A Scania, referência mundial na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos, implantou um novo conceito de produção para atender com mais agilidade e flexibilidade às demandas dos clientes.
Com o conceito batizado de High Service Level (HSL), aplicado desde fevereiro na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o cliente aponta sem restrições sua necessidade para o concessionário, e a Scania trabalha para atender à demanda por meio da área de planejamento, que verifica diariamente cada caso e flexibiliza a produção e a logística dos pedidos.
“Havia um volume máximo de pedidos de produção preestabelecido, que limitava as demandas fora do previsto. Com o HSL, a produção é sob demanda, mas pode ser ajustada de acordo com as prioridades e complexidades até a chegada do produto ao cliente”, explica Fábio Castello, responsável pela logística da Scania na América Latina.
O conceito permite reduzir o tempo de espera entre uma operação e outra no processo produtivo, agilizando o atendimento dos clientes. “O benefício imediato é o aumento da precisão no planejamento e na eficiência do processo, que resulta em menor tempo de entrega, atendendo ao prazo, e implica também a melhor utilização de recursos”, explica Bruna Fecchio, coordenadora do projeto na Scania.
O HSL nasceu na Suécia, e a operação brasileira aperfeiçoou o conceito com a união de um grupo multidisciplinar, que mapeou os possíveis gargalos no caminho desde o pedido até a entrega. A aplicação do HSL no Brasil foi desenhada por equipes dos próprios concessionários, das áreas de logística, de produção e planejamento, que trabalharam juntas.
Diariamente são avaliadas as prioridades para que o fluxo da linha de produção seja organizado, trazendo ganhos em tempo de atendimento e na produtividade da fábrica da Scania no Brasil