Pela primeira vez, um ônibus Volvo totalmente elétrico rodará na América do Sul. O veículo, modelo Volvo 7900 Electric, fará rotas na RED Metropolitana de Mobilidade, sistema de transporte público da capital chilena.
A operação está prevista para começar em janeiro e vai durar quatro meses. Em seguida, o modelo será testado em Bogotá, Colômbia.
O objetivo é validar a consagrada tecnologia de ônibus elétricos da marca também nas severas demandas do transporte público da América Latina.
“A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. E agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes aqui”, diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Durante os testes em Santiago, a Volvo vai monitorar dados como autonomia do ônibus (Kw/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.
“Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile”, afirma Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.
Testes no continente – Santiago será a segunda metrópole latino-americana a testar o modelo elétrico da Volvo.
Antes da capital chilena, o Volvo 7900 Electric passou pela Cidade do México, uma das maiores cidades do planeta, com uma região metropolitana com mais de 20 milhões de habitantes.
O veículo fez simulações de operação no Metrobus, BRT da capital mexicana.
“Depois de Santiago, o ônibus elétrico Volvo seguirá para Bogotá, capital da Colômbia, também para testes reais de operação no Transmilenio, o BRT da cidade e um dos maiores do mundo”, assegura Daniel Prado, gerente de planejamento de produto da Volvo.
Zero emissões e ruído – O Volvo 7900 Electric é um modelo oferecido pela marca na Europa. Movido exclusivamente por um motor elétrico de 200 Kw e com torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm, não emite nenhum poluente e nem faz ruído durante a operação, contribuindo para a descarbonização dos transportes e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.
As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh, garantindo a autonomia ao longo da jornada diária. O veículo é recarregado à noite, ao final de um dia inteiro de operação.
A unidade a ser testada em Santiago tem piso rebaixado, o que permite fácil acesso aos passageiros, com conforto e segurança nos embarques e desembarques.
A veículo tem 12 metros de comprimento e transporta até 95 pessoas.
Além das inovações no sistema de propulsão, o ônibus mantém toda a consagrada tecnologia de segurança Volvo, com sistema de detecção de pedestres e ciclistas, freios eletrônicos a disco de última geração (EBS5), ABS, controle de tração (ASR), assistência de partida em rampa, luzes LED, controle eletrônico de estabilidade (ESP), dentre outros recursos.