Instrutores do CETH recomendam concentração redobrada em todos os tipos de pista ou clima e conhecimento de técnicas de pilotagem com segurança
Não é sempre que o motociclista encontrará pela frente um asfalto em perfeito estado ou não precisará pilotar em um dia chuvoso.
Por isso, é necessário estar atento às adversidades que possam ser encontradas ao longo do percurso, como condições da pista ou clima desfavorável.
De acordo com os instrutores do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), é fundamental que, além de utilizar vestuário apropriado, o condutor saiba como reagir em algumas situações inesperadas.
Para uma pilotagem segura, seja em terrenos irregulares ou à noite, é indispensável que o piloto conheça técnicas e tenha precisão nos movimentos.
Cautela e concentração redobradas também são outros fatores de extrema importância para que não ocorra nenhum imprevisto durante o trajeto.
Pista molhada – A pilotagem sob a chuva exige bastante atenção do piloto, que deve ter consciência de que nessa ocasião o atrito do pneu com o solo diminui pela metade.
Isso significa que o espaço necessário de parada duplica, sendo aconselhável reduzir a velocidade e ampliar a distância em relação aos veículos.
O piloto também precisa redobrar a atenção no início da chuva. Nesse momento, a pista fica mais lisa em razão da poeira e do óleo, formando uma película escorregadia.
Uma outra dica é aguardar, se possível, o tempo necessário para que a chuva “lave” a pista. Isso melhora a condição de atrito entre o pneu e o solo, reduzindo consideravelmente o perigo de um acidente.
Pilotagem noturna – A visão fica reduzida em relação à pilotagem durante o dia, deixando o motociclista com apenas 1/6 da visualização diurna. Existe uma alteração na noção de profundidade e os faróis dos outros veículos causam ofuscamento.
A redução de velocidade e a utilização de luz baixa são algumas das providências a serem tomadas. Caso isso seja feito, é comum que o veículo no sentido contrário faça o mesmo.
Outra dica é semicerrar os olhos para adaptar a visão mais rapidamente à falta de luz. É recomendável ainda não olhar diretamente para os faróis que vêm na pista oposta.
Terrenos irregulares – O condutor precisa observar ondulações ou superfícies irregulares para evitar possíveis choques.
Deve-se levantar sobre as pedaleiras, uma vez que os pés e as mãos são as únicas áreas do corpo em contato com a motocicleta, segurar firme o guidão, ficar com os joelhos relaxados junto ao tanque e manter pulsos e braços prontos para receber o choque.
Em caso de terrenos com buracos, o motociclista deve contar com a grande maneabilidade do veículo. Essa característica é de extrema importância e favorece a mudança rápida de trajetória, auxiliando na segurança do piloto.
Derrapagens – No caso de uma situação de derrapagem, o motociclista deve agir com rapidez e de forma adequada, mantendo as rodas girando e a aceleração constante.
Como último recurso, caso a velocidade esteja baixa ao derrapar, o condutor pode utilizar os pés como apoio para endireitar a moto.
Os instrutores do CETH alertam que a melhor maneira para se controlar uma derrapagem é evitá-la. É aconselhável, por exemplo, reduzir a velocidade ao atravessar um local desconhecido.
Desde 1998, quando foi inaugurado, o CETH tem compromisso de promover a conscientização de um número cada vez maior de usuários.
Por isso, realiza cursos teóricos e práticos em módulos básicos, avançados e ainda para formação de instrutores da rede de concessionárias da marca, frotistas, órgãos públicos e entidades.