quarta-feira, 10 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Há 100 anos, André Citroën criou o primeiro carro do mundo pensado para as mulheres: o 5CV

Apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1922, há exatos 100 anos, a CITROËN lançou no mercado o seu “petit citron”, o CITROËN 5 CV.

Ele se tornou o primeiro automóvel concebido para as mulheres, criado pelo próprio fundador da marca, André Citroën, quem o mundo considerava um grande visionário, pelas várias inovações realizadas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os carros criados até então não tinham direção hidráulica ou servo freio, eram pesados e seus motores exigiam que o motorista estivesse atento para regular manualmente diversos pontos, como a mistura de combustível e até a pressão no tanque de combustível.

Isso significava que os carros eram destinados quase que exclusivamente ao público masculino, pois conduzi-los exigia muito esforço físico e, além disso, era uma tarefa que somente motoristas profissionais poderiam realizar. E naquela época os motoristas profissionais eram todos homens.

André Citroën sempre pensou em dar um passo além e enquanto outras marcas criavam carros caros e exclusivos para homens, ele criava carros para outros públicos: mais acessíveis e mais versáteis para jovens e mulheres que até então nunca tiveram a possibilidade de ter o seu próprio carro.

- Publicidade -

Inovadora também na comunicação, a campanha publicitária do CITROËN 5CV deu às mulheres um enorme destaque, mais até do que ao próprio carro. Seu objetivo era que elas se sentissem à vontade para dirigir e incentivadas a ter o modelo.

O CITROËN 5CV foi o primeiro carro popular produzido em grande escala na Europa e foi apresentado em cores muito vivas e alegres.

Quase todas as primeiras unidades tinham sua carroceria pintadas na cor amarela com os para-lamas pintados de preto.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Essa cor amarela, o seu tamanho e o formato da traseira do modelo fizeram com ele logo fosse conhecido como “Petit Citron” (“Pequeno Limão” em português, também brincando com o nome da marca).

Era um carro muito leve com um motor de 4 cilindros. Sua manutenção era muito simples, sua leveza e seus pneus estreitos tornavam muito mais suave sua condução e não era difícil usar os freios sem ter que ter pernas de atleta.

Logo, o “Petit Citron” se tornou um sucesso entre o público feminino e uma pequena revolução social na época.

A CITROËN sempre foi uma marca humana, que respeita as diferenças e trabalha pela igualdade. Na América do Sul, a marca está sob a responsabilidade de Vanessa Castanho desde maio do ano passado.

Com uma grande atuação em temas e discussões sobre igualdade, Vanessa Castanho é a sponsor do grupo de gênero do núcleo de D&I (Diversidade & Inclusão) da Stellantis na América do Sul.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil