A Porsche apresenta oficialmente o Taycan Cross Turismo no mercado brasileiro.
A expansão no portifólio de veículos totalmente elétricos da marca alemã de esportivos, que já comercializa há alguns meses o sedan esportivo Taycan, ganha um capítulo especial com a chegada dessa versão apropriada ao off-road, que exibe versatilidade e dá continuidade à busca sistemática pela mobilidade sustentável.
Como o sedan, o Taycan Cross Turismo exibe uma propulsão 100% elétrica inovadora, com uma arquitetura de 800 Volts e capacidade total de armazenamento de 93,4 kWh.
O modelo estará disponível na versão Taycan 4 Cross Turismo, capaz de desenvolver 280 kW (380 CV) ou até 350 kW (476 CV) com a utilização dos recursos overboost e controle de largada.
Com quatro rodas motrizes, o modelo permite uma aceleração 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, velocidade máxima de 220 km/h e autonomia (ciclo WLTP) de 389 a 456 km. O torque máximo é de 500 Nm.
“Em 2019, enviamos um sinal importante com o lançamento do nosso primeiro carro totalmente elétrico”, disse Oliver Blume, Diretor do Conselho Executivo da Porsche AG.
“Nos vemos como pioneiros da mobilidade sustentável: até 2025, metade dos nossos veículos novos terão propulsão elétrica – totalmente elétrica ou híbrido plug-in. Em 2020, um em cada três de todos os nossos veículos fabricados na Europa tinham um conjunto motopropulsor elétrico. A mobilidade elétrica é o futuro. Com o Taycan Cross Turismo, damos um grande passo nessa direção”.
Design único, exclusivo – No que se refere à aparência, o Taycan Cross Turismo acompanha de perto o estudo de conceito Mission E Cross Turismo, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2018: sua silhueta é definida pela linha esportiva do teto se inclinando em direção à traseira – que os designers da Porsche chamam de “flyline”.
Os elementos do design off-road incluem revestimento do arco das rodas, proteções inferiores dianteiras e traseiras exclusivas e soleiras laterais.
Adicionalmente, o pacote adiciona elementos de proteção nas extremidades dos para-choques dianteiro e traseiro e nas extremidades das soleiras. Isso torna o exterior marcante, assim como protege contra impactos de pedras.
Esse pacote design off-road opcional aumenta a altura livre do solo em até 30 mm. Isso significa que o Cross Turismo também pode ser dirigido em terrenos off-road difíceis.
O “Gravel Mode” padrão melhora a adequação do novo modelo para a condução em trechos de estradas malconservadas.
Trinta e seis milímetros a mais no espaço entre a cabeça e o teto para os passageiros do banco traseiro e mais de 1.200 litros de capacidade de carga útil no porta-malas tornam o Cross Turismo um veículo extremamente versátil.
As aptidões para atravessar pisos irregulares não estacionam, contudo, na aparência.
O Porsche Taycan Cross Turismo possui requisitos apropriados para vencer obstáculos nessas condições, como um novo chassi dotado de tração permanente nas quatro rodas e suspensão a ar adaptativa.
Acessórios esportivos: novo suporte traseiro e de e-bikes Porsche – A Porsche desenvolveu um suporte traseiro para até três bicicletas, especialmente para o Taycan Cross Turismo, estabelecendo uma referência em termos de tamanho e manuseio de armazenamento.
O suporte pode ser utilizado universalmente, para diversos tipos de bicicletas.
Uma das características inovadoras desse suporte para bicicletas é que o porta-malas traseiro pode ser aberto mesmo quando o suporte traseiro está carregado.
O preço público sugerido do Porsche Taycan 4 Cross Turismo é a partir de R$ 685.000, já inclusa a instalação do carregador doméstico, em que a marca executa um projeto específico de acordo com condições específicas da residência do cliente. O modelo já pode ser encomendado em toda a rede autorizada da Porsche no país.
Expedição Brasil vai atravessar o país com o Taycan Cross Turismo – Simultaneamente à apresentação do Taycan Cross Turismo, a Porsche Brasil dará início a uma expedição inédita, que resgata feitos históricos da marca pelo pioneirismo executado nas respectivas épocas, ilustrada pela participação em competições afamadas mundialmente, caso da Carrera Panamericana, nos anos 50, e edições do rali Paris-Dakar, na década de 80.
Durante 26 dias, um único modelo enfrentará uma travessia de cerca de 9 mil km do sul ao norte do país, passando por 14 Estados da Federação. O Taycan Cross Turismo cruzará o Brasil partindo de Foz do Iguaçú, PR, e, menos de um mês depois, chegará a Jericoacoara, CE.
Este será o primeiro carro elétrico a realizar uma expedição desse gênero no país, passando por paisagens tão distintas como deslumbrantes, como a Serra do Rio do Rastro, SC, Serra da Canastra, MG e Chapada Diamantina, BA.
Mais do que um esportivo, o Taycan Cross Turismo irá enfrentar diferentes condições de estradas, demonstrando na prática as aptidões polivalentes do produto.
A equipe organizadora captará centenas de horas de imagens e editará uma minissérie de episódios documentais, que poderá ser acompanhada no site oficial (https://www.expedicaobrasil-porsche.com.br) ou pelo perfil @porschebrasiloficial no Instagram.