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Maior disponibilidade: Scania avança em recursos na linha de caminhões P8/Euro 6

A tecnologia dos veículos somadas às soluções de serviços completas, inteligentes e personalizadas estendem ainda mais os intervalos de parada no mais alto índice da história da marca. Empresa tem a expectativa de que 2022 seja o melhor ano de serviços da sua história no Brasil.

Quem trabalha sabe o quanto é importante a disponibilidade da sua ferramenta na hora do trabalho. A mesma comparação é feita com os caminhões.

E a nova linha de caminhões P8/Euro 6 que chega ao mercado no início de 2023 vai proporcionar mais tempo de uso para as frotas dos clientes ao unir a tecnologia dos motores com o amplo portfólio de serviços da Scania.

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Como resultado prático, os operadores do transporte terão o menor custo total de operação com o maior tempo de disponibilidade e rentabilidade já visto no mercado.

Adicionalmente, a combinação do programa de manutenção com intervalos flexíveis suportado pela conectividade Scania propicia uma economia operacional de até 25% nos custos de reparação e manutenção preventiva. Outros destaques do lançamento são os novos lubrificantes e o Scania Zone que explicamos a seguir.

“Estamos acelerando rápido em nossa jornada de Serviços. Ao longo dos últimos meses nos preparamos para ofertar aos nossos clientes serviços e ferramentas capazes de proporcionar uma altíssima disponibilidade com a melhor rentabilidade do mercado”, explica Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

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“A conectividade, gerando dados que posteriormente são analisados e transformados em soluções de negócio, permanece como o centro de tudo para tornar os caminhões da nova linha Euro 6 mais eficientes. A sua combinação com um programa de manutenção flexível continuará garantindo a virtuosa gestão das frotas e a máxima produtividade e eficiência dos caminhões”, completa.

“Nossa proposta de valor sobe mais um degrau e transforma a eficácia da operação por meio de uma ampla gama de serviços inteligentes, que satisfazem o que os clientes precisam para o curto, médio e longo prazo. Além disso, a preparação da nossa rede de concessionárias está em ritmo intenso para atender aos clientes assim que a nova linha Euro 6 chegar nas estradas”, diz Montanha.

“Queremos conduzir os clientes a uma verdadeira nova experiência de disponibilidade, de ir para novas fronteiras do tempo de uso do veículo. Além disso, queremos unir a eficiência energética com a confiabilidade na rede Scania, uma forteleza que o cliente não pode abrir mão”, salienta Alex Barucco, gerente de portfólio de Serviços e Conectividade da Scania no Brasil.

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“Por essa razão, as soluções de serviços Scania vão resolver o que não é de obrigação do negócio do cliente, pois ele precisa se preocupar com a rentabilidade da gestão e da operação como um todo. Ele terá sua frota rodando por mais tempo e, por consequência, ganhado mais dinheiro, mais fretes, com paradas inteligentes e customizadas de acordo com a necessidade de cada veículo.”

Esses resultados foram alcançados pela combinação entre estudos e investimentos em tecnologias e ferramentas, que a Scania tem feito para oferecer as melhores opções ao mercado.

A prova disso é o Programa de Manutenção Scania (PMS) com Planos Flexíveis, que tem revolucionado o mercado de caminhões, desde 2017, e vem evoluindo desde então.

“Os planos flexíveis atingem com a nova linha P8/Euro 6 a máxima eficiência já alcançada pela marca. Serão menos paradas e com mais assertividade e previsibilidade da manutenção. O resultado? A redução do tempo nas oficinas da rede aos clientes de todos os tamanhos”, diz Barucco.

Diminuição de paradas para manutenção em até 50% – Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, passarão a utilizar lubrificantes de última geração com tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.

“A proposta é seguir oferecendo mais efetividade operacional sem descuidar da manutenção da frota. Queremos que as paradas sejam em menor quantidade e realizadas de forma programada com menor impacto no dia a dia da operação. A ida até a oficina da Casa Scania passará a ocorrer no momento correto, e o cliente terá uma equipe preparada e sabedora do diagnóstico com o objetivo de devolver o caminhão o mais rápido possível para o trabalho. Isso é importante para garantir um aumento da disponibilidade e, por consequência, mais rentabilidade”, pontua Montanha.

Com essa visão completa do que a área de Serviços trará com a nova linha de caminhões P8/Euro 6, a Scania irá em muitos casos dobrar os intervalos de troca de óleo do caminhão, e diminuir os custos da operação com deslocamentos para a concessionária, de honorários do motorista ou até mesmo evitar riscos desnecessários no trajeto até a concessionária, por exemplo. Ou seja, um caminhão mais disponível para operar e trazer mais receitas.

“Para se ter ideia, um caminhão 6×2 com implemento frigorífico que faz uma parada em revisões, geralmente, a cada 40 mil km, a partir de agora, necessitará de uma ida na concessionária apenas quando atingir 80 mil km ou mais, dependendo da operação em que está inserido. Tudo isso de forma automatizada. O cliente terá em mãos todos os requisitos para ter a gestão mais eficiente do mercado”, revela Barucco.

Scania Zone – Realidade de sucesso na Europa desde 2019, e comercializado e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone também estará disponível para os caminhões da linha Euro 6. Por meio do portal de gestão de frotas, o próprio cliente conseguirá definir, a qualquer momento e de forma bem simples, o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais.

O Scania Zone pode agir de duas maneiras no veículo ao entrar em uma região predeterminada. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor limitando a atuação do pedal do acelerador – imediatamente – sem qualquer tipo de interferência do condutor. 

Ao entrar no perímetro definido, o veículo avisa ao motorista sobre o limite a ser seguido naquele trecho e aciona um mecanismo de ‘trava’ de aceleração. O grande diferencial está em controlar a média de velocidade em trechos críticos de maneira simples, rápida e com total do gestor de frota.

Durante o evento realizado para a imprensa especializada tive a oportunidade de conduzir numa área com ação do Scania Zone, com velocidade limitada aos 50 km/h.

PMS com upgrade para o Premium Flexível Uptime – O mais completo pacote de serviços da história da Scania e do mercado oferece acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas, com o objetivo de garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. Como resultado prático proporciona uma redução até 25% nos custos de reparos e manutenção.

E as vantagens do sistema flexível não param por aí. O pagamento é atrelado à quilometragem rodada pelos veículos. Ou seja, o cliente pagará apenas pelo quanto rodar. Por exemplo, se o caminhão ficar parado durante todo o mês, o custo de manutenção será zero.

Além disso, a manutenção passa a ser contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. Em virtude disso, os veículos que consumirem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado.

“Assim como em outras situações, a boa performance e a condução do motorista passam a fazer ainda mais diferença no dia a dia. E a combinação com a redução de consumo de 2% proporcionada pelo novo motor Euro 6, e de até 8% do Scania Super, será essencial para essa operação mais rentável dos clientes”, explica Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Vale lembrar que o Programa de Manutenção Scania Standard Flexível também oferece versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado e com o custo da manutenção já definido para toda a vida útil do veículo. No amplo pacote de serviços, os programas de manutenção periódicos continuam no portfólio.

Torre de controle – Para usufruir ainda melhor dos benefícios que a gama de serviços Scania oferecem, os clientes contam ainda com o apoio da Control Tower, sistema que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, com o intuito de que os veículos retornem à operação o mais rápido possível.

O Control Tower também entrega a todos os clientes um relatório FIT Uptime customizado com a disponibilidade real entregue pela rede Scania a cada mês, permitindo com com isso a comprovação da efciencia nos serviços e uma gestão de frota ainda mais refinada.

As mais de 100 Casas Scania estão disponíveis em todo o país e, para uma oferta eficiente de atendimento, a Scania criou um mapeamento virtual que permite identificar quando um cliente entra para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva. Dessa forma, a equipe técnica já é notificada para iniciar o monitoramento em tempo real e preparar os processos de modo mais ágil.

Programas de Manutenção Scania (PMS) – O PMS é dividido em duas categorias. O Premium (o produto mais completo do portfólio, que contempla manutenções preventivas, corretivas do trem de força e também todas as manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural), e o PMS Standard (revisões previstas e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas).

O PMS Standard também oferece opção de pagamento por meio de parcela fixa mensal. Tem direito ao Scania Assistance (atendimento emergencial 24 horas) e checklist de mais de 70 itens, quem optar pelo Premium.

Conectividade – Os Serviços Conectados Scania dispõem de quatro opções ao cliente. O pacote Análise, gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais.

Já o Desempenho, que traz o que há de melhor em gestão de frotas no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução de cada motorista, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016.

Para os clientes que optam por uma solução ainda mais competitiva financeiramente, o pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que já possui o exclusivo método de avaliação e feedback aos motoristas. Portanto, uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução.

Para somar ao abrangente portfólio de serviços conectados, estreia o pacote Data Access, como o próprio nome já diz, permite que os clientes acessem diretamente os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas.

Será possível até mesmo incorporar as informações da Scania dentro dos sistemas integrados dos transportadores, o chamado ERP,  responsável pelo controle de toda a gestão de processos e números da operação. “Nossa nova solução Data Access “alimentará” as plataformas ERP de maneira automática, eficiente e confiável trazendo inúmeros benefícios”, conta Barucco.

Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável.

Dentro do contexto de conectividade, os clientes também terão acesso ao My Scania, que funciona como um ponto de acesso de todas as informações da frota. A plataforma não inclui apenas os serviços tradicionais de gestão, mas também abrange outras funções interessantes, como os serviços Scania, agendamento de manutenção nas oficinas das concessionárias e o configurador de caminhões da Scania.

Além disso, também hospeda soluções de parceiros, bem como serviços desenvolvidos para o mercado brasileiro. O My Scania já está disponível para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados.

Scania FIT – Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta revolucionária, que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frotas na tradução do inglês), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos caminhões, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível.

O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E. De posse desses dados, e dos fatores operacionais, a Scania consegue estimar o potencial máximo de redução de consumo de combustível. Além disso, é permissível indicar a diminuição das emissões de CO2 num menor impacto ambiental.

Driver Services – A boa performance e a direção do motorista fazem a diferença no custo total da operação. Para auxiliar o cliente a manter seus condutores operando da forma mais econômica, segura e rentável e fazendo uso da tecnologia do veículo, a Scania oferece os serviços aos motoristas.

Dados provenientes dos 61 mil veículos Scania conectados no Brasil indicam um potencial real de redução média de 6% no consumo de combustível. Isso representa 110 milhões de litros de diesel por ano, que poderiam ser efetivamente economizados.

Contudo, com análises de performance de motoristas, do banco de dados da Scania, que foram evoluindo conforme os treinamentos foram realizados, alguns chegaram a até 14% de economia de diesel. Além disso, custos adicionais com a manutenção, falhas operacionais e até acidentes podem ser evitados.

A Scania por meio de instrutores Master Drivers, em toda a rede, promove serviços aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, que são empregados na construção de hábitos de condução econômica.

Projeções para o segundo semestre – A empresa tem a expectativa de que 2022 seja o melhor ano de serviços da sua história no Brasil – e que atingirá os resultados esperados – dentre os quais está o acréscimo de 10% no portfólio (carteira de planos ativos) e recorde nas vendas do Programa de Manutenção Scania (PMS).

Além de alta de 20% nos veículos conectados (chegando a 65 mil, entre caminhões e ônibus). Atualmente, a marca possui 61 mil caminhões conectados no Brasil e 600 mil pelo mundo.

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