Ao longo do tempo, a necessidade de uma melhor performance do motor, aliada à economia de combustível, fez a NGK desenvolver as velas Green Plug, exclusivas da empresa.
As velas de ignição apresentam papel fundamental no funcionamento de um motor, conduzindo a corrente elétrica de maneira totalmente isolada para o interior da câmara de combustão, assegurando assim, uma queima de combustível ideal para a locomoção do veículo.
No entanto, apesar de parecer simples, as velas de ignição agregam tecnologia de ponta, que evolui e se sofistica junto com a indústria automotiva.
Em 1959, com a chegada da NGK no Brasil, as velas convencionais da empresa passaram a equipar os primeiros automóveis fabricados no País. Com o passar dos anos, equipamentos eletrônicos se tornaram cada vez mais freqüentes nesses veículos.
Surgiram, então, as velas Resistivas, que possuem um resistor interno, capaz de reduzir ao mínimo as interferências por rádio freqüência causadas pelo sistema de ignição.
Estes modelos permitem, por exemplo, que não haja interferência no rádio do automóvel quando se liga o motor.
Ao longo do tempo, a necessidade de uma melhor performance do motor, aliada à economia de combustível, fez a NGK desenvolver as velas Green Plug, exclusivas da empresa.
Este modelo é composto por eletrodos de perfis especiais, que faz com que a centelha ocorra sempre nas laterais, diminuindo a perda de energia.
Com isso, a energia acumulada na centelha é maior, proporcionando uma queima mais completa da mistura ar/combustível, o que gera menor emissão de gases poluentes.
“A NGK possui cinco centros tecnológicos espalhados pelo mundo, sendo um deles no Brasil. Nossos engenheiros trabalham constantemente para desenvolver novos modelos cada vez mais resistentes e com melhor performance. Além disso, temos constante preocupação em atender às necessidades dos nossos clientes”, ressalta Ricardo Namie, chefe da Ass. Técnica NGK.
Tipos especiais – A NGK possui velas de ignição especiais, como os modelos do Tipo P e de competição. A do Tipo P possui eletrodo central de platina e lateral de níquel com cobre embutido.
Estas características garantem uma excelente ignibilidade e dissipação térmica, evitando assim o superaquecimento, isso sem contar a maior durabilidade em relação às convencionais e estabilidade em marcha lenta.
Já os modelos de competição são projetadas para trabalhar nas condições mais extremas das pistas de corrida, estas velas possuem excelente resistência ao superaquecimento, resistência a choques mecânicos e alta ignibilidade.
“Nossos modelos de competição, como a vela EGV, possuem eletrodo central em liga de ouro-paládio, com diâmetro de 1,0 mm, característica que garante sua resistência. Já as velas da Fórmula 1, que equipam carros das equipes Honda e Ferrari entre outras, não possuem eletrodo lateral e a descarga elétrica é semi-superficial. Os modelos de competição são um excelente laboratório para teste de resistência e alta performance dos nossos produtos, com forte contribuição para a evolução dos modelos atuais”, completa Ricardo Namie.
Vela Iridium – As velas Iridium correspondem aos modelos mais modernos da NGK. Este tipo de vela proporciona mais eficiência e potência ao motor, além de reduzir a emissão de poluentes devido a uma melhor ignibilidade.
Estas características são possíveis pelo seu desenho exclusivo, que possui eletrodo central com 0,4 e 0,6 mm, o que reduz a voltagem requerida, permitindo uma centelha mais forte.
A utilização de Irídio, com características antioxidantes, anticorrosivas e alta temperatura de fusão, minimiza o desgaste e o aumento da folga entre os eletrodos da vela, proporcionando maior vida útil.
“A linha Iridium é resultado do intenso investimento da NGK em seus centros de desenvolvimento no mundo”, completa Ricardo Namie.
Quando a vela do motor funciona?
Veja em nossa animação do funcionamento de um motor tradicional de quatro tempos e entenda o momento e qual o trabalho executado pela vela. Navegue na animação abaixo.
Material integrante dos conteúdos disponibilizados no Centro de Treinamento Mecânica Online