O mais moderno centro tecnológico de reparações automotivas do Brasil passa a ser também um dos mais sustentáveis. O Service | Body & Paint da Stuttgart Porsche, em São Paulo, inaugurado em março de 2022 e capacitado para fazer reparo e substituição de baterias de carros híbridos e elétricos, passou a operar com captação de energia solar desde o começo de dezembro.
A previsão é que o sistema será responsável por 88% da energia consumida no local. Esse índice já leva em conta a projeção de consumo a se estabilizar no futuro.
O sistema instalado no Service | Body & Paint é composto por 311 módulos solares com 545 W de potência, um inversor de 110 kW e um inversor de 33 kW, resultando em uma potência total de 143 kW ou 169 kWp (kilowatts de potência de pico). A instalação tem como diferencial a fixação por car port, na qual a própria estrutura do sitema funciona como sombreado dos carros.
Foram instalados 205 módulos em car port no andar superior e 20 no térreo, além de 72 módulos na laje e 14 no telhado de alumínio.
A previsão é que o sistema gere 17.866 kWh por mês. Atualmente, esse total é superior à média histórica de consumo no Service | Body & Paint (14.741 kWh por mês), resultando em 100% de capacidade de geração de energia limpa por mês. A Stuttgart trabalha com a previsão de que o consumo irá aumentar até se estabilizar em torno de 20.000 kWh por mês. Nesse caso, o sistema fornecerá 88% da energia consumida.
Com a instalação dos painéis solares, cerca de 600 m² da área de estacionamento passaram a ser cobertos com uma estrutura que, além de proteger os carros, gera parte da energia consumida no prédio. O sistema também abastece os dois carregadores ultrarrápidos (350 kW, capazes de carregar 100% da bateria de um carro elétrico como o Porsche Taycan em 22 minutos e 30 segundos) e os 14 carregadores de 22 kW instalados na unidade.
“O Service | Body & Paint foi concebido para ser o mais moderno centro de reparação de veículos do Brasil. Mas a Stuttgart quer mais que isso e estruturou o local para ter sustentabilidade à altura do avanço tecnológico empregado nos reparos dos carros. A eletrificação da frota de automóveis, caminhões e ônibus aumenta sensivelmente e isso torna imperativo buscar fontes de energia limpa para nosso centro técnico”, diz Marcel Visconde, presidente da Stuttgart Porsche.
Inaugurado em março deste ano, o Service | Body & Paint Stuttgart Porsche é o primeiro centro técnico capacitado a fazer reparos e substituição de baterias de carros elétricos e híbridos, além de ser o único da América Latina a fazer reparos em carrocerias de alumínio. O local recebe qualquer modelo de Porsche, inclusive para revisões e serviços de rotina em modelos movidos unicamente por motores a combustão.