Muito se fala sobre as soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera.
E normalmente logo chega a opção de veículos elétricos como o melhor dos mundos, mas talvez ainda estejamos numa fase intermediária, e por isso mesmo, o gás natural veicular – GNV, seja a melhor opção de energia de transição para o mercado brasileiro nesse momento em substituição ao diesel.
Não tem como aceitar ônibus ou mesmo caminhões elétricos, com suas pesadas baterias, que seriam um lastro constante junto com a carga a ser transportada. Ainda temos muito o que evoluir e talvez o hidrogênio seja o melhor caminho, no futuro.
Caminhões elétricos para uso urbano, nas entregas, ou como falamos “last mile” ou “last mile delivery”, última milha em português, é a etapa final da entrega de uma carga, entre o centro de distribuição e o seu destino final, o cliente, devem sim ser considerados, mas no transporte rodoviário brasileiro e suas dificuldades, ainda são muitos os obstáculos a serem vencidos.
Dessa forma, precisamos olhar ao redor e observar o que temos na prateleira como opção. A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, em conjunto com a Tupy e sua subsidiária MWM, apresentou a solução da transformação de motores a diesel para motores 100% a gás, realizada pela própria MWM, para a Itajaí Transportes Coletivos da cidade de Campinas, onde o trânsito e o transporte público são gerenciados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).
A cidade, que busca reduzir emissões de poluentes e ter uma alternativa com baixo custo de combustível, adotou a solução para um ônibus de sua frota municipal.
A substituição do motor foi realizada pela Tupy MWM e o veículo, de responsabilidade da Itajaí, já está prestando serviços aos usuários, em linhas da região do Campo Grande.
Apesar de ser o primeiro ônibus da frota municipal movido a GNV, mesmo com resultados ainda preliminares, o ônibus a GNV tem se demonstrado um veículo altamente eficiente em relação à potência e desempenho, além de apresentar uma economia no consumo e baixo ruído no funcionamento, amigável com o centro urbano, já criando expectativa para que outros veículos sejam incorporados gradativamente.
O melhor dessa transformação são os resultados diretos dessa transição energética.
A troca do motor de diesel para o motor da MWM 100% a GNV reduz em até 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono).
Além disso, a geração de material particulado é próxima de zero, chegando a uma redução acima de 90% na emissão de poluentes locais e contribuindo para a melhora da qualidade do ar na cidade, pois o gás natural veicular praticamente elimina a “fumaça preta” expelida pelos motores convencionais dos ônibus a Diesel, uma das causas de doenças respiratórias.
Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem uma redução do custo operacional na comparação com o motor a diesel.
“O gás natural oferece muitos benefícios, como o de até 30% na redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel, se o veículo for abastecido dentro da garagem; a fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; a possibilidade do abastecimento rápido; e também ruído 20% menor do que a motorização a diesel”, explica Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.
A solução da substituição do motor a diesel por um motor 100% a gás vem atender uma demanda do mercado por soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O veículo foi entregue com motor novo, mantendo mesma potência e torque, e com todo o sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV.
“O uso do GNV em ônibus é uma excelente alternativa para reduzir emissões, pois tem infraestrutura de abastecimento e ainda pode gerar economia no custo do km rodado”, reforça Guilherme Santana Freitas.
Segundo o presidente & CEO da MWM, José Eduardo Luzzi, “permanecemos na busca constante por soluções completas e conectadas à descarbonização nos segmentos rural e urbano, sendo uma delas a transformação veicular de veículos médios e pesados de diesel para gás. Essa alternativa tem múltiplos benefícios como a redução da emissão de CO2, qualidade, produtividade e até mesmo redução de custos.
O presidente da EMDEC, Vinicius Riverete, destaca que “uma das apostas para desenvolver o transporte público em Campinas é a opção por ônibus menos poluentes. O gás natural é uma solução sustentável para a mobilidade urbana, do ponto de vista ambiental, econômico e social, já que reduz a emissão de poluentes e a poluição sonora, além de apresentar menor custo operacional”.
MECÂNICA ONLINE
Elétricos com GNV é a tecnologia em desenvolvimento pela Hyliion, que planeja utilizar num caminhão elétrico pesado a gás natural veicular. O GNV, armazenado em cilindros, alimenta um gerador de energia elétrica para abastecer um pack de baterias. A energia das baterias alimenta o motor elétrico que traciona as rodas do caminhão. Dessa maneira, o caminhão pode transportar mais carga e não o peso de várias baterias, permitindo o retorno do investimento.
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Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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