Estão andando na beirada, caminho único e sem retorno. O Vectra se despede com produção de série especial Collection; o Astra está programado para sair de produção em semanas; e o Peugeot 307, espera limpar o estoque dos pátios argentino e brasileiro. Seu substituto, o 308 hatch, iniciou ser produzido na Argentina.
No caso dos produtos Chevrolet varrer o Vectra, sua inexplicável versão GTX, e o Astra para a viela escura do passado é notícia boa.
Bonitinhos porém baseados em plataforma e motores antigos, serão substituídos pelo novo Cruze, com lançamento para outubro.
Não é projeto GM, mas da coreana Daewoo, absorvida pela corporação norte-americana. Foi revisado pela Opel – a GM na Alemanha.
Novo produto, referência principal é utilizar nova motorização, atualizada, em alumínio, significando encerrar a produção dos motores GM de 1.8 e 2.0, como todos da linha de automóveis originários do Monza – 1982.
Novo propulsor enquadra-se na política mundial dos motores atualizados: deslocar 1.8 litro; produzir em torno de 140 cv a gasolina e pouco mais com álcool; andar como um 2.0; consumir como 1.6. Honda Civic, Toyota Corolla, Fiat Linea 1.8 fazem isto.
Quanto a versões por equipamentos, decoração e segurança, o arroz-com-feijão da marca: LT, mais simplória, e LTZ melhor equipada.
Preços? Seguindo o parâmetro do momento nacional, o do quanto mais caro melhor, imagina-se versão de início beirando os 60 mil e a melhor equipada tangenciando os 70 mil.
Sobre o Peugeot 307 hatch, mais charmoso da classe porém nunca bem aproveitado pela marca, – gerando um dos sedãs mais desconjuntados na história do Mercosul – será substituído pelo 308 hatch.
Muito em comum com o 408 sedã, aqui lançado em fevereiro e recém iniciado em vendas, atropelado pelas medidas do relacionamento comercial com a Argentina.
Lobini. Deu branco – Marca de esportivos nacionais, submeteu o processo industrial a revisão completa, sanou detalhes e melhorou o produto final, voltando à produção, informa Antonio De Gennaro, da área comercial da marca conduzida pela família Ermírio de Moraes.
Para o renascer, série especial White, branco sólido ou perolizado, interior em couro cinza e branco, aplicações fibra de carbono.
Motor 1.8, turbo, 180 cv, entre eixos, rodas 17” e a moda besta do botão de partida. Rendimento de esportivo: 0 a 100 km/h em 6s, velocidade final 230 km/h. Preço R$ 140 mil. Mais ? www.lobini.com.br
Roda-a-Roda – Town&Country – utilitário familiar Chrysler em agosto. Sete lugares, confortos e comodidades como DVD, memória para regulagens pessoais, novo motor Chrysler, a família Pentastar, V6, alumínio, 24V, 3.600 cm3, válvulas com abertura variável, 283 cv, transmissão automática de 6 velocidades, freios a disco nas 4 rodas.
Versão Limited R$ 173 mil. Após, a Touring, sem DVD, faróis em xenônio, memória para os confortos de regulagem, R$ 143.000.
Mais um – Quem pensava encerrada a ofensiva da chinesa JAC em nosso mercado com os pequenos J3 e Turin, dançou. Dia 3 a marca exibe o J6, utilitário familiar, 7 pessoas, motor 2.0, completo, a R$ 59.900.
Retomada – Nova direção, controle Fiat, a Chrysler reviu a operação Brasil, reduziu negócios e agora quer retomar crescimento, multiplicando importações e rede de revendedores.
O novo motor, próprio e sem herança Mercedes-Benz, equipará a família, incluindo o novo sedã 300, recalibrado ao uso, quase 300 cv.
Mais uma – União entre a chinesa China Changan e a holding francesa PSA fará nova operação, a Changan PSA Automobile, Co. Ltd – CAPSA. Quer 200 mil Citroëns e pequenos comerciais/ano e seus motores.
Lógica – Resolvidas as objeções à campanha do Fiat Freemont – acerto da marca sobre o Dodge Journey.
O tema será “O melhor dos dois mundos“, junção das tecnologias da italiana Fiat com a norte-americana Chrysler, agora por ela controlada. O Freemont, informou a Coluna, dia 9.
Resumo – No Duster, utilitário esportivo da Renault, o motor 2.0 e o câmbio mecânico de 6 velocidades, ex-Mégane II, terão uso exclusivo.
O superior 2.0 do Fluence, com transmissão por polias variáveis, infelizmente não permearão para o novo utilitário esportivo.
Ok – A Chrysler deu por acertado o motor 2.0 do Compass, utilitário esportivo com vendas em setembro, concorrente de Honda CRV e Toyota RAV: fixou em 160 cv a potencia. Motor moderno, alumínio, 16 válvulas com variador, câmbio continuamente variável, e o DNA Jeep.
Escapamento – Automóveis e sistemas de escapamento divergem. Uns a cada dia duram mais, outros, menos.
Entre uso de álcool e redução de custos industriais, o equipamento se deteriora. Portal de fabricante permite ao consumidor ter noção: www.tuperescapamentos.com.br
Campanha – Agencia Grey fez campanha para ônibus Mercedes-Benz. Vai ao ponto básico, a importância do líder, com mais de 300 mil no transporte coletivo. Funde imagens de estádio lotado com ônibus infinito. Os 17 milhões transportados diariamente em pé, e os 13 milhões sentados, lotariam 368 estádios.
Autódromo – A Argentina fará outro circuito para resgatar a inclusão na temporada de Fórmula 1. Será em Zárate, onde está a fábrica da Toyota, perto de Buenos Aires.
No Brasil constroem-se estádios de futebol para população local. Corridas de automóveis atraem público de fora e gastos exponencialmente superiores aos colhidos pelas bolas.
Trem – A Caterpilar pela subsidiária Progress Rail Services, através da representante nacional MGE Equipamentos e Serviços Ferroviários, atualizará fábrica existente e montará locomotivas Electro-Motive Diesel. Fábrica pequena: 12 mil m2. Em Sete Lagoas, MG, 70 km de B. Horizonte.
Paixão – Brincadeira de gente grande, o Ferreomodelismo – trens elétricos em escala – terá 15º Encontro em Sâo Carlos, SP. Patrocínio da Frateschi, produtora em Ribeirão Preto. 20 de agosto. Mais? www.frateschi.com.br
Solução – País sob os eflúvios do álcool, sem saber como ampliar produção sem tomar terra à agricultura de alimentos, tem notícia boa: pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo entendem, o melhoramento genético dos microorganismos que reagem com a celulose da cana pode aumentar a produção de etanol em 11%.
Elétrico – O Nissan LEAF, primeiro elétrico em larga escala, recebeu nota máxima nos testes de segurança do NCAP no mercado dos EUA.
Ecologia – Alemã Kostal mudou processo produtivo de itens eletromecânicos e mecatrônicos banindo o uso de cromo e chumbo, de resíduos poluentes e de difícil descarte. A Kostal Brasil criou os processos e aplica em suas fábricas em SP e Manaus. Vende às montadoras.
Antigos – Dificilmente alguma marca de automóvel superará a Mercedes-Benz na festa por seus 125 anos com os clubes MB.
No antigo aeroporto de Tempelhof, Berlim, fará exposições, test-drives, workshops, shows, ponte entre passado e futuro. 1.800 veículos incluindo os famosos Flecha de Prata.
Tens Mercedes antigo e está a fim? Acelere: www.mercedes-benz-classic.com/tempelhof.
Razão – A Mercedes cultua o passado para mostrar sua tradição, tecnologia, resistência. Mantém monumental Museu em Stuttgart, perto da fábrica matriz – 4.000 visitas/dia; o Classic Center reunindo informações, vendendo peças, acessórios, literatura e automobilia, sua oficina restaura antigos com documentação de fábrica, fomenta formação de clubes.
O automóvel começou com ela e, da meia dúzia de marcas centenárias, é quem melhor costura o presente e futuro ao passado.
Gente – Miriam Pedroso, jornalista, volta à base. OOOO Deixou o marketing pela assessoria de imprensa da Peugeot. OOOO Substitui Giselli Cardoso, também jornalista, em mão inversa: querendo outros ares em marketing da empresa.
OOOO Waldey Sanchez, mais trabalho. OOOO Atual presidente de operações Navistar na América do Sul, será diretor geral para implantação e operação da NC2, joint venture entre a International e a Caterpilar. OOOO Laureado, festejado, tem três e meia décadas no setor. OOOO