sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Primeiras impressões com o Honda New HR-V Touring

Fomos até Santa Catarina para as primeiras impressões com o New HR-V Touring. O Honda New HR-V será oferecido em quatro versões e duas motorizações.

As versões EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, enquanto as versões Advance e Touring trazem o inédito 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Para ambos, temos transmissão CVT.

- Publicidade -

Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos tridimensionais e presença do black piano, levando mais esportividade e robustez, considerando a motorização de maior potência.

A Honda iniciou o faturamento das versões Advance e Touring do New HR-V, ambas equipadas com o inédito motor 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Com 177 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, a grande novidade fica por conta exatamente do sistema de gerenciamento de combustível, que passa a contar com a tecnologia flex, permitindo o abastecimento com etanol ou gasolina, em qualquer proporção.

Todos os componentes que entram em contato com o combustível — da linha de alimentação aos pistões — receberam tratamento de superfície especial, a fim de garantir máxima confiabilidade.

- Publicidade -

O moderno sistema de alta pressão da injeção direta assegura partidas a frio mesmo com o tanque cheio de etanol, dispensando, inclusive, dispositivos complementares de pré-aquecimento. Ainda que sob temperatura ambiente de até -5 °C, o tempo de espera para a partida do motor é próximo de zero.

Outra exclusividade das versões Advance e Touring é o myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da marca, que faz sua estreia no New HR-V. Com um menu completo de serviços, o myHonda Connect traz informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

Mecânica Online – Os New HR-V EX Honda SENSING e EXL Honda SENSING vêm com o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC — Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control –, o sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão. O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.

- Publicidade -

Dotado de injeção direta de combustível, este motor 1.5 DI i-VTEC tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os New HR-V com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.

Nas versões Advance e Touring, o New HR-V traz um motor inédito e tecnologicamente muito avançado: o quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Assim como o motor 1.5 DI i-VTEC Flex, ele é totalmente de alumínio e conta com injeção direta de alta pressão que dispensa a utilização de sistemas auxiliares de pré-aquecimento do combustível para partidas sob baixas temperaturas.

Em ambientes com até -5 °C — situação extremamente rara no Brasil –, o tempo de espera necessário à partida do motor é próximo de zero, mesmo com o tanque abastecido com 100% de etanol. As tecnologias de controle ativo de fluxo no cabeçote vistas no motor aspirado também estão no 1.5 DI VTEC TURBO Flex: o sistema VTEC varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de exaustão e o VTC avança ou retarda a sincronização em ambos os comandos, de admissão e de escape.

Ele apresenta potência máxima de 177 cavalos a 6.000 rpm, tanto com etanol como gasolina, e o torque máximo de 24,5 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm (etanol ou gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New HR-V Advance e Touring têm consumo na cidade de 7,9/11,3 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 8,8/12,6 km/l.

O câmbio CVT, de relação continuamente variável, reconhecido pela confiabilidade, robustez e eficiência, oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda SENSING, Advance e Touring). Os sistemas Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking), ambos disponíveis em todas as versões, contribuem para que a experiência de condução seja adequada independentemente do tipo de percurso.

O Step shift é voltado para a condução esportiva ou condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança.

O EDDB atua em desacelerações, quando, baseado em inputs de freio e de aceleração longitudinal, o câmbio reduz uma ou mais marchas, mantendo a rotação adequada a cada situação (topográfica e de condução).

Na prática, isso se traduz em descidas de serra com auxílio de freio-motor, além de retomadas, frenagens e contornos de curva com dirigibilidade refinada. As reduções automáticas proporcionadas pelo EDDB também contribuem para os excelentes níveis de consumo do New HR-V.

Dinâmica aprimorada e esmero construtivo – O New HR-V é fabricado na planta de Itirapina (SP), uma das mais modernas fábricas da Honda voltada para a produção de automóveis no mundo, e que dispõe de tecnologia para dar ao SUV e demais veículos ali produzidos um padrão construtivo de excelência.

O cuidado com a rigidez estrutural da carroceria do New HR-V resultou não apenas em uma cabine segura para os ocupantes, mas também performance dinâmica superior, aspecto que influencia diretamente no prazer ao dirigir e pleno domínio do motorista. Na comparação com o HR-V anterior, o incremento na rigidez torcional da carroceria foi de 10%.

Essa evolução na estrutura do New HR-V foi obtida por meio da aplicação de aços especiais de alta resistência, de especificação 980/780 Mpa, não usados no HR-V anterior, mas que agora representam 8% do total empregado na fabricação da carroceria. O resultado prático não é unicamente a maior resistência como também a contenção no aumento no peso.

O New HR-V oferece melhor estabilidade direcional, que decorre da evolução no sistema de direção e das suspensões. Com pontos de fixação mais rígidos, o conjunto de direção proporciona respostas ágeis do carro em relação à aplicação de movimento no volante. Nas suspensões, além do trabalho de redução do atrito dos componentes para melhorar o comportamento de rodagem sobre piso irregular, há novos batentes de borracha dos amortecedores traseiros e novas buchas. As melhorias ampliaram o comportamento em curva e aumentaram significativamente o conforto, sobretudo para quem viaja na traseira.

O isolamento acústico também evoluiu no New HR-V por meio da adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência, assim como de espuma expansiva de poliuretano em pontos ocos da estrutura.

Segurança – Segurança é um dos pilares da Honda e, sem dúvidas, uma das prioridades no New HR-V. O modelo traz o Honda SENSING de série em todas as suas versões. O Honda SENSING é um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções no New HR-V:

  • ACC — Controle de cruzeiro adaptativo — Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS — Sistema de frenagem para mitigação de colisão — Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
  • LKAS — Sistema de assistência de permanência em faixa — Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM — Sistema para mitigação de evasão de pista — Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB — Ajuste automático de farol — Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Além do Honda SENSING, todas as versões do New HR-V possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Outra novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O HDC funciona entre 3 e 20 km/h e também é item de série em todas as versões.

Conectividade: estreia de tecnologia

Um importante destaque do New HR-V é a introdução do myHonda Connect. Disponível nas versões Advance e Touring, a inédita plataforma de conectividade da marca reúne informação, segurança e controle do veículo de um jeito prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

As funções do myHonda Connect são:

  • Notificação Automática de colisão – Na eventualidade do motorista do carro se envolver em um acidente com deflagração do airbag, o carro enviará uma mensagem à central de relacionamento myHonda Connect, que poderá acionar suporte médico e os contatos de emergência previamente cadastrados pelo usuário.
  • Diagnóstico do carro – O carro constantemente avalia o bom funcionamento de seus sistemas. Ao encontrar alguma falha, na qual uma luz se acende no painel do veículo, um breve descritivo da ocasião (e como proceder) estará disponível no aplicativo.
  • Alarme de segurança — Se o alarme de segurança do veículo for disparado, um alerta será enviado para o celular do usuário, em qualquer lugar que ele esteja.
  • Encontrar meu carro — Verificação da localização na qual o carro se encontra estacionado e, se desejar, estabelecimento de rota até o veículo.
  • Painel de Controle — Verificação remota do status das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral.
  • Rastreamento em tempo real – Acompanhamento da localização do carro em tempo real no mapa.
  • Cerca geográfica – O usuário determina, no mapa, uma área de controle. Em seguida, seleciona se deverá ser notificado quando o veículo entrar ou sair deste perímetro.
  • Alerta de velocidade — Após determinar uma velocidade máxima, o usuário receberá uma notificação todas as vezes que o veículo rodar além deste limite estabelecido.
  • Assistência 24h — Veículos novos Honda têm 2 anos de assistência 24h grátis. Por essa função do aplicativo, o cliente poderá solicitar serviços de guincho, chaveiro, carga de bateria, entre outros.
  • Controles remotos – Através de comandos no app, o usuário poderá remotamente acionar o ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas e acionar buzinas e luzes.
  • Viagens — Dados de todas as viagens serão gravados e armazenados no aplicativo e o usuário poderá, posteriormente, verificar trajetória e estatísticas da viagem, tais como duração e velocidades máxima e média.
  • Manual do veículo – Versão digital simplificada do manual do veículo.
  • Assistente de Voz — Por meio do assistente de voz Google, o usuário poderá realizar comandos remotos e verificar status do carro (Painel de Controle).
  • Notificações – Comunicação entre a Honda e o cliente.
  • Agendamento de Revisão — Possibilidade de agendar revisões na concessionária de preferência.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços: diagnóstico, alerta de velocidade, cerca geográfica, assistência 24 horas, viagens, manual do veículo e agendamento de revisão.

Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades, adicionando: notificação automática de colisão, alarme de segurança, rastreamento em tempo real, controles remotos, localização veicular, comandos de voz e painel de controle. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.

O New HR-V traz uma lista de equipamentos e tecnologias bem completa em todas as suas versões.

New HR-V EX Honda SENSING — faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17″, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8″ touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

New HR-V EXL Honda SENSING — Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17″ com acabamento diferenciado, tweeters dianteiros e sensores de estacionamento traseiros.

New HR-V Advance — Todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

New HR-V Touring — Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17″ com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

Quanto à oferta de cores, o New HR-V terá opções variadas: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.

A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda SENSING e couro na EXL Honda SENSING. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.

Os preços do New HR-V são:
– EX Honda SENSING: R$ 142.500,00
– EXL Honda SENSING: R$ 149.900,00
– Advance: R$ 176.800,00
– Touring: R$ 184.500,00

A garantia do Honda New HR-V é de 3 anos, sem limite de quilometragem..

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn