por Ricardo Aun* – A roda, uma das principais invenções humanas, passou por constantes processos de inovação, já com a tecnologia aplicada às empresas também não pode ser diferente.
A base da evolução da sociedade é a inovação. Em todos os momentos da evolução humana e social constatamos que, de alguma forma, a inovação sempre esteve presente e foi a causa de mudanças substanciais na vida das pessoas, das empresas, da sociedade e do planeta.
Podemos buscar uma reflexão sobre o assunto na invenção da roda, que após constantes inovações, o que temos hoje são os diversos e confortáveis meios de transporte, utilizados tanto para a locomoção de cargas como de pessoas.
Todo o processo se deu por inovações contínuas da primeira idéia. Podemos assegurar que o mesmo aconteceu com as modernas redes de computadores e de transmissão de dados de alta velocidade.
Foi um processo inovador no que já havia disponível, das grandes máquinas e cabos, mas que hoje podem ser carregadas dentro de pastas e até nos nossos bolsos.
Nesse sentido, é lógico afirmar que a TI – Tecnologia da Informação aplicada nas empresas também deve ser alvo para constantes inovações; a roda, com o passar dos séculos, foi se adaptando às novas realidades, ampliando mercados e ganhando novas utilidades.
Com a tecnologia não é diferente! Tomemos como exemplo os antigos computadores que hoje já não têm mais importância, exceto pelo marco histórico que representam na evolução da tecnologia.
Para inovar na área tecnológica, o primeiro passo é abandonar os sistemas robustos, tradicionais e indecifráveis, aqueles que geram re-trabalho e comprometem assim a agilidade de processos e toda a gerência corporativa da empresa, intervindo nas áreas fiscais, tributárias, administrativas, nos negócios e até na produção.
Com eles as empresas privam-se de um resultado positivo na sua receita, no seu lucro, razão da existência de grande parte delas. Inovações são feitas para gerar melhoria contínua.
Abandonar o que não apresenta nenhum tipo de vantagem à empresa, a não ser o fato de possuir computadores e dizer aos seus clientes, parceiros e amigos que tem diversas máquinas em suas instalações, mas o mote da questão é saber qual o real benefício e inovação que elas trazem, se não houver uma automação aplicada para a melhora contínua dos processos.
É notório que a utilização da TI está presente em todos os segmentos. Até mesmo a loja de conveniência de um posto de gasolina, tem um computador instalado para controlar seu fluxo diário. Falamos de um pequeno estabelecimento que tem todas as suas entradas e saídas registradas.
Mas, como anda o controle, a gestão das entradas, processos e serviços da sua empresa? A área de tecnologia é capaz de adequar as organizações para as mudanças e realidades de mercado.
É ela que controla e promove a sobrevivência das companhias por meio de processos ágeis e versáteis a custos competitivos.
A TI inovadora é aquela que cumpre as exigências da empresa, que corresponde à altura do negócio, em qualquer caso, seja para o crescimento ou ainda na racionalização das atividades.
Cabe ao responsável pela TI dar os direcionamentos, utilidades ou funcionalidades para que isso ocorra.
Lembre-se que quando a roda foi inventada, só havia um modelo feito de pedra. Hoje ela é utilizada em engrenagens, peças mecânicas, aviões, carros, bicicletas, trens e até em veículos espaciais e continua movendo a humanidade para o futuro.
- Ricardo Aun, é pós-graduado em Marketing de Gestão Empresarial e formado em Publicidade e Propaganda. Atualmente é diretor Comercial, de Marketing e Canais da New Age Software (www.newage-software.com.br), software-house que atua na gestão de negócios empresariais em médias e grandes corporações.