O Volkswagen Jetta chegou em maio com motor 350 TSI, agora gerando 231 cv e 35,7 kgfm de torque. A nova transmissão, automática de dupla embreagem DSG® de sete marchas (DQ381), trouxe um escalonamento ainda melhor das marchas, graças a sétima marcha, trabalhando em rotações menores em velocidades de cruzeiro.
Com o novo powertrain, o sedã atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.
A verdade é que as mudanças realizadas pela Volkswagen foram pressionadas pelas novas normas de emissão (PL7). O motor 2.0 TFSI perdeu os quatro bicos de injeção indireta, ficando unicamente com o sistema de injeção direta com quatro bicos (antes eram oito). Para a adequação também foi necessário o uso de dois catalisadores.
Além do conjunto inédito, o diferencial com controle eletrônico de escorregamento (eLSD) entra em ação entregando uma dirigibilidade mais precisa e com maior velocidade em curvas.
O sistema, que funciona com uma embreagem multidisco no eixo dianteiro, distribui o torque entre as rodas, atuando no limite do escorregamento e permitindo uma melhora no comportamento dinâmico do carro.
Equipamentos – O uso em pista ainda permite trabalhar os diferentes modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), configurando itens como assistência da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC (piloto automático adaptativo) e climatização, permitindo para quem está atrás do volante um maior controle do desempenho do GLI, principalmente na entrega de potência e no refinamento de dirigibilidade.
Atrelado ao sistema de direção progressiva de relação variável, o modo Sport, por exemplo, concede menor assistência no esterço do volante, aumentando o controle do Jetta no contorno de curvas e estabilidade em retas.
Já no modo Comfort, a assistência do volante aumenta, passando uma resistência menor ao motorista, facilitando em manobras na cidade ou numa baliza, além de maior conforto em viagens mais longas.
A nova cabine do GLI traz novos bancos em couro ventilados e aquecíveis, com ajuste elétrico para o motorista e três posições de memória. O Jetta também estreia o novo volante com botões touch.
Novidade para 2022, o VW Play de 10,1″ transforma a interação e conectividade com o carro, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay® e Android Auto® sem fio.
Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.
O console ainda oferece o carregador por indução para smartphones e duas portas USB-C, permitindo uma transmissão de dados e carregamento de bateria do celular mais veloz que uma porta USB convencional.
Para quem pensa no modelo, a crise de componentes eletrônicos também é um problema para sua produção, que é feita no México. A fila de pedidos atualmente é de 90 dias para entrega do modelo.