sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Mecânica em Dias | Qual o carro mais conectado da atualidade? O que ele tem a oferecer?

A Volkswagen apresentou recentemente o Connected Golf – o carro mais conectado da atualidade. Essa versão elétrica do Golf, que é equipada com um sistema de informação e entretenimento de última geração (“Discover Pro”), incorpora uma enorme gama de aplicativos, smartfones e tabletes, por meio de seu avançado sistema de gerenciamento de interface e da Volkswagen Car-Net.

Volkswagen Car-Net

- Publicidade -

Quatro grupos. A plataforma online Volkswagen Car-Net dá acesso a conteúdo e serviços individuais de informação e entretenimento. Os vários serviços e aplicações da Volkswagen Car-Net são organizados em quatro grupos principais: Guide & Inform, e-Remote, Safe & Secure (na Europa chamado de Security & Service) e App Connect. Eles são aplicados de acordo com cada país.

App Connect. A Volkswagen é uma das primeiras fabricantes de automóveis a integrar a maioria dos sistemas operacionais mais importantes dos smartfones em seu carro de exibições Connected Golf, baseado no App Connect. As três interfaces de software que formam a base do App Connect são o Mirror Link (incluindo Samsung, HTC, LG e Sony), o Android Auto (Google) e o CarPlay (Apple). Essas interfaces permitem ao motorista utilizar diferentes aplicativos de smartfones integrados ao sistema de informação e entretenimento.

Networking e navegação inteligentes Além de aplicativos da Volkswagen Car-Net, o Media Control também permite a integração ao sistema de infotainment do Connected Golf de tablets e smartwatches. O Media Control utiliza um aplicativo especial que cria um sistema de entretenimento de nova era para o banco traseiro.

- Publicidade -

O Travel Link também está instalado no Connected Golf. Nos Estados Unidos, o sistema também transforma o rádio em um centro de informações, acessando e exibindo dados de satélite, como informações sobre o clima e resultados esportivos.

Regular Routes é o nome de uma função através da qual o sistema de navegação detecta automaticamente – sem necessidade de ativação pelo motorista – situações difíceis no trânsito ao longo do caminho diário para o trabalho, por exemplo. Nesses casos, ele sugere espontaneamente uma rota alternativa que não esteja congestionada. Todas essas inovações mostradas no Connected Golf em Las Vegas já estão em produção e serão introduzidas em breve.

Enquanto isso, outro tema para o futuro dos carros de série está sendo abordado pela solução conhecida como Parking Guide – uma tecnologia para localizar espaços de estacionamento disponíveis.

- Publicidade -

App Connect – Um único sistema de infotainment para quase todos os smartfones. A Volkswagen apresentou o MirrorLink pela primeira vez – espelhando o smartfone na tela do veículo – por ocasião do lançamento do Polo em 2014. O MirrorLink foi desenvolvido por um consórcio industrial de fabricantes de automóveis e smartfones (Samsung, HTC, Sony e LG).

Apenas um ano depois, em 2015, a Volkswagen irá expandir a gama de plataformas de smartfones, acrescentando sistemas da Apple (Car Play) e Google (Android Auto). Da mesma forma que o MirrorLink, eles são usados para exibir e operar aplicativos através da tela de toque do sistema de informação e entretenimento. No futuro, a Volkswagen irá incluir os sistemas Car Play, Android Auto e MirrorLink dentro do conceito App Connect.

MirrorLink™. Em 2014, a Volkswagen inclui sua primeira plataforma para smartfones em automóveis: MirrorLink. O MirrorLink torna possível mostrar conteúdos e operar funções do smartfone por meio da tela do sistema de infotainment. Para evitar distrair o motorista, aplicativos desenvolvidos especialmente podem ser utilizados com o carro em movimento.

A operação é intuitiva: o usuário simplesmente conecta o smartfone ao carro e passa a usar o aplicativo por meio da tela do sistema de infotainment. O MirrorLink utiliza um padrão desenvolvido pelo Car Connectivity Consortium (CCC). Segundo esse padrão, os aplicativos dos smartfones são “espelhados” na tela de toque do carro e, como mencionado, sua operação é feita por meio do sistema de infotainment.

Como os aplicativos de smartfones estão sempre atualizados, o MirrorLink nunca se torna obsoleto. Os aplicativos da Volkswagen disponíveis no MirrorLink são: My Guide, Think Blue. Trainer, Shared Audio e Sound Journey. A partir de agora, esses aplicativos estarão disponíveis não apenas para o Mirror Link, mas também para todas as tecnologias App Connect nos Estados Unidos.

• My Guide: Este aplicativo sugere atrações na região próxima ao carro. Restaurantes, por exemplo, podem ser escolhidos e integrados à navegação.

• Think Blue. Trainer: O Think Blue. O aplicativo Trainer ajuda o motorista a dirigir de forma eficiente e ambientalmente amigável.

• Shared Audio: Este aplicativo permite que qualquer pessoa no veículo repasse suas músicas favoritas de uma lista de execução compartilhada e as execute dentro do carro.

• Sound Journey: As funções desse aplicativo convertem cada trecho do caminho numa canção “composta” com base nos dados do veículo e um gênero musical.

No futuro, as opções do MirrorLink serão ampliadas não apenas com novos aplicativos da Volkswagen, mas também com programas de parceiros externos. No momento, já estão disponíveis o Glympse, Aupeo!, miRoamer e Parkopedia.

• Glympse: O motorista e os passageiros podem usar o Glympse para comunicar sua localização a amigos e conhecidos.

• Aupeo!: Esse aplicativo foi desenvolvido para curtir música. Ele funciona como uma estação de rádio que pode ser adaptada ao gosto pessoal.

• miRoamer: Esse aplicativo dá aceso à maior seleção de rádios via Internet do mundo.

• Parkopedia: é a maior fornecedora do mundo de informações sobre locais de estacionamento. Ela permite ao usuário encontrar uma vaga disponível com maior rapidez, baseada em informações sobre disponibilidade de espaço, horários de funcionamento e preços.

Apple CarPlay. Em 2015, a Volkswagen também oferecerá o CarPlay da Apple, como mostrado no CES, em Las Vegas, no Connected Golf. Ele permite que qualquer pessoa com um iPhone 5, 5C, 5S, 6 ou 6 Plus utilize numerosos aplicativos de seus telefones por meio do sistema de infotainment. Nesse sistema, também, os programas dos smartfones são “espelhados”.

O CarPlay conecta os aplicativos do iPhone Telephone, News, Maps e Music ao sistema de infotainment através de uma interface USB. Os aplicativos são controlados dentro do carro da Volkswagen por meio da tela sensível ao toque do sistema de informação e entretenimento ou por controle de voz via Siri (Apple).

• Telephone: Permite que tudo funcione como no iPhone. Na tela de toque, os usuários podem executar as funções: atender chamada, finalizar chamada, emudecer o telefone, mostrar o teclado, consultar a agenda telefônica e recuperar mensagens de voz. Como alternativa, tudo isso pode ser feito através do sistema Siri (pressionando o botão de controle de voz no volante multifuncional).

• News: É muito prático ter as mensagens de texto recebidas lidas pelo Siri. O melhor é que o Siri também pode ser usado para gerar as próprias mensagens de texto do motorista ao dirigir.

• Maps: O CarPlay proporciona toda a funcionalidade do aplicativo Maps no sistema de infotainment. Isso inclui descrições detalhadas da rota (“curva a curva”), informações de trânsito e tempo estimado da viagem.

• Music: O familiar acesso à biblioteca de música é disponibilizado através da tela ou do Siri. O CarPlay também reconhece outros aplicativos de áudio instalados para tocar música, rádio e podcasts no iPhone. Por exemplo: Podcasts, Spotify e Sticher Radio.

Android Auto. O nome já descreve o que ele pode fazer. O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartfones Android. Exatamente como no MirrorLink e no CarPlay, aplicativos selecionados desses telefones são mostrados na tela do sistema de infotainment do carro. O Android Auto será oferecido a partir de 2015. Uma conexão USB serve de interface. Os numerosos aplicativos que podem ser incorporados através do Android Auto incluem clássicos como o Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão incluídos: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast, Kik, MLB.com, NPR One, Songza e Umano. Muitos aplicativos do Android Auto podem ser utilizados tanto através da tela de toque como pelo controle de voz Google Voice. O controle de voz é ativado por um botão no volante multifuncional do Volkswagen.

Guide & Inform. Na Europa, o Guide & Inform oferece serviços como Online Traffic Information, Online Destination Import, Google Earth, Google Street View, My Special Destinations (integração de pontos de interesse personalizados), News, Vehicle Status Report e Weather. Na América do Norte, alguns desses serviços estão integrados ao Travel Link e ao Safe & Secure (ampliado com funções específicas para os EUA). Por isso, nesse momento o Guide & Inform não será disponibilizado.

Safe & Secure. Serviços no conjunto Safe & Secure da Car-Net permitem aos condutores de Volkswagens otimizar sua segurança pessoal.  Um botão “SOS” e um botão de chamada para serviço na estrada, por exemplo, podem ser usados para pedir ajuda prontamente. Além disso, podem ser acessadas muitas informações importantes sobre o carro. O conceito geral é implementado por uma unidade de controle no veículo.

Um panorama dessas funções:

• Personal Emergency Call

• Telemetric Road Service Call

• Localização do veículo

• Virtual Fence

• Alarme de velocidade

• Vehicle Status Report

• Agendamento de oficina

• Ajuda para busca do destino

• Exibição do status do veículo

• Horn and Flash (buzinar e piscar as luzes para localizar o veículo)

• Destravar portas

e-Remote / e-Remote SmartTV. Outros aplicativos que já foram implementados são as soluções Volkswagen Car-Net no conjunto e-Remote. Esses aplicativos foram desenvolvidos especialmente para uso em modelos elétricos e híbridos plug-in. Por isso, eles já foram introduzidos no e-up! e no Golf GTE vendidos na Europa e no e-Golf agora oferecido nos EUA.

O e-Remote permite que o usuário faça ajustes e faça pesquisas por meio do smartfone. Em Las Vegas, a Volkswagen demostrou que, no futuro, será possível também controlar o e-Remote por meio de um smartwatch, tal como o Samsung Gear S. Também está previsto um aplicativo que pode ser utilizado através de um televisor (“SmartTV”).

Especificamente, o aplicativo contém as seguintes funções:

• Programação do horário de partida

• Controle de climatização

• Carga da bateria

• Consulta a dados do veículo

• Consulta ao status do veículo

Travel Link

Informações via satélite. Para máxima integração, a Volkswagen utiliza todas as fontes de dados. Além das conexões online e terrestres e da recepção de rádio digital, nos Estados Unidos também há transmissão de rádio via satélite. A fabricante alemã está oferecendo recepção de rádio via satélite em cooperação com a companhia SiriusXM, baseada nos EUA, sob o nome de Travel Link.

O rádio via satélite tem várias vantagens. Para começar, como a transmissão é feita por satélite, permite o uso em regiões não cobertas pelas transmissões de rádio por torres terrestres. Por outro lado, várias informações suplementares podem ser recebidas via satélite, o que tem tudo a ver com o Connected Golf. Na Europa, alguns desses serviços estão integrados ao “Guide & Inform”.

Essas informações incluem as seguintes áreas de interesse:

• Trânsito

• Mapas climáticos

• Informações sobre o clima

• Informações para esquiadores

• Esportes

• Programação de cinema

• Preços de combustíveis

Media Control

Entretenimento no banco traseiro por meio de tabletes ou smartwatches. Até agora, o controle das funções e informação e entretenimento podia ser feito apenas pelo motorista ou o passageiro do banco da frente. O Media Control – uma nova extensão de infotainment através de um aplicativo – permite agora o controle de todas as principais funções por meio de um tablete, mesmo no banco traseiro. O Media Control será o sistema de entretenimento para os passageiros de trás no futuro.

Agora não é mais necessário comprar equipamentos caros. Em vez disso, os passageiros de trás podem simplesmente conectar seus tabletes ao sistema de infotainment do carro através de Wi-Fi. Funcionalidades controláveis – que podem ser acessadas no Connected Golf mostrado na CES – incluem rádio, todos os recursos de mídia (USB, CD ou DVD, disco rígido, busca de músicas online), assim como navegação.

O menu Media mostra informações como nome do artista, nome e capa do álbum. No rádio, é possível trocar de estação por de ícones e listas, procurar estações e exibir informações e frequências de transmissão. No menu Navigation, juntamente com as funções de série, também é possível fazer uma busca de endereço no Google na Internet e utilizar o resultado como destino para a rota. Além disso, os passageiros de trás podem enviar dados de calendário de eventos e agenda de endereços, além de destinos para navegação, para o sistema de informação e entretenimento.

O controle de volume pode ser ajustado em qualquer contexto, assim como o balanço e fade do sistema de som. O tablete pode ser usado para selecionar uma entre as fontes de áudio disponíveis, acessar a biblioteca de mídia e para controlar a funções básicas de operação, como start, stop, pause, forward e back.

Para otimizar a facilidade de operação e tornar mais fácil assistir filmes, a Volkswagen oferece como acessório um suporte especial para tabletes que também fornece eletricidade ao dispositivo. Uma inovação que a Volkswagen mostrou na CES em Las Vegas é como, no futuro, será possível usar um smartwatch para controlar o sistema de infotainment. Isto significa que os motoristas de carros da marca poderão, basicamente, levar sua biblioteca de mídia no pulso.

Navegação que pensa à frente

Regular Routes. Os sistemas de navegação fornecem informações detalhadas sobre a situação do trânsito, avisam o motorista sobre congestionamento e sugerem rotas alternativas. No uso diário, porém, a maioria dos motoristas não utiliza o sistema de navegação, pois suas rotas são bem conhecidas.

Um exemplo típico é o caminho diário de casa ao trabalho, a ida ao supermercado ou à escola dos filhos. Por isso, a Volkswagen agora está expandindo seus sistemas com a funcionalidade do Regular Routes. Nele, o sistema de navegação “memoriza” os caminhos percorridos regularmente e pesquisa a ocorrência de problemas de tráfego, mesmo quando o sistema de navegação não estiver ativado.  Se houver pontos de congestionamento, por exemplo, ele recomenda um desvio.

Antes de sair, o motorista pode optar por receber recomendações sobre seus caminhos habituais.  Isto simplifica enormemente a entrada de dados de destino. O Regular Routes também é ligado em rede com o restante da eletrônica do veículo. O carro pode, por exemplo, usar as informações sobe a rota prevista para limpar o filtro de partículas do motor diesel ao longo de um trecho adequado ou integrar informações sobre descidas e trechos inclinados, assim como operações de aceleração e frenagem, para coordenar a estratégia de carga da bateria dos modelos híbridos tipo plug-in.

Parking Guide. Encontrar vagas de estacionamento em áreas públicas com alto índice de sucesso é o que o Parking Guide irá conseguir no futuro. O sistema é baseado nos mapas de ruas normais, usados nos sistemas de navegação e nos servidores da Internet para calcular rotas. Com o Parking Guide, a informação mostrada nesses mapas digitais é ampliada, incluindo potenciais vagas de estacionamento ao longo das ruas.

Engenhosa é a maneira como os dados são obtidos: através de sensores eletrônicos instalados em todos os veículos que contam com sistema auxiliar de estacionamento. Eles podem reconhecer as vagas disponíveis quando passam por elas pelas ruas constantes no mapa.  Cada carro computa individualmente a taxa de ocupação da área de estacionamento onde se encontra e transmite os dados online para um centro de computação. Assim, as informações provenientes de muitos veículos anônimos são convertidas num padrão digital. Isto permite criar um mapa digital que oferece informações sobre a taxa de ocupação de uma determinada área de estacionamento individualmente, segundo o trecho da rua e a hora do dia.

Os usuários do Parking Guide obtêm informações sobre vagas para estacionar sugerindo onde a probabilidade de encontra-las seja mais alta. O sistema não mostra pontos específicos. Além disso, o sistema pode calcular “rotas de estacionamento” para o motorista aproveitar as ruas com maior disponibilidade de vagas.  Um benefício é que, enquanto os caminhos são geralmente calculados segundo os critérios “mais rápido” ou “menor”, o Parking Guide considera os dados regionais para personalizar o programa de navegação.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn