sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Ford anuncia motor global 1.0 EcoBoost e nova transmissão

Menor motor já produzido pela Ford, EcoBoost 1.0 está em fase de calibração final e terá potência e torque equivalentes, ou melhores, que um motor 1.6 a gasolina com aspiração natural.

Novidades serão apresentadas em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, com cobertura Mecânica Online®

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

Reportagem | Mecânica Online® & Ford

A Ford anunciou o lançamento de um motor 1.0 EcoBoost de três cilindros – o menor motor Ford já produzido – e uma transmissão automática de oito velocidades na América do Norte, ampliando a sua liderança em propulsores de baixo consumo.

- Publicidade -

A empresa adiantou também que desenvolveu uma nova transmissão para a sua próxima geração de veículos híbridos, incluindo um modelo “plug-in” a ser lançado em 2012.

A Ford tem hoje 12 veículos líderes em economia de combustível nos respectivos segmentos na América do Norte.

“Nos últimos cinco anos, fizemos um investimento recorde em novos motores e tecnologias voltados para a economia de combustível. Hoje, temos a linha de motores mais avançada da indústria. E muitas outras novidades estão a caminho”, diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford.

- Publicidade -

O menor motor Ford já produzido – O motor 1.0 EcoBoost foi apresentado no ano passado no conceito Ford Start, nos salões de Beijing, China, e São Paulo, Brasil. E fez sua estreia européia no Ford B-MAX, no Salão de Genebra 2011.

Os engenheiros do Centro Técnico da Ford em Dunton, no Reino Unido – centro de excelência da marca para motores pequenos – começaram a desenvolver o novo motor muito antes da recente alta no preço dos combustíveis.

Seu objetivo foi desenvolver um motor de três cilindros, supereficiente e tecnicamente avançado, capaz de oferecer o mesmo desempenho de um quatro cilindros mas com muito menos consumo e emissões.

Para isso, eles focaram na otimização da eficiência térmica e na redução de atrito entre as partes móveis internas, especialmente durante o aquecimento, quando o nível de emissões de CO2 e outros poluentes é maior.

“O novo motor introduz muitas tecnologias que algum dia poderão fazer parte do DNA dos propulsores Ford”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Engenharia Global de Motores da Ford.

O novo motor de três cilindros estará disponível globalmente, nos carros pequenos da Ford, e também terá um papel importante na América do Norte.

“Os consumidores estão nos dizendo que querem comprar veículos acessíveis e que rodem mais quilômetros por litro de combustível”, diz Kuzak.

“Nosso novo motor 1.0 EcoBoost representa uma nova opção, mais acessível, para os consumidores que buscam a mesma economia de um híbrido.”

O novo EcoBoost 1.0 está em fase de calibração final. Ele terá potência e torque equivalentes, ou melhores, que um motor 1.6 a gasolina com aspiração natural.

“Ele é um pequeno dínamo. Pode ser pequeno em tamanho, mas é grande em tecnologia e inovação”, afirma Kuzak.

Motor 1.0 EcoBoost foi apresentado no ano passado no conceito Ford Start, nos salões de Beijing, China, e São Paulo, Brasil

Potência e tecnologia
As inovações do motor 1.0 EcoBoost incluem:
• novo desenho do virabrequim para economia de combustível;
• um sistema avançado de arrefecimento dividido para que o bloco aqueça antes da cabeça dos cilindros, economizando combustível, principalmente em tempo frio;
• tubo de exaustão fundido na cabeça do cilindro. A montagem em peça única reduz a temperatura dos gases de exaustão e permite que o motor gire em uma faixa de rotação mais ampla com taxa ótima de mistura ar/combustível. O novo design também reduz o peso e permite uma operação mais suave;
• turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas independente e variável (Ti-VCT).

“Ninguém jamais construiu um motor de três cilindros como este. É um dos motores tecnicamente mais eficientes e avançados que já projetamos e traz uma série de novas tecnologias à linha Ford”, afirma Bakaj.

Como comparação, o novo membro da família global Ford EcoBoost produz praticamente o mesmo deslocamento de uma motocicleta estradeira. A Ford nunca produziu um motor com menos de quatro cilindros.

“Os motoristas vão gostar do novo motor 1.0 EcoBoost pela excelente resposta em baixa rotação, potência, torque e suavidade”, completa.

Mais detalhes técnicos e funcionais do novo motor serão apresentados em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, que pela primeira vez terá cobertura “in-loco” da Mecânica Online®.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias Tecnovidade

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn