seu favor 100% do tempo.
“Proteger a vida nas estradas é o nosso maior objetivo, evitar acidentes é uma obrigação e, para isso, trabalhamos com as melhores e mais modernas tecnologias”, afirma Roberto Leoncini.
“Nesse sentido, conectividade, segurança e inteligência para a tomada de decisões que evitam acidentes faz parte do DNA do Novo Actros. Então, nosso cliente que roda com o nosso top de linha está seguro e também está mantendo altos níveis de segurança para os que rodam ao seu entorno”.
Novo Actros oferece o mais completo pacote de segurança ativa do mercado brasileiro
ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem) – Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz. Por meio de radar e câmeras, a 5ª geração do ABA identifica veículos à frente, como também pedestres e objetos estáticos e móveis na via.
Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário.
Assim, o ABA minimiza riscos de colisão, assegurando drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas e preservando vidas, além de preservar o patrimônio do cliente e aumentar a disponibilidade do veículo.
Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego) – Oferece ampla visão ao redor do caminhão, trazendo mais segurança para o motorista, demais veículos da via, ciclistas e pedestres.
Attention Assist (Assistente de Fadiga) – Garante mais segurança ao motorista, alertando-o para a necessidade de descanso.
Por meio de avançados algoritmos, o caminhão monitora o comportamento dinâmico do condutor, avaliando ações como mudanças de faixa, tempo de viagem e uso dos pedais. Assim, essa tecnologia reduz o número de acidentes por cansaço do motorista.
Assistente de Parada Holder – Integrado ao sistema Hill Holder (assistente de partida em rampa), o Novo Actros conta com o sistema de freio Hold.
Ao parar o veículo e acionar o pedal do freio, ele entra em ação. Ao acelerar, o freio desativa e o caminhão segue a viagem.
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Com essa tecnologia, a marca se antecipa à legislação brasileira, que exigirá o ESP como item de série a partir de janeiro de 2023 para caminhões.
O sistema amplia o nível de segurança do veículo, com maior controle sobre a estabilidade do caminhão, reduzindo o risco de tombamentos e acidentes.
Lane Warning System (Assistente de Faixa de Rolagem) – Diferencial do Actros desde o seu lançamento no Brasil.
Avisa o condutor a manter o caminhão na faixa correta da estrada, o que garante mais segurança para o motorista e demais veículos, reduzindo o número de acidentes.
Proximity Control (Assistente de Manutenção de Distância) – Mais um diferencial do atual Actros que já é reconhecido nos modelos com Pacote de Segurança.
O sistema identifica que o caminhão está se aproximando do veículo da frente, mantendo a distância determinada pelo motorista. Garante mais segurança para o motorista e os demais veículos, reduzindo o número de acidentes.
Os 16 itens de segurança de série
· ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
· Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
· Attention Assist (assistente de fadiga)
· Assistente de parada Hold
· ESP (controle eletrônico de estabilidade)
· Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
· Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
· EBS (sistema eletrônico de frenagem)
· ASR (sistema de controle de tração)
· ABS (sistema antibloqueio)
· Sensor de chuva e iluminação
· Alarme de ré com luzes intermitentes
· Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)
· Hill Holder (auxílio de partida em rampa)
· Farol para auxílio em manobras
· Farol alto inteligente
Inovador e exclusivo MirrorCam amplia o já alto padrão de segurança – O Novo Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para os clientes.
Trata-se de um sistema de câmeras digitais que substitui os espelhos retrovisores convencionais do caminhão, trazendo mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.
Entre os recursos de segurança do Novo Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista, o que reforça o posicionamento do top de linha da marca como o caminhão mais seguro do Brasil.
Potencial de economia de R$ 200 mil em cinco anos – “Para Mercedes-Benz, segurança não é opcional. Agregamos aos nossos caminhões tecnologias avançadas e eficientes que trazem excelência em segurança e que também contribuem para o melhor desempenho dos caminhões dos clientes no transporte de cargas e para a economia nos custos operacionais”, diz Roberto Leoncini.
Segundo dados de transportadores, o índice de acidentes, dependendo da operação, pode chegar a 5% da frota.
Isso significa que, em uma frota de 60 caminhões, até 3 veículos por ano poderão se envolver em algum tipo de colisão.
O custo médio de reparo de uma colisão frontal de pequeno porte (grade, faróis, para-choque e mão de obra) gira em torno de R$ 16.400.
Ou seja, no caso de 3 veículos, são R$ 49.200. Considerando 5 anos de operação, isso representa R$ 246.000.
“Os sistemas de alerta ou prevenção do Novo Actros podem reduzir os riscos ou mitigar os efeitos de até 80% dos acidentes”, ressalta Roberto Leoncini.
“Estamos falando então de até cerca de R$ 200.000 em redução de custos para o cliente, considerando as condições citadas”.