Modelo foi desenvolvido para atender os requisitos de viabilidade financeira e do mundo real
Reportagem | Com assessoria de imprensa da Nissan
A Nissan apresentou o Nissan LEAF, o primeiro carro econômico com emissão zero do mundo.
Projetado especificamente para um chassi alimentado por bateria de íon-lítio, o LEAF é um hatch médio que comporta confortavelmente cinco adultos e atinge velocidade superior a 160 km/h (100 milhas), para atender aos requisitos do consumidor do mundo real.
Com lançamento previsto para 2010 no Japão, Estados Unidos e Europa, o Nissan LEAF anuncia uma nova era de mobilidade: a da emissão zero.
O carro é a incorporação da visão radical e transformativa da Nissan em relação ao futuro e a décadas de investimento e pesquisa.
Destaque
“O LEAF é uma enorme realização, da qual todos os funcionários da Nissan podem sentir muito orgulho”, disse o Presidente e CEO da Nissan, Carlos Ghosn.
“Trabalhamos incansavelmente para tornar esse dia uma realidade: o anúncio de um carro do mundo real que apresente emissão zero e não apenas uma redução nos níveis. Essa é a primeira etapa, e certamente será uma jornada interessante, para todas as pessoas no mundo, para a Nissan e para o mercado.”
As principais características do LEAF são:
1) Sistema de transmissão e plataforma com emissão zero
2) Preço competitivo
3) Design diferenciado
4) Autonomia de velocidade real de 160 km (100 milhas)
5) Mobilidade conectada com o avançado sistema de transporte inteligente (TI)
“LEAF” é uma afirmação significativa sobre o carro em si. Assim como as folhas purificam o ar na natureza, o Nissan LEAF purifica a mobilidade, eliminando as emissões originadas ao se dirigir. Os detalhes sobre preços serão anunciados quando o modelo estiver chegando aos mercados, no final de 2010. No entanto, a Nissan espera que ele tenha preço competitivo dentre as opções de veículo bem equipado do segmento C. Além disso, espera-se que o LEAF esteja preparado para diversas tréguas e incentivos fiscais locais, regionais e nacionais. Como benefício adicional, já que apresenta menor complexidade mecânica que um carro movido a gasolina, o Nissan LEAF foi projetado pensando no preço e no meio ambiente.
MOBILIDADE COM EMISSÃO ZERO – O Nissan LEAF é alimentado com baterias laminadas de íon-lítio, que geram aproximadamente 90kW de potência de saída, enquanto seu motor elétrico oferece 80 kW/280 Nm. Isso garante uma experiência de direção altamente divertida e de boas respostas, mantendo o que os clientes esperam de automóveis tradicionais movidos a gasolina.
Destaque – Ao contrário de veículos de combustão interna (ICE), o sistema de transmissão do Nissan LEAF não possui cano de escape e, portanto, não emite CO2 ou outros gases que contribuem para o efeito estufa.
Uma combinação do sistema de frenagem regenerativa do Nissan LEAF e um inovador pacote de baterias de íon-lítio permite que o carro atinja velocidade superior a 160 km (100 milhas) em apenas uma única carga completa (Modo LA4, nos EUA).
Pesquisas indicam que essa velocidade atende aos requisitos diários de direção de mais de 70% dos consumidores no mundo.
Além disso, a abordagem da Nissan torna a recarga fácil e conveniente. O LEAF pode ser carregado com até 80% de sua capacidade total em apenas 30 minutos, com um carregador rápido.
Estima-se que a carga doméstica em uma tomada de 220 V dure aproximadamente oito horas – tempo suficiente para permitir uma atualização durante a noite.
CARRO DO MUNDO REAL – Os engenheiros e designers do LEAF trabalharam para produzir um carro do mundo real, com preço competitivo que permitisse à Nissan mobilidade na era da emissão zero. Para garantir conforto, espaço e capacidade de carga, o LEAF usa um chassi e um layout de carroceria completamente novos.
“Nosso veículo precisava ser o primeiro elétrico prático de tamanho médio do mundo, acessível aos motoristas, e que os deixasse com vontade de dirigir todos os dias. Foi isso que criamos. O estilo identificará não apenas o Nissan LEAF, mas também o proprietário como um participante na nova era da mobilidade com emissão zero”, disse Masato INOUE, designer-chefe de produtos.
Destaque – DESIGN DIFERENCIAL – Até mesmo os menores detalhes podem causar um enorme efeito. Assim, o estilo dianteiro do Nissan LEAF é caracterizado por um design elegante em formato V perpendicular, apresentando longos faróis de diodo emissor de luz (LED) inclinados para cima, usando um design reflexivo interno azul que simboliza que este é um veículo especial.
Mas os faróis fazem muito mais. Foram projetados para dividir e redirecionar com inteligência o fluxo de ar dos espelhos da porta, reduzindo assim o ruído e a resistência do vento.
E oferecem ainda um benefício adicional, porque consomem apenas 50% da eletricidade de lâmpadas convencionais, o que ajuda o Nissan LEAF a atingir sua autonomia de velocidade.
Com as cores claras do acabamento no seu interior, o Nissan LEAF gera um ambiente de cabine agradável e com estilo.
O modelo da apresentação oficial, por exemplo tem o tema “terra azul”, que se origina da cor da carroceria Aqua Globe. Esse tema aparece no interior também, por meio das luzes do painel e da iluminação do painel de instrumentos.
SISTEMA DE TI DE MOBILIDADE CONECTADA – O Nissan LEAF utiliza um exclusivo e avançado sistema de TI. Conectado a um centro de dados mundial, o sistema pode oferecer aos motoristas suporte, informações e entretenimento, 24 horas por dia.
O monitor instalado no painel exibe a potência restante ou a área de autonomia, além de mostrar uma seleção de estações de carregamento nos arredores.
Outro excelente recurso é a capacidade de usar telefones celulares para ligar o ar-condicionado e definir as funções de carga, mesmo quando o Nissan LEAF está desligado.
Um temporizador integrado com controle remoto também pode ser programado previamente para recarregar baterias.
“O sistema de TI é uma vantagem crítica”, diz Tooru ABE, especialista-chefe de produtos.
“Nossa intenção era que esse veículo fosse um parceiro para o motorista e um avanço para os passageiros, que também ajudasse a criar uma comunidade com emissão zero. Esses recursos de TI possibilitarão isso.”
Destaque – ABORDAGEM HOLÍSTICA E INOVAÇÃO ECOLÓGICA – O Nissan LEAF é uma primeira etapa fundamental no estabelecimento da era da mobilidade com emissão zero. No entanto, a Nissan reconhece que as tecnologias do mecanismo de combustão interna (ICE) terão um papel vital no transporte mundial nas próximas décadas.
Por isso, a marca está implementando sua visão de emissão zero por meio de uma abordagem holística, que oferece aos consumidores uma ampla variedade de opções de tecnologias ecológicas.
Para alguns consumidores, o LEAF será perfeito e o único carro a ser usado. Para outros, será uma inclusão lógica na frota da família – a escolha ideal para viagens diárias, por exemplo.
Como a emissão zero é o principal objetivo, a empresa está comprometida com a constante inovação em tecnologias ecológicas que aumentam a eficácia e reduzem as emissões.
Como resultado, a Nissan oferece um amplo conjunto de tecnologias automotivas, incluindo CVT, Idle Stop, HEV, Clean Diesel e constantes pesquisas e investimentos em tecnologia FCV.
PARCEIROS MUNDIAIS – Os programas de mobilidade com emissão zero com o banner da Renault-Nissan Alliance incluem parcerias com países como Reino Unido e Portugal, governos locais no Japão e nos Estados Unidos e outros setores, num total de aproximadamente 30 parcerias no mundo todo. Nessas parcerias, os principais esforços se concentram em três áreas:
1) Desenvolvimento de uma abrangente infra-estrutura de carregamento com investimentos públicos e privados,
2) Incentivos e subsídios de governos locais, regionais e nacionais e
3) Educação pública sobre os benefícios individuais e sociais da mobilidade com emissão zero.
PRODUÇÃO DE VEÍCULOS COM EMISSÃO ZERO – O Nissan LEAF é o primeiro na linha disponível da empresa de veículos elétricos e é o principal marco na realização da visão da Renault-Nissan Alliance para mobilidade com emissão zero. Será fabricado em Oppama, Japão, com capacidade adicional planejada para Smyrna, Tennessee, EUA.
Enquanto isso, baterias de íon lítio estão sendo produzidas em Zama, Japão, com capacidade adicional planejada para os EUA, Reino Unido e Portugal, e outros locais para investimento estão em estudo no mundo.
CIDADANIA AZUL – A Nissan tem o compromisso de fazer um mundo melhor por meio de sua responsabilidade social corporativa. Isso inclui programas voltados para inovações tecnológicas com foco nas pessoas e no cuidado com o planeta.
Nossa visão em relação à mobilidade com emissão zero é um crescimento de nossa abordagem CSR, que chamamos de Cidadania Azul. Juntos, trabalhamos com a nossa parceira da Aliança, a Renault, para criar um mundo melhor por meio da mobilidade com emissão zero.
Destaque
Para obter mais informações, visite o site de Emissão Zero da Nissan: http://www.nissan-zeroemission.com
ESPECIFICAÇÕES NISSAN LEAF
Dimensões
Comprimento: 4.445 mm
Largura: 1.770 mm
Altura: 1.550 mm
Entreeixos: 2.700 mm
Performance
Autonomia: 160 km / 100 milhas (padrão US LA4)
Velocidade máxima: acima de 140 km/h
Motor
Tipo: Elétrico
Potência máxima (kW): 80 kW
Torque máximo (Nm): 280 Nm
Bateria
Tipo: Laminada de íon-lítio
Capacidade total (kWh): 24
Saída potência (kW): acima de 90
Densidade energia (Wh/kg): 140
Densidade potência (kW/kg): 2.5
Número de módulos: 48
Tempo de recarregamento: DC 50kW (0 to 80%) – menos de 30 min; carregador caseiro AC200V – menos de 8 h
Localização das baterias: Embaixo do assento e do chassi