Com sete prêmios para quatro motores, a BMW mais uma vez sagra-se como a marca mais bem sucedida na premiação do “Motor Internacional do Ano 2007”, a competição de motores mais importante do mundo.
Pela terceira vez consecutiva, o júri da premiação – formado por 62 importantes jornalistas automotivos internacionais de 30 países – concedeu o prêmio principal, o concorrido “Motor Internacional do Ano”, à fabricante alemã de automóveis.
Este ano o troféu foi para o novo motor a gasolina BMW Twin Turbo de 3,0 litros, presente atualmente em todas as variantes do bem sucedido BMW Série 3.
O primeiro motor do mundo com seis cilindros em linha e tecnologia Twin Turbo também foi campeão em duas outras categorias, sendo considerado o “Melhor Novo Motor do Ano 2007” e o melhor motor na classe de 2,5 – 3,0 litros de capacidade.
Além da enorme potência, o júri ficou particularmente impressionado com a alta eficiência do motor de 225 kW/306 bhp.
Gastando 9,5 litros por 100 km no BMW 335i Coupé, o consumo médio de combustível baseado na norma EU é extremamente modesto para esta classe de desempenho.
O motor Twin Turbo alcança este resultado principalmente graças à Injeção de Alta Precisão da BMW, o primeiro sistema de injeção direta guiado por jato a ser produzido em grande quantidade. Esta tecnologia possibilita um cálculo particularmente preciso da mistura ar-combustível.
O motor V10 de alto desempenho, presente nos modelos BMW M5 e M6, recebeu dois prêmios. O motor com potência de 507bhp e capacidade de 5 litros recebeu o prêmio de “Motor de Melhor Desempenho do Ano”, da mesma forma que nos dois últimos anos, e também venceu na categoria de motores acima de 4 litros.
Em 2005 e 2006 este excepcional motor recebeu o prêmio de “Motor Internacional do Ano”.
“O motor BMW V10 continua insuperável”, disse o membro do júri Jeroen Jongeneel do “De Telegraaf”.
O prêmio da categoria 2,0 – 2,5 litros foi conquistado pelo motor a gasolina de 2,5 litros e 6 cilindros com tecnologia VALVETRONIC, usado no BMW Z4 Roadster 2.5si e no X3 2.5si.
Com seu controle de válvula totalmente variável – usado pela primeira vez em 2001 e desde então presente em milhões de veículos – o motor gera uma potência de 160 kW/ 218 bhp e serve de base para a filosofia da BMW de uma dinâmica eficiente.
“Você é capaz de ouvir de longe o motor de 2,5 litros graças ao seu ruído particular”, disse o membro do júri Rogelio Rivera-Nava do México.
“A construção de 6 cilindros em linha fornece a base para a pureza técnica deste que é considerado o mais famoso dos motores BMW. É um prazer dirigir um carro equipado com ele.”
E os prêmios para os motores do BMW Group não pararam por aí. Na categoria 1,4-1,8 litro o troféu foi conquistado em conjunto pelo BMW Group e a PSA Peugeot Citroën, os parceiros de desenvolvimento do motor turbo de 1,6 litro.
Ele equipa o MINI Cooper S com uma potência esportiva de 128 kW/175 bhp, assim como modelos do parceiro de desenvolvimento em uma adaptação específica para a marca.
As recém-desenvolvidas características especiais deste motor de 4 cilindros incluem a inovadora tecnologia turbo Twin Scroll e uma injeção direta de combustível.
Ao longo dos últimos nove anos, a BMW já ganhou mais de 30 vezes o cobiçadíssimo prêmio de “Motor Internacional do Ano”.
Esta é uma prova impressionante da liderança de mercado da BMW no campo de construção de motores.