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PSA Peugeot Citroën bate recorde histórico de vendas no primeiro semestre no Brasil e na América Latina

O resultado do primeiro semestre deste ano no Brasil representa um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2010 e um desempenho melhor do que a média do mercado brasileiro de veículos, que cresceu 9,2%

Reportagem | Mecânica Online® % PSA Peugeot Citroën

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A PSA Peugeot Citroën registrou no primeiro semestre de 2011 o seu recorde histórico de vendas de veículos no Brasil e também na América Latina.

No momento em que celebra 10 anos de produção de veículos no país, o Grupo PSA comercializou 89.100 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, no mercado brasileiro.

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O resultado do primeiro semestre deste ano no Brasil representa um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2010 e um desempenho melhor do que a média do mercado brasileiro de veículos, que cresceu 9,2%.

Impulsionada principalmente pelos seus números no Brasil, e também pelo forte crescimento na Argentina (+ 44%) e no Chile (+ 50%), a PSA Peugeot Citroën vendeu na América Latina 160.100* veículos de suas duas marcas de janeiro a junho de 2011.

Este desempenho é 27% superior ao registrado no primeiro semestre de 2010, enquanto o mercado na região cresceu 13%.

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“O nosso crescimento no Brasil e na América Latina retrata o bom desempenho de nossos mais novos lançamentos, como o Citroën Aircross e o Peugeot 408, e os primeiros resultados das novas estratégias que estamos implementando para deixar nossas marcas ainda mais competitivas”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Vendas mundiais atingem 1.860.000 unidades, em alta de 0,2% – O 1º semestre de 2011 foi marcado por uma progressão de 6% dos mercados automotivos mundiais.

Mais uma vez, o crescimento foi puxado pelo mercado de carros de passeio na China (+10%), e pelos mercados de carros de passeio e de veículos comerciais leves na América Latina (+13%) e na Rússia (+57%).


Na Europa, o mercado de carros de passeio e de comerciais leves está em baixa (-0,8%) e apresenta evoluções fortemente contrastadas, refletindo uma conjuntura comercial que continua desfavorável em alguns países:

  • -25% na Espanha
  • -12% na Itália
  • -4% no Reino Unido
  • +2% na França
  • +11% na Alemanha
  • +2% nos países da Europa Central e Oriental.

Nesse contexto, com 1.860.000 veículos montados e conjuntos de unidades desmontadas vendidos no mundo no 1º semestre de 2011, as vendas da PSA Peugeot Citroën progrediram 0,2%.

As vendas de veículos montados elevaram-se a 1.652.000 unidades (+2,1%). As vendas de unidades desmontadas totalizaram 208.000 unidades (-12,7%), após o resultado histórico de 238.000 unidades alcançado em 2010.

Jean-Marc Gales, Diretor Mundial das Marcas, declara:
«Nosso desenvolvimento está apoiado em bases sólidas: uma imagem de marca fortalecida para cada uma de nossas duas marcas, Peugeot e Citroën; sucesso comercial de todos os nossos novos lançamentos e uma aceleração de nossas vendas fora da Europa.
Nossa estratégia de subida de gama está dando resultados. Vamos ampliá-la com os próximos lançamentos do Peugeot 3008 HYbrid4, o primeiro híbrido diesel do mundo, e do Citroën DS5, que marca uma nova etapa no desenvolvimento da linha DS.»

Uma participação de mercado na Europa de 13,9% – No primeiro semestre, o mix de mercado desfavorável para o Grupo acarretou uma retração de sua participação na Europa.

De fato, os mercados tradicionalmente propícios para as marcas Citroën e Peugeot, sob o impacto da supressão definitiva das medidas de incentivo para a troca de carros usados por modelos novos, registraram uma evolução modesta (França: +2%) ou um declínio acentuado (Espanha: -25% / Itália: -12%). Em compensação, o mercado alemão cresceu 11%.

Além disso, as perturbações decorrentes das dificuldades de entrega de componentes eletrônicos produzidos no Japão provocaram um aumento dos prazos de entrega de alguns modelos e um atraso nos licenciamentos.

Em um mercado europeu de carros de passeio e veículos comerciais em baixa de 0,8% no 1º semestre, os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën totalizaram 1.150.000 unidades, em queda de 5,3%. O Grupo obteve uma participação de mercado de 13,9%, ante 14,2% em 2010.

O mercado de carros de passeio registrou uma baixa de 1,9%. Já o mercado de veículos comerciais teve uma evolução positiva de 8,7%. Com uma participação de 21,3%, o Grupo manteve a liderança nesse mercado.

Uma nova progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa, que representaram 38% do total – No 1º semestre de 2011, a participação das vendas mundiais da PSA Peugeot Citroën realizadas fora da Europa ficou em 38%, ante 24% no 1ºS de 2007, 29% no 1ºS de 2008, 33% no 1ºS de 2009 e 35% no 1ºS de 2010. O Grupo confirma seu objetivo de efetuar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.

China: o crescimento do mercado continua constante – Em um mercado de carros de passeio que registrou um crescimento de 10%, as vendas do Grupo aumentaram 10,2%, graças, entre outros aos bons resultados do Peugeot 408.

A participação da PSA Peugeot Citroën no mercado ficou em 3,2%. O Grupo aguarda para breve a aprovação das autoridades chinesas referente à criação da CAPSA, a segunda joint-venture do Grupo na China, com a Changan Automotive Group.

América Latina: recorde de crescimento – Em um mercado que cresceu 13%, as vendas do Grupo progrediram 21,7%, registrando um recorde de vendas para o período.

A participação de mercado da PSA Peugeot Citroën aumentou, alcançando 5,9% (+0,6 ponto).

Estes resultados positivos se devem à nova estratégia comercial adotada na América Latina e à chegada de novos veículos produzidos localmente e adaptados às expectativas dos consumidores da região: o Peugeot 408 e o Citroën C3 Aircross.

Rússia: vendas crescem a um ritmo superior ao do mercado – Em um mercado que registrou uma alta de 57% no 1º semestre, os licenciamentos do Grupo totalizaram 35.400 unidades (+65,5%). A participação de mercado aumentou 0,2 ponto, passando para 2,7%, ante 2,5% no acumulado dos seis primeiros meses de 2010.

O Peugeot 308 e o Citroën C4, montados localmente, contribuíram amplamente para esses resultados favoráveis.

O Centro de Produção de Kaluga prosseguiu seu desenvolvimento com a montagem de dois novos modelos: o novo Citroën C4, em junho, e o Peugeot 308 reestilizado, em julho.

O aumenta das vendas de veículos Premium se confirma – Em todas as suas zonas de desenvolvimento, a estratégia comercial da PSA Peugeot Citroën está voltada para fortalecer a subida de gama das marcas Citroën e Peugeot.

A subida de gama teve continuidade no primeiro semestre de 2011 com um aumento das vendas dos veículos Premium, que alcançaram uma participação de 17%, ante 14% no primeiro semestre de 2010.

Os veículos Premium proporcionam um nível de desempenho automotivo de referência em seus segmentos (prazer de conduzir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,…) e abrangem os modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 308CC, RCZ, 3008 e Citroën DS3, DS4) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-Crosser).

A subida de gama da Peugeot e da Citroën prosseguirá na segundo semestre de 2011 graças ao sucesso do lançamento na Europa do Peugeot 508, cujas encomendas já ultrapassam as 45.000 unidades, à progressão do DS4, lançado em maio, e aos lançamentos dos novos modelos previstos no segundo semestre: o Peugeot 3008 HYbrid4, primeiro veículo híbrido diesel do mundo, e o Citroën DS5.

A melhoria do mix das vendas do Grupo se consolida com o aumento do peso dos segmentos C e D, que representaram no primeiro semestre 42% das vendas da PSA Peugeot Citroën em comparação com 39% no primeiro semestre de 2010 e 36% no primeiro semestre de 2009.

O peso dos segmentos A e B está em declínio e passou a representar 40% no primeiro semestre de 2011 ante 44% em 2010.

A redução das emissões médias de CO2 dos veículos do Grupo continua, com 129g CO2 /km no primeiro semestre de 2011 – No primeiro semestre de 2011, as emissões médias dos veículos foram de 129g de CO2/km contra 132g em 2010.

A generalização pelo Grupo, na Europa, da segunda geração do sistema Stop & Start e-HDI em oito modelos – os Citroën C3, DS3, C4, C4 Picasso e C5 e os Peugeot 308, 3008 e 508 –, assim como a forte progressão dos veículos elétricos – o Peugeot i0n e o Citroën C-ZERO –, contribuíram para essa nova redução.

No primeiro semestre, a participação dos veículos com emissões inferiores a 110g foi de 27,2%, contra 22,3% no primeiro semestre de 2010.

A participação dos veículos com emissões inferiores a 120g ficou em 42,2%, contra 40,3% no primeiro semestre de 2010.

O Grupo confirma seu avanço em matéria de inovação, e especialmente no que diz respeito à hibridação, com o lançamento no segundo semestre do 3008 HYbrid4 diesel, uma motorização que vai equipar em seguida o Peugeot 508 e o Citroën DS5.

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