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Instalação de ABS e Airbag mantém crescimento

Conscientização do consumidor é um dos fatores para o aumento da taxa de instalação desses sistemas de segurança. Crescimento está concentrado principalmente na faixa dos veículos de médio porte

Recife (PE)
Reportagem | Mecânica Online® & In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

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A taxa de instalação de freios ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem – e de airbag no mercado nacional continua crescente.

Segundo pesquisa realizada pela Bosch, com base nas estatísticas de vendas, 23% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2010 tinham freios ABS. Em 2008 esse número era de 19% e, em 2006, 13%.

Grande parte do crescimento está entre os veículos médios no qual se concentram os hatches e sedãs nacionais.

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A ins talação de ABS neste segmento passou de 42%, em 2006, para 69%, em 2010. Já entre os veículos populares, a taxa de instalação permanece baixa: apenas 7% saíram de fábrica com o ABS em 2010.

Airbag – A pesquisa realizada pela Bosch registrou aumento também na instalação de airbag nos veículos nacionais. Em 2008, apenas 19% dos carros possuíam o equipamento. Já em 2010, esse índice chegou a 26%.

Segundo dados do Cesvi Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, o airbag poderia contribuir para manter a vida de aproximadamente 490 pessoas que hoje morrem no trânsito (1,4% das 35 mil mortes/ano); ou ainda evitar ferimentos em mais de 10 mil pessoas, proporcionando uma economia de cerca de 315 milhões de reais por ano gastos na recuperação dos feridos.

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O aumento da presença do ABS e do airbag nos veículos nacionais é resultado da conscientização do consumidor e da maior oferta de modelos equipados com o sistema, impulsionada pelas resoluções do Contran que determinara a adoção gradativa obrigatória desses equipamentos.

Até janeiro de 2014, 100% dos veículos produzidos no Brasil deverão sair de fábrica equipados com ABS e airbag frontal.

“A obrigatoriedade do airbag e do ABS nos veículos resultará em uma maior produção desses equipamentos o que torna mais vantajoso o investimento em carros que já possuem esses itens”, comenta Carlo Gibran, gerente de Vendas e Marketing da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.

ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade – Em março de 2010, a assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução proclamando 2011-2020 uma Década de Ação pela Segurança Viária.

O objetivo é incentivar os governos a implantarem políticas de redução de acidentes.

Além de melhorar as redes viárias, as ações para redução de acidentes incluem a utilização de sistemas de segurança ativa mais avançados e em um maior número de veículos.

Nesse sentido, no ano passado o New Car Assessment Programme (NCAP), na Europa, incluiu o ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade – em seus critérios de avaliação, o que significa que apenas os modelos de veículos que possuírem o ESP como equipamento de série poderão receber a classificação máxima de cinco estrelas.

No Brasil, paralelo ao crescimento da aplicação do ABS e do airbag, o ESP® vem ganhando espaço nos mercados latino-americanos.

Em 2010, por exemplo, 4% dos veículos novos licenciados no território nacional eram equipados com ESP®, principalmente impulsionados pelos modelos importados.

Já a taxa global dos carros produzidos neste mesmo período foi de 41%.

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