segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

O que precisa ser feito na infraestrutura de um país para que consiga rodar com 1 milhão de carros elétricos?

Embora os veículos eletrificados esbanjem conveniência com a possibilidade de serem recarregados na garagem de casa, durante à noite (enquanto seus proprietários descansam), ou até mesmo no trabalho, isso não quer dizer que o país não deve superar a falta de eletropostos.

*Por Thiago Freire, sócio-fundador da Boram Eletric Motors – Muito bem consolidados no mercado automotivo americano, europeu e chinês, os carros elétricos e híbridos também já são uma realidade no Brasil. Ainda que o segmento ocupe as ruas brasileiras a uma velocidade bem mais lenta em comparação com o exterior, pesquisas não faltam para indicar que a mobilidade do futuro (já presente) vem conquistando espaço por aqui e ganhando mais consumidores ávidos por veículos não poluentes e sustentáveis. Por outro lado, essa ampla adesão enfrenta ainda alguns obstáculos, como a falta de infraestrutura.

Os pontos de recarga ainda são escassos no Brasil. Embora os veículos eletrificados esbanjem conveniência com a possibilidade de serem recarregados na garagem de casa, durante à noite (enquanto seus proprietários descansam), ou até mesmo no trabalho, isso não quer dizer que o país não deve superar a falta de eletropostos, por exemplo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Uma coisa é a mudança da cultura do “abastecimento” – hoje os usuários de veículos a combustão abastecem seus carros em postos de combustíveis durante qualquer percurso e os adeptos aos modelos elétricos vão “abastecê-los” antes ou após os trajetos – outra é o Brasil ainda não acompanhar e favorecer o desenvolvimento para a tecnologia deslanchar de vez em território nacional. Portanto, governo, indústria e instituições privadas precisam mais do que nunca trabalhar lado a lado rumo à criação de projetos capazes de ampliar a estrutura voltada ao segmento.

O ano de 2022, por exemplo, fechou com números muito representativos para o setor no país. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram 49.245 unidades emplacadas (entre modelos híbridos, híbridos plug-in e elétricos); um market share de 2,5% em relação ao total de emplacamentos domésticos no mesmo período (1.957.699) e uma frota eletrificada total circulante de 126.504 veículos. Trata-se de um crescimento de 41% na comparação com o ano anterior, quando 34.990 veículos ganharam oficialmente as estradas.

Ainda de acordo com dados da ABVE, em 2020, os veículos 100% elétricos representavam 4% do total de eletrificados (801, sobre 19.745). Em 2021, essa participação pulou para 8% (2.851, sobre 34.990) e, em 2022, atingiu a participação recorde de 17% (8.458, sobre 49.245) – mais que o dobro do ano anterior.

- Publicidade -

Frente à expansão em cena, a CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro, prevê que serão necessários 80 mil eletropostos públicos até 2030 para acompanhar o ritmo de crescimento do mercado. No cenário traçado pela companhia, a frota de carros elétricos puros e híbridos plug-in no Brasil deve alcançar 2 milhões de unidades em circulação. A estimativa faz parte das conclusões de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da companhia que analisou o impacto da mobilidade elétrica para o setor elétrico brasileiro.

Diante de todo esse contexto, além dos locais públicos, os ambientes corporativos e grandes centros comerciais, como shoppings e supermercados, devem mudar, definitivamente, a chavinha da combustão e vislumbrar uma frota cada vez mais verde e eletrificada.

Com isso, a mobilidade elétrica também chega para contribuir com novos modelos de negócios, como a operação de eletropostos, o compartilhamento de veículos (car sharing), táxis elétricos, second life para baterias (reutilização), utilização de veículo como fonte de geração distribuída, seguros para veículos elétricos, entre outros produtos e serviços.

- Publicidade - Ofertas FIAT

*Thiago Freire é sócio-fundador da Boram Eletric Motors 

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil