O carro FCCII com capô de fibras naturais e fontes renováveis foi lançado no 25º Salão do Automóvel
A Mueller apresentou na 25ª edição do Salão do Automóvel, peças desenvolvidas exclusivamente para Fiat Automóveis com o conceito totalmente ecológico.
Com esta tecnologia, a Fiat apresentou durante o evento, o FCCII com peças criadas em parceira com a Mueller, que empregam novos materiais obtidos de fontes renováveis e de menor impacto no final de vida do produto.
Exemplo disso é o capô com fibras naturais de fontes renováveis foi projetado pela Mueller para atender às necessidades da montadora, promovendo menor impacto ao meio ambiente, além de utilizar a nanotecnologia para fazer peças mais leves e resistentes.
Segundo André Sakata do Centro Tecnológico da Mueller, também foi desenvolvida para Fiat peças estruturais e de fixação, que utilizaram como matéria-prima principal nanotubos de carbono e nanocompósito de poliamida.
“A inovação tecnológica deste projeto está no fato de ser uma peça funcional com matéria-prima de ponta”.
A Mueller tem expertise em diversos materiais, principalmente os desenvolvidos com fibra de sisal. “Fizemos alguns estudos de caso preliminares em peças menores para avaliar a melhor concentração e condições de processo para produção das peças, além da questão visual”, diz Sakata.
“Desenvolvemos um dispositivo para teste das peças estruturais, simulando a condição de carga”.
Estas aplicações podem abrir espaço para outras aplicações estruturais para os materiais plásticos, além da substituição de algumas cargas inorgânicas por cargas renováveis e do desenvolvimento de cadeias produtivas específicas.