Em sua última edição, em 2005, a feira contou com a participação de 44 mil visitantes e mais de 1.500 expositores
De 13 a 16 de novembro de 2007, a cidade de Munique (Alemanha) se torna palco do maior evento de fabricação eletrônica, o único que apresenta integralmente toda a cadeia de produção: a Productronica.
A feira conta com a participação de expositores mundiais que apresentarão tecnologias de fabricação de circuitos impressos de semicontudores, processamento de materiais, tecnologias de fabricação no processamento de cabos, entre outros assuntos.
Na edição de 2007, o evento destacará temas como da eletrônica orgânica, o photovoltaics, a eletrônica verde, MicroNanoWorld, EMS e a logística de produção.
Englobando os principais players do mercado mundial, a Productronica é uma plataforma de inovação para o setor e gera importantes oportunidades de negócios globais.
Em 2007, a Messe München International – organizadora e representante da Productronica 2007 – tem a expectativa de, no mínimo, atingir resultados similares aos da edição anterior, ou seja, a participação de 1.500 expositores e 44 mil visitantes. No Brasil, o evento é representado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
Tecnologias-chave são destaque na Productronica 2007 – A Productronica 2007, além de toda a área dedicada aos expositores, terá uma ampla programação que englobará mostras especiais, fóruns e demonstrações ao vivo.
Os painéis serão dedicados ao elevado crescimento do segmento, bem como temas orientados para o futuro da indústria eletrônica.
Um dos destaques desta edição será “a eletrônica orgânica” que caracteriza métodos de produção para circuitos eletrônicos de polímero flexível, tais como aqueles empregados em smart tickets e “papel eletrônico”.
Ganha também atenção especial em 2007, a área de “Photovoltaics” – que concentrará a produção de pilhas solares regulares, thin-film etc.
Nesta edição da feira, os interessados terão ainda uma ampla oferta “da eletrônica verde” – os visitantes, que estão em busca de uma solução econômica para a transição de seus processos de produção, encontrarão no evento métodos e conceitos para processos de fabricação “verdes” dentro das mais novas tecnologias ambientais.
Na área “Vila EMS”, os participantes encontrarão uma ampla gama de fornecedores de outsourcing, produção, logística e serviços, que fornecerão soluções eficientes e adequadas para soluções individuais.
Outro tema que será apresentado na Productronica 2007 é a eficiência, que será o principal assunto na área de “Logística de produção e na tecnologia de fluxo material”. Os conceitos de traceability, planejamento de recursos, materiais/ sistemas de execução da produção, bem como outros desafios gerenciais e de logística serão expostos a todos os expositores no salão A6.
Na área “MicroNanoWorld” (salão B5), a Productronica 2007 apresenta o tópico microprodução, que a Messe München lançou há dois anos.
Desde que foi levantada pelos fabricantes a necessidade de manter o ritmo da tendência para produtos finais sempre menores, há conseqüentemente uma ampla demanda por avanços tecnológicos para a produção abaixo da escala do nano.
Apresentação e plataforma de uma comunicação para o mercado global – A Productronica 2007 traz também as tendências atuais na produção.
As companhias e as instituições presentes apresentarão conceitos bem-sucedidos para a produção de componentes para o público internacional.
A mostra especial intitulada “System in Package / Sistema no Pacote” (salão B5) apresenta a adaptação funcional da eletrônica ao ambiente de aplicação.
A posição da Productronica – como o mais importante evento mundial no segmento eletrônico – será reforçada no dia da abertura da mostra, quando os principais executivos de companhias globais farão parte da mesa redonda dos CEOs.
Durante a mostra, tanto os expositores quanto os visitantes terão a oportunidade de trocar conhecimento com especialistas da indústria eletrônica – particularmente na área de tecnologias da produção para as áreas de aplicação industrial, automotiva, tecnologias médicas, entretenimento e comunicação.
Sobre a Productronica e Global Electronics – A Productronica é organizada pela Messe München International no âmbito da rede Global Electronics.
Esta rede é constituída de feiras ao redor de todo o mundo e de um portal na internet.
As feiras-líderes mundiais como a Productronica apresentam em Munique as grandes tendências internacionais.
As feiras líderes regionais electronicaChina & ProductronicaChina, electronicAmericas, electronicAsia e componex/electronicIndia reforçam o know-how dessas feiras.
Suas ofertas de produtos adaptam-se às necessidades dos respectivos mercados regionais.
A dinâmica rede Global electronics vem continuamente abrindo mercados futuros da eletrônica: a partir deste ano, a rede internacional será ampliada em Munique pela FiberComm, uma feira técnica e congresso internacional de tecnologia óptica de informação e comunicação, e a partir de 2004 pela electronicaUSA em San Francisco e a Embedded in Munique, uma feira técnica internacional de embedded solutions.
O portal internet www.global-electronics.net é a plataforma virtual da indústria eletrônica internacional. Seu núcleo é o índice de empresas com mais de 6.500 empresas internacionais registradas, pertencentes a todos os ramos da eletrônica.
Além dele, o usuário do portal encontra notícias atualizadas do ramo e dados de mercado, inovações em produtos e relatos de aplicações diretamente da indústria, bem como informações sobre as feiras.
A Global electronics é uma potente rede com mais de 6.500 expositores e mais de 250.000 visitantes em todo o mundo.
Dados da Indústria Eletrônica Brasileira e Mundial – Tramita no Congresso uma Medida Provisória – MP 352 – que criou um regime tributário diferenciado para atrair fabricantes de semicondutores ao Brasil. Essa MP faz parte do PAC.
Entre os Estados que disputam esses investimentos estão Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul (os benefícios são reduzir a zero tributos como Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Cofins, PIS/Pasep, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e Imposto de Importação).
Wolfgang Sauer, empresário alemão naturalizado brasileiro – que há 17 anos planeja a implementação da Companhia Brasileira de Semicondutores (CBS) – acredita que medidas de incentivo à indústria de semicondutores são o único caminho para o Brasil entrar em um mercado cada vez mais estimulado no exterior.
Os semicondutores representaram cerca de US$ 3,4 bilhões na pauta brasileira de importações em 2006.
O consumo global de semicondutores tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, graças ao crescimento na venda de produtos eletrônicos e à adoção da tecnologia embarcada em dispositivos de comunicação como telefones celulares e computadores.
Segundo a empresa de pesquisas IC Insight (Arizona, Estados Unidos), o mercado mundial de componentes eletrônicos deve crescer numa taxa anual superior a 10% entre 2006 e 2011, chegando a movimentar US$ 400 bilhões em 2011.
Serviço: Productronica 2007
Data: 13 a 16 de novembro de 2007
Local: Munique (Alemanha)
Site: www.productronica.de