domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

PSA Peugeot Citroën bate recorde histórico de vendas no primeiro semestre no Brasil e na América Latina

O resultado do primeiro semestre deste ano no Brasil representa um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2010 e um desempenho melhor do que a média do mercado brasileiro de veículos, que cresceu 9,2%

Reportagem | Mecânica Online® % PSA Peugeot Citroën

- Publicidade -

CDs Mecânica Online®

A PSA Peugeot Citroën registrou no primeiro semestre de 2011 o seu recorde histórico de vendas de veículos no Brasil e também na América Latina.

No momento em que celebra 10 anos de produção de veículos no país, o Grupo PSA comercializou 89.100 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, no mercado brasileiro.

- Publicidade -

O resultado do primeiro semestre deste ano no Brasil representa um crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período de 2010 e um desempenho melhor do que a média do mercado brasileiro de veículos, que cresceu 9,2%.

Impulsionada principalmente pelos seus números no Brasil, e também pelo forte crescimento na Argentina (+ 44%) e no Chile (+ 50%), a PSA Peugeot Citroën vendeu na América Latina 160.100* veículos de suas duas marcas de janeiro a junho de 2011.

Este desempenho é 27% superior ao registrado no primeiro semestre de 2010, enquanto o mercado na região cresceu 13%.

- Publicidade -

“O nosso crescimento no Brasil e na América Latina retrata o bom desempenho de nossos mais novos lançamentos, como o Citroën Aircross e o Peugeot 408, e os primeiros resultados das novas estratégias que estamos implementando para deixar nossas marcas ainda mais competitivas”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Vendas mundiais atingem 1.860.000 unidades, em alta de 0,2% – O 1º semestre de 2011 foi marcado por uma progressão de 6% dos mercados automotivos mundiais.

Mais uma vez, o crescimento foi puxado pelo mercado de carros de passeio na China (+10%), e pelos mercados de carros de passeio e de veículos comerciais leves na América Latina (+13%) e na Rússia (+57%).


Na Europa, o mercado de carros de passeio e de comerciais leves está em baixa (-0,8%) e apresenta evoluções fortemente contrastadas, refletindo uma conjuntura comercial que continua desfavorável em alguns países:

  • -25% na Espanha
  • -12% na Itália
  • -4% no Reino Unido
  • +2% na França
  • +11% na Alemanha
  • +2% nos países da Europa Central e Oriental.

Nesse contexto, com 1.860.000 veículos montados e conjuntos de unidades desmontadas vendidos no mundo no 1º semestre de 2011, as vendas da PSA Peugeot Citroën progrediram 0,2%.

As vendas de veículos montados elevaram-se a 1.652.000 unidades (+2,1%). As vendas de unidades desmontadas totalizaram 208.000 unidades (-12,7%), após o resultado histórico de 238.000 unidades alcançado em 2010.

Jean-Marc Gales, Diretor Mundial das Marcas, declara:
«Nosso desenvolvimento está apoiado em bases sólidas: uma imagem de marca fortalecida para cada uma de nossas duas marcas, Peugeot e Citroën; sucesso comercial de todos os nossos novos lançamentos e uma aceleração de nossas vendas fora da Europa.
Nossa estratégia de subida de gama está dando resultados. Vamos ampliá-la com os próximos lançamentos do Peugeot 3008 HYbrid4, o primeiro híbrido diesel do mundo, e do Citroën DS5, que marca uma nova etapa no desenvolvimento da linha DS.»

Uma participação de mercado na Europa de 13,9% – No primeiro semestre, o mix de mercado desfavorável para o Grupo acarretou uma retração de sua participação na Europa.

De fato, os mercados tradicionalmente propícios para as marcas Citroën e Peugeot, sob o impacto da supressão definitiva das medidas de incentivo para a troca de carros usados por modelos novos, registraram uma evolução modesta (França: +2%) ou um declínio acentuado (Espanha: -25% / Itália: -12%). Em compensação, o mercado alemão cresceu 11%.

Além disso, as perturbações decorrentes das dificuldades de entrega de componentes eletrônicos produzidos no Japão provocaram um aumento dos prazos de entrega de alguns modelos e um atraso nos licenciamentos.

Em um mercado europeu de carros de passeio e veículos comerciais em baixa de 0,8% no 1º semestre, os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën totalizaram 1.150.000 unidades, em queda de 5,3%. O Grupo obteve uma participação de mercado de 13,9%, ante 14,2% em 2010.

O mercado de carros de passeio registrou uma baixa de 1,9%. Já o mercado de veículos comerciais teve uma evolução positiva de 8,7%. Com uma participação de 21,3%, o Grupo manteve a liderança nesse mercado.

Uma nova progressão da parte das vendas efetuadas fora da Europa, que representaram 38% do total – No 1º semestre de 2011, a participação das vendas mundiais da PSA Peugeot Citroën realizadas fora da Europa ficou em 38%, ante 24% no 1ºS de 2007, 29% no 1ºS de 2008, 33% no 1ºS de 2009 e 35% no 1ºS de 2010. O Grupo confirma seu objetivo de efetuar 50% de suas vendas fora da Europa em 2015.

China: o crescimento do mercado continua constante – Em um mercado de carros de passeio que registrou um crescimento de 10%, as vendas do Grupo aumentaram 10,2%, graças, entre outros aos bons resultados do Peugeot 408.

A participação da PSA Peugeot Citroën no mercado ficou em 3,2%. O Grupo aguarda para breve a aprovação das autoridades chinesas referente à criação da CAPSA, a segunda joint-venture do Grupo na China, com a Changan Automotive Group.

América Latina: recorde de crescimento – Em um mercado que cresceu 13%, as vendas do Grupo progrediram 21,7%, registrando um recorde de vendas para o período.

A participação de mercado da PSA Peugeot Citroën aumentou, alcançando 5,9% (+0,6 ponto).

Estes resultados positivos se devem à nova estratégia comercial adotada na América Latina e à chegada de novos veículos produzidos localmente e adaptados às expectativas dos consumidores da região: o Peugeot 408 e o Citroën C3 Aircross.

Rússia: vendas crescem a um ritmo superior ao do mercado – Em um mercado que registrou uma alta de 57% no 1º semestre, os licenciamentos do Grupo totalizaram 35.400 unidades (+65,5%). A participação de mercado aumentou 0,2 ponto, passando para 2,7%, ante 2,5% no acumulado dos seis primeiros meses de 2010.

O Peugeot 308 e o Citroën C4, montados localmente, contribuíram amplamente para esses resultados favoráveis.

O Centro de Produção de Kaluga prosseguiu seu desenvolvimento com a montagem de dois novos modelos: o novo Citroën C4, em junho, e o Peugeot 308 reestilizado, em julho.

O aumenta das vendas de veículos Premium se confirma – Em todas as suas zonas de desenvolvimento, a estratégia comercial da PSA Peugeot Citroën está voltada para fortalecer a subida de gama das marcas Citroën e Peugeot.

A subida de gama teve continuidade no primeiro semestre de 2011 com um aumento das vendas dos veículos Premium, que alcançaram uma participação de 17%, ante 14% no primeiro semestre de 2010.

Os veículos Premium proporcionam um nível de desempenho automotivo de referência em seus segmentos (prazer de conduzir, segurança, qualidade do acabamento, conectividade, conforto,…) e abrangem os modelos diferenciados dos segmentos A, B e C (Peugeot 207CC, 308CC, RCZ, 3008 e Citroën DS3, DS4) e os modelos dos segmentos D e E (Peugeot 508, 407, 4007 e Citroën C5, C6, C-Crosser).

A subida de gama da Peugeot e da Citroën prosseguirá na segundo semestre de 2011 graças ao sucesso do lançamento na Europa do Peugeot 508, cujas encomendas já ultrapassam as 45.000 unidades, à progressão do DS4, lançado em maio, e aos lançamentos dos novos modelos previstos no segundo semestre: o Peugeot 3008 HYbrid4, primeiro veículo híbrido diesel do mundo, e o Citroën DS5.

A melhoria do mix das vendas do Grupo se consolida com o aumento do peso dos segmentos C e D, que representaram no primeiro semestre 42% das vendas da PSA Peugeot Citroën em comparação com 39% no primeiro semestre de 2010 e 36% no primeiro semestre de 2009.

O peso dos segmentos A e B está em declínio e passou a representar 40% no primeiro semestre de 2011 ante 44% em 2010.

A redução das emissões médias de CO2 dos veículos do Grupo continua, com 129g CO2 /km no primeiro semestre de 2011 – No primeiro semestre de 2011, as emissões médias dos veículos foram de 129g de CO2/km contra 132g em 2010.

A generalização pelo Grupo, na Europa, da segunda geração do sistema Stop & Start e-HDI em oito modelos – os Citroën C3, DS3, C4, C4 Picasso e C5 e os Peugeot 308, 3008 e 508 –, assim como a forte progressão dos veículos elétricos – o Peugeot i0n e o Citroën C-ZERO –, contribuíram para essa nova redução.

No primeiro semestre, a participação dos veículos com emissões inferiores a 110g foi de 27,2%, contra 22,3% no primeiro semestre de 2010.

A participação dos veículos com emissões inferiores a 120g ficou em 42,2%, contra 40,3% no primeiro semestre de 2010.

O Grupo confirma seu avanço em matéria de inovação, e especialmente no que diz respeito à hibridação, com o lançamento no segundo semestre do 3008 HYbrid4 diesel, uma motorização que vai equipar em seguida o Peugeot 508 e o Citroën DS5.

Treinamentos Online Mecânica Online®

Plantão de notícias – Mercado / Economia

Veja mais…
Veja todas as notícias publicadas nessa seção

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008