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Surge o primeiro caminhão movido à energia 100% limpa e renovável da América Latina

Iveco e Itaipu Binacional apresentam o programa de desenvolvimento do Daily Elétrico

A Iveco e a Itaipu Binacional apresentam o Daily Elétrico, o primeiro caminhão do Brasil movido à energia 100% limpa e renovável, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 28 de agosto.

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O projeto Daily Elétrico foi desenvolvido em parceria pelas duas empresas com o objetivo de explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica no transporte de carga e de passageiros, tendo em vista a busca da redução das emissões de carbono.

Desta forma, a Iveco e a Itaipu Binacional colocam-se como as pioneiras do setor de transporte de cargas, com emissão zero de poluentes do mercado latino americano.

A ideia surgiu quando a Itaipu Binacional convidou a Iveco a participar de uma segunda fase do “Projeto do Veículo Elétrico”, uma parceria entre a empresa geradora de energia e a Fiat Automóveis iniciada em 2006 e que resultou no primeiro veículo de passageiros elétrico do Brasil.

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O projeto Itaipu Binacional – Iveco foi aprovado em dezembro de 2008 e o modelo escolhido para receber a propulsão à energia elétrica foi o Iveco Daily 55C com entre-eixos de 3.750 mm.

Na versão elétrica, ganha a denominação 55C/E.

Sendo um chassi cabine-dupla ideal para o transporte de equipes de trabalho, mais carga, é uma configuração muito usada por empresas distribuidoras de energia, como é o caso das empresas parceiras no projeto (Eletrobrás, ANDE, Copel, Cemig e Light), potenciais clientes para as primeiras unidades do Daily Elétrico.

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Algumas empresas do setor de distribuição e alimentos do Brasil e da Argentina já demonstraram interesse pelo veículo, que ainda está em fase de desenvolvimento.

O protótipo do Daily Elétrico é equipado com três baterias Zebra, tem autonomia de 100 quilômetros com carga completa e desenvolve velocidade máxima de 70 km/h.

Vazio, a velocidade máxima chega a 85 km/h. O tempo de recarga da bateria é de oito horas. A tecnologia pode ser aplicada em qualquer versão do Iveco Daily, seja chassi-cabine, furgão ou chassi de ônibus.

Após a conclusão dos testes do modelo, planeja-se um lote especial do Daily Elétrico para comercialização aos parceiros de desenvolvimento e clientes pré-selecionados. Eles serão produzidos em um galpão especialmente preparado para esta tarefa dentro da Usina de Itaipu (onde hoje já é montado o Fiat Palio Elétrico).

A montagem é conduzida em parceria pela Itaipu Binacional e a empresa Isvor, do Grupo Fiat.

As primeiras 10 unidades produzidas do Daily Elétrico serão entregues para a Itaipu Binacional e seus parceiros. O projeto já atrai interesse de grandes empresas no Brasil e Argentina.

Um segundo protótipo elétrico já está planejado com Itaipu em uma outra configuração da família Daily, previsto para o início de 2010.

Autonomia é ampliada com uso da tecnologia KERS – A Itaipu Binacional escolheu a Iveco como parceira para o projeto do caminhão elétrico porque a empresa é reconhecida como pioneira na tecnologia de combustíveis alternativos entre veículos comerciais.

A empresa já desenvolveu e comercializa na Europa veículos elétricos, híbridos diesel-elétricos e a gás (a Iveco é, inclusive, a líder mundial na produção de caminhões movidos a GNV).

A arquitetura elétrica empregada no protótipo já é conhecida e utilizada pela Iveco na Europa, por meio da Altra, uma divisão da empresa localizada na cidade de Gênova especializada em sistemas híbridos e elétricos para propulsão automotiva.

A tecnologia das baterias e do motor elétrico é da empresa MES-DEA, enquanto o sistema de transmissão, central eletrônica, sistema de refrigeração do motor, instrumentos do painel e outros componentes são também da Altra.

O modelo base do protótipo é um Daily 55C chassi-cabina, com 3.750mm de entre- eixos, foi equipado com três baterias tipo Zebra Z5 (Zeolite Battery Research Africa Project), considerada a melhor bateria para esta aplicação disponível no mercado.

Elas são acopladas a um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm e pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm.

A tração é traseira. Com esse conjunto, o Daily Elétrico tem velocidade máxima e eletronicamente limitada a 70km/h, com força para arrancar em rampas de até 18%. A autonomia é de 100 km.

O Daily Elétrico utiliza a tecnologia KERS, que recupera a energia cinética gerada nas freadas, de forma semelhante ao sistema hoje utilizado em algumas equipes da Fórmula 1, como a Ferrari (parte do Grupo Fiat).

Num veículo normal, a desaceleração (provocada pela ação dos freios) gera calor, que é perdido na atmosfera.

No Daily Elétrico, este calor é transformado em energia elétrica e vai para as baterias. Assim, o caminhão amplia a carga elétrica disponível.

Essa característica faz do modelo um veículo ideal para o trânsito urbano, onde o para e anda é frequente.

A caixa de direção elétrico-hidráulica foi igualmente idealizada para consumir a menor quantidade de energia possível.

Veículo tem comportamento similar a um modelo automático de última geração – A forma de dirigir o Daily Elétrico é igual à utilizada em um veículo automático.

Existem apenas os pedais do acelerador e do freio. Uma alavanca de câmbio indica as posições à frente, ponto morto e ré. Para andar, basta girar uma chave no painel, colocar a alavanca na posição à frente (forward) e acelerar.

O Daily Elétrico responde com rapidez, sem os trancos das trocas de marchas. E avança silenciosamente: o motor elétrico é praticamente inaudível.

Pelas características de um motor elétrico o torque máximo está disponível desde o início, tornando surpreendente o comportamento dinâmico do veículo.

Entretanto, o display digital no painel é bastante diferente de um veículo comum. Suas informações são mais parecidas com aquelas encontradas nos computadores da Usina de Itaipu.

Indicam, por exemplo, a carga, a corrente e a voltagem das baterias, bem como sua temperatura de operação.

Indicam a temperatura do motor elétrico e a marcha engatada. Há ainda um espaço para curtas mensagens de advertências do sistema, administrada pela central eletrônica.

Neste protótipo, foi utilizada a cabine dupla da versão chassi cabina do Daily, que tem design moderno, é ampla e permite o transporte de seis passageiros mais o motorista.

Não há modificações visíveis no veículo, pois as baterias e o motor podem ser totalmente instalados na parte interna do chassi, no espaço existente entre as longarinas.

A área para carga não é comprometida. As baterias podem ser duas, três ou quatro, dependendo do entre-eixos e da autonomia desejada.

Baterias são modernas, leves e recicláveis – As baterias Zebra são três vezes mais leves que uma bateria de chumbo-ácido comum, com capacidade similar de armazenamento de energia.

Equipado com as três baterias Zebra, o Daily Elétrico é 450 kg mais pesado (sem carga) quando comparado a um Daily cabine dupla comum (modelo 55C16). Assim, sua capacidade de carga útil pode chegar a até 2,5 toneladas.

As baterias não precisam ser retiradas para serem recarregadas. O tempo de recarga é 8hs para cada ciclo (quando estão completamente descarregadas), e a operação é feita por meio de três tomadas de 220V/16A. As baterias não possuem efeito memória, isto é, não viciam.

Isso significa que a carga pode ser feita com qualquer quantidade residual de energia. As três baterias carregam e consomem energia simultaneamente. Podem, porém, funcionar de forma independente, o que significa uma segurança para o sistema.

A vida útil das baterias é de cerca de 1.000 ciclos (cargas). Elas não exigem manutenção. Cada uma delas é hermeticamente fechada em um invólucro metálico, que isola totalmente a temperatura interna de operação (250oC).

Ao contrário das outras baterias elétricas, a Zebra não libera hidrogênio (gás inflamável) quando em recarga, permitindo que esta operação possa ser feita em ambientes fechados.

Outro benefício das baterias Zebra deriva do fato de que elas são à base de sódio, níquel e cádmio (substâncias facilmente encontradas, diferentemente do raro e caro lítio, elemento utilizado nas baterias de celular).

Após seu descarte, as baterias são totalmente recicláveis, com todos os componentes podendo ser posteriormente reaproveitados em diversos processos industriais já mapeados.

FICHA TÉCNICA
Daily Elétrico (protótipo)
Modelo: 55C/E Cabine Dupla
Sistema de Propulsão: motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm. Pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm a 2.950 rpm.
Velocidade máxima: 70 km/h (carregado) a 85 km/h (sem carga)
Comprimento: 6,9 metros
Entre-eixos: 3.750 mm
Peso Bruto Total: 5,5 toneladas
Carga Útil: 2,5 toneladas
Baterias: 3 baterias do tipo Zebra Z5
Autonomia: 100 km
Recarga de bateria: 8 horas (a partir da bateria totalmente descarregada)

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