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Kia comemora 30 anos no Brasil e 450 mil unidades vendidas

Nas três décadas, resiliência marca trajetória do Grupo Gandini, representante exclusiva da montadora sul-coreana desde 30 de junho de 1992.

A Kia Brasil completou 30 anos de atividades ininterruptas de importação de veículos automotores da montadora sul-coreana Kia Corp., cuja nomeação ocorreu no dia 30 de junho de 1992, logo após a abertura do mercado brasileiro de autoveículos ao comércio internacional.

Esta data marca também a entrega da unidade de número 450.000, com a venda do SUV full hybrid Niro, pela concessionária Stern, de São Paulo, à cliente Lina Monetta Silva, que recebeu – no último dia 23 de agosto – certificado de compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados e um pacote de revisões periódicas gratuitas.

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Como celebração, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.

“De modo resumido, a trajetória de 30 anos da Kia Brasil pode ser traduzida pela definição da palavra resiliência”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da empresa, para quem “desde o momento do início das operações, até os dias de hoje, passando por momentos de altos e de baixos do setor de importação, ora com medidas governamentais de proteção à indústria nacional ora com as instabilidades cambiais”.

No início de 1992, portanto dois anos após a abertura do mercado, José Carlos Gandini – pai do atual presidente da importadora, José Luiz – foi procurado por um cidadão sul-coreano, residente no Brasil, que à época prospectava empresários brasileiros para a representação oficial da Kia Corp.

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Ainda no primeiro semestre daquele ano, José Carlos Gandini foi à Coreia do Sul conhecer a Kia. Na sequência, uma comitiva de executivos da montadora veio o Brasil para conhecer o Grupo Gandini. Em maio daquele mesmo ano, em uma sexta-feira, José Carlos recebia a notícia de que o grupo havia sido nomeado importador oficial Kia, com a ressalva de que “o primeiro pedido deveria ser de no mínimo 1.000 veículos”, antes mesmo da estruturação da empresa e da nomeação da rede de concessionárias no país.

José Carlos Gandini confirmou o pedido de 1.000 unidades, uma mescla entre os modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e o caminhão leve K3500. A ousadia do presidente do Grupo Gandini assustou a todos da diretoria. O próprio filho José Luiz Gandini, foi ao Paraguai, no dia seguinte, um sábado, para conhecer os veículos da Kia, até porque só os conhecia por meio de folders totalmente escritos em coreano.

Assim, a Kia Motors do Brasil foi fundada no dia 30 de junho de 1992. De agosto a dezembro do mesmo ano, a Kia Brasil iniciou a estruturação da sua rede de concessionárias com seis pontos de atendimento full service, uma característica da empresa desde o início das operações por ofertar ao mercado brasileiro veículos considerados de trabalho, que necessitam de pronto atendimento de pós-vendas. Naquele ano, a Kia apresentou pela primeira vez sua linha de produtos ao público no Salão do Automóvel.

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Fatos marcantes – Nesses trinta anos, embora o percurso da Kia Brasil esteja marcado pela resiliência, em paralelo mostrou-se inovadora e fez história no mercado brasileiro, a começar pela ousadia de adotar a corruptela de Best A (nome original do utilitário) para Besta, que virou sinônimo de van no Brasil, ao introduzir o SUV Sportage 4×4 Diesel, ao efetivar o merchandising em novelas, ao lançar motor de 3 cilindros, até chegar aos atuais modelos eletrificados Niro, Sportage e Stonic.

Em volumes, do total de 450.000 unidades licenciadas no período de três décadas, os cinco modelos mais vendidos são o Sportage (106 mil), Cerato (71 mil), caminhão Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil).

Por ter tido forte vínculo com veículos comerciais, no início de suas operações, a Kia Brasil sempre privilegiou seu centro de distribuição de peças e de componentes. “Desde sempre, cuidamos dos clientes de veículos comerciais, porque autônomos e frotistas não podiam – e nem podem – ficar com seus utilitários parados por falta de peças e de componentes. Essa cultura na empresa foi mantida também quando a Kia passou a comercializar mais carros de passeio”, enfatiza Gandini.

Em 2009, um outro fato marcante na história do Grupo Gandini, representante oficial da Kia Corp. no Brasil. Além da importação de veículos sul-coreanos para mercado brasileiro, o grupo foi nomeado pela Kia Corp. distribuidor no país vizinho Uruguai e recebeu licença de fabricação do caminhão leve Bongo K2500, em Montevidéu, cujas operações começariam no ano subsequente. Do total de 62 mil Bongo, 37 mil unidades foram fabricadas do Uruguai.

Em 2016, o Grupo Gandini iniciou a construção de centro tecnológico veicular no município de Salto, no interior de São Paulo. Com investimento total da ordem de R$ 55 milhões, o Gandini Centro Tecnológico entrou em operação em setembro de 2019. Reconhecido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o laboratório realiza testes de emissões de gases de escapamento (NBR 6601), consumo de combustível (NBR 7024), emissões evaporativas (NBR 11481), análise de aldeídos (NBR 12026), análise de álcool não queimado (NBR 15598), medição de opacidade (NBR 130370) e veículos rodoviários híbridos leves (NBR 16567), entre outros.

O Gandini Centro Tecnológico possui sistema AVL para análise de emissões Otto / Diesel, incluindo contagem de partículas. Também integra a relação de equipamentos duas modernas câmaras SHED VT com volume variável, para medição de emissões evaporativas em veículos leves, permitindo a realização de ensaios de homologação tanto para o Brasil quanto para o Mercosul. Trata-se do único laboratório independente no Brasil equipado com dinamômetro 4X4, combinado com tecnologia para testar veículos híbridos e elétricos.

Próximos passos – Pouco mais de dois anos atrás, a primeira semana de 2021, a Kia Corp. revelou seu novo logotipo corporativo e slogan de marca global – “Movement that inspires” -, que significam a transformação ousada da montadora e o propósito de marca totalmente novo.

A introdução do novo logotipo representa as ambições da Kia de estabelecer uma posição de liderança na futura indústria de mobilidade, renovando quase todas as facetas de seu negócio.

O lançamento do novo logotipo segue o anúncio da estratégia de negócios de longo prazo “Plano S” da Kia em 2020, por meio do qual a marca, entre outros objetivos, tem a ambição de assumir uma posição de liderança no mercado automotivo global. O foco está na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos dos indivíduos e dos mercados locais.

Dentro dessa nova filosofia de trabalho, a Kia Brasil recebeu o EV6, modelo-demo 100%, e iniciou a comercialização do Stonic, MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle ou híbrido leve.

No ano passado, a caminho da eletrificação efetiva de veículos automotores, a Kia Brasil lançou – em julho – o seu modelo mais vendido, agora na versão também MHEV, o Sportage; e em outubro, o Niro, SUV Full HEV.

Para o início de 2024, a Kia Brasil tem programado para o seu portifólio a chegada dos primeiros modelos 100% elétricos no país, com o lançamento do SUV de grande porte EV9 e do Niro EV, ambos já embarcados para homologação no Brasil.

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