Tecnologia reduz a emissão de poluentes mantendo a mesma potência do motor. Veículo poderá rodar com taxa de até 90% de gás natural veicular
Recife (PE)
Reportagem | Mecânica Online® e assessoria da MAN Latin America
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A Secretaria de Estado de Transportes e a de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, juntamente com a Ceg, MAN Latin America e Robert Bosch América Latina apresentam hoje, 10 de maio, ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o protótipo Volksbus com tecnologia inovadora flex GNV+Diesel.
O desenvolvimento faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que busca garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
O protótipo foi desenvolvido com tecnologia nacional pela MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, juntamente com a Robert Bosch América Latina, que responde pelo sistema de injeção dos combustíveis no motor do veículo, permitindo que o ônibus rode com até 90% de GNV – Gás Natural Veicular.
A Ceg, empresa do Grupo Gás Natural Fenosa, com experiência internacional em fornecimento de gás natural, garantirá o abastecimento de GNV durante a fase de testes do ônibus.
A empresa também está preparada para investir na construção do sistema de abastecimento capaz de suprir a demanda de veículos com essa tecnologia até as Olimpíadas.
“Da consciência ambiental dessas empresas surge este projeto, que alia a sustentabilidade à qualificação do transporte urbano. Para nós, é muito gratificante entregar mais um fruto da parceria do poder público com a iniciativa privada, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da nossa população” declara o governador Sérgio Cabral.
Durante a fase de testes, o ônibus será utilizado em trajeto definido pela Setrans – Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro.
Nessa etapa, a MAN Latin America, em conjunto com o Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ, acompanhará o desempenho do ônibus por meio da medição de sua eficiência energética (Km/Leq), taxa de substituição e viabilidade econômica do projeto.
O veículo atende perfeitamente as características para operação de transporte coletivo urbano – possui motor traseiro de seis cilindros e 17 toneladas de peso bruto total.
Este é o primeiro ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel homologado pelo Inmetro e usará de forma inédita um motor MAN Euro V.
Além disso, a MAN Latin America é a primeira montadora no Brasil a oferecer o sistema GNV+Diesel como item original de fábrica.
“O protótipo da Volkswagen apresenta uma alternativa real para o diesel, reduz a utilização do combustível e a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, sendo movido à GNV e diesel, o ônibus não fica restrito a um único combustível, permitindo ao frotista revender o veículo em locais sem abastecimento de gás”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
O coração da tecnologia está no seu sofisticado sistema de gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível.
Estas funções inovadoras foram desenvolvidas e testadas pelos engenheiros da Bosch no Brasil.
O motor GNV+Diesel apresenta alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: 1 litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metros cúbicos de GNV.
Este novo sistema emite 80% menos material particulado, um dos principais vilões dos centros urbanos, e 20% menos CO2, um dos maiores causadores do aquecimento global.
“Assim como ocorre com os carros flex, com o GNV+Diesel a escolha do combustível a ser utilizado é feita pelo usuário a qualquer momento, considerando fatores como disponibilidade ou vantagem no preço”, ressalta Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Robert Bosch América Latina.
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Tecnologia brasileira: GNV + Diesel
Rio de Janeiro – a cidade do gás natural veicular – O Rio de Janeiro é hoje o estado brasileiro que concentra a maior frota de veículos leves com tecnologia GNV – cerca de 748 mil veículos, e o maior número de postos de abastecimento deste combustível – 421 na região metropolitana do Rio e 93 no interior do Estado.
Desde 1997, a Ceg realiza importantes investimentos no reforço e ampliação de sua rede de distribuição para o atendimento de novos postos.
O uso de frota GNV+Diesel poderá proporcionar não só economia de até 50% dos gastos com energia como também uma sensível redução de poluentes na atmosfera, melhorando sensivelmente a qualidade do ar.
O gás natural veicular é um combustível em sintonia com as necessidades do mundo moderno, conciliando eficiência, economia e respeito ao meio ambiente.
A qualidade do combustível é garantida pela ANP – Associação Nacional de Petróleo, e sua adulteração é muito mais complexa.
Tecnologia inovadora GNV + Diesel
Bosch fornece tecnologia flex GNV+Diesel para ônibus protótipo
O ônibus protótipo que está sendo apresentado hoje, 10 de maio, pela Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, traz a tecnologia flex GNV+Diesel da Bosch.
Esse moderno sistema permite a utilização de GNV – Gás Natural Veicular em motores de ciclo Diesel.
A substituição do diesel pelo gás natural é de até 90%, mantendo a mesma potência e nível de consumo de combustível do motor Diesel.
Um sistema de injeção de gás natural é adicionado paralelamente ao sistema de injeção diesel, de forma que o GNV, injetado no co letor de admissão de ar do motor, chegue à câmara de combustão.
O diesel é injetado posteriormente, em uma quantidade bem reduzida, com o objetivo de iniciar o processo de combustão que fará a queima do gás natural.
O coração da tecnologia, porém, está no seu sofisticado sistema de gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível.
Estas funções inovadoras foram desenvolvidas e testadas pelos engenheiros da Bosch no Brasil.
O motor GNV+Diesel tem apresentado alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: 1 litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metros cúbicos de gás natural.
Isso significa que uma frota de veículos equipados com essa tecnologia apresentará melhora em termos de consumo, além de se beneficiar economicamente com a redução de custos com combustível, uma vez que o GNV é normalmente m ais barato que o diesel.
A flexibilidade para uso de gás natural ou diesel é outro fator importante.
“Assim como ocorre com os carros flex, com o GNV+Diesel a escolha do combustível a ser utilizado é feita pelo usuário, a qualquer momento, considerando fatores como disponibilidade ou vantagem no preço”, ressalta Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Robert Bosch América Latina.
Meio Ambiente – Os testes realizados pela Bosch também comprovam que há ganhos ambientais na utilização do GNV+Diesel, e que essa nova tecnologia atenderá, com vantagens, a futura legislação ambiental.
“A redução de particulados pode chegar a 80% e há um forte potencial de redução de NOx – Óxido de Nitrogênio”, afirma Botelho. Além disso, a utilização do novo sistema permite também redução de aproximadamente 20% na emissão de CO2 -Dióxido de Carbono, quando comparado ao motor trabalhando só com diesel.
Aplicação da nova tecnologia – O GNV+Diesel pode ser aplica do em todos os tipos de motores do ciclo Diesel, seja no segmento de veículos pesados ou leves.
Além do GNV, a tecnologia é compatível também com GNL (Gás Natural Liquefeito) e Bio-Metano.
A utilização deste sistema em carros passeio Diesel tem o potencial de criar um veículo de baixo impacto ambiental e alta economia, ideal para o uso profissional, como taxis, por exemplo.
“No preço atual dos combustíveis no Brasil, com a nova tecnologia o custo por quilometro rodado em cidade não seria maior que R$0,10, ou seja, menos da metade do custo do quilômetro rodado por um veículo com gasolina ou etanol”, exemplifica Botelho.
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