Estudo realizado com empresas que utilizam ônibus de fretamento para o transporte de seus funcionários indica avaliação positiva em termos de imagem da contratante.
A pesquisa foi realizada em 2006, pela Fresp – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo e pela ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos.
Embora a real motivação possa estar ligada à melhoria da produtividade e à lucratividade do negócio, o fato de uma empresa disponibilizar transporte de boa qualidade para seus funcionários indica, na avaliação dos grupos pesquisados em estudo realizado pela FRESP/ANTP, um perfil de empresa mais moderna e comprometida com a qualidade de vida.
Para Maurício Marques Garcias, presidente da FRESP, “não se trata de ser uma empresa boazinha, mas da capacidade do RH em avaliar corretamente o impacto que as condições de deslocamento têm sobre a motivação e o rendimento dos funcionários, especialmente numa região como a Grande São Paulo, em que o transporte é uma questão crucial para a produção e para as condições de vida da população”, justifica.
Segundo o estudo realizado pela FRESP/ANTP, os ganhos de imagem são inegáveis. A empresa que fornece o fretamento de ônibus é vista tanto pelo usuário interno como para o não usuário com os seguintes atributos:
Moderna, ágil, eficiente, organizada, pontual e aberta;
Grande, forte, robusta, rentável, de ponta, líder no seu segmento;
Com visão estratégica e de longo prazo;
Perfil de empresa sintonizada com as tendências modernas de gestão de recursos humanos e comprometida com a qualidade de vida das pessoas;
Com bom ambiente de trabalho, sem estresse e calmo;
Socialmente responsável.
As informações levantadas pela pesquisa apontam que o ônibus de fretamento está associado com a imagem de empresas de grande porte.
Na visão dos grupos pesquisados, a imagem percebida das contratantes é, que em geral, são grandes organizações, elitizadas, cobiçadas, boas para se trabalhar, rentáveis, extremamente produtivas e com gestão eficiente.
“Quando o ônibus de fretamento passa com o nome da empresa estampado desperta um desejo inconsciente de querer fazer parte de algo maior. É o marketing da empresa feito subliminarmente”, revela Garcias.
Por outro lado, o funcionário se sente valorizado pelo empregador. É como se o fator qualidade de vida estivesse embutido à política de benefícios da empresa.
Iniciativa que, no caso das pequenas e médias, pode ser vital para a ampliação de sua carteira de clientes e para a mudança na forma que elas são percebidas e também para conquistar mão-de-obra mais qualificada.
“Nem tudo são flores”, informa o presidente da FRESP.
“A escolha da empresa de fretamento pelo RH envolve uma grande dose de responsabilidade e precisa ser criteriosa”, indica.
Dicas para uma contratação segura:
Sempre que solicitar um serviço de fretamento, exija a autorização do órgão público regulamentador do serviço.
Verifique no site www.antt.gov.br, se a contratada é cadastrada na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres.
O transporte clandestino não oferece direitos nem garantias pelo serviço contratado.
Desconfie de preços muito baixos. Nesses casos, confirme se a fretadora está devidamente regulamentada.
Não contrate empresas que terceirizem o serviço.