domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

AEA homenageia autores dos melhores trabalhos técnicos do SIMEA 2023

Paper “Análise da demanda energética para reciclagem de baterias de veículos elétricos através de um processo hidrometalúrgico flexível” foi o vencedor da sessão de trabalhos técnicos do SIMEA 2023.

A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva homenageou ontem, durante a realização da 16ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo, os autores dos melhores trabalhos técnicos do SIMEA 2023 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, que aconteceu em agosto último.

O paper “Análise da demanda energética para reciclagem de baterias de veículos elétricos através de um processo hidrometalúrgico flexível”, da categoria “Emissões e poluentes veiculares”, dos autores Luciana Assis Gobo (Tupy S.A), André Ferrarese (Tupy S.A), Elio Kumoto (Tupy S.A), Rafael Obara (Tupy S.A), Amilton Barbosa Botelho Junior (Universidade de São Paulo), Jorge Alberto Soares Tenório (Universidade de São Paulo) e Denise C. R. Espinosa (Universidade de São Paulo), foi o vencedor da sessão de trabalhos técnicos do SIMEA 2023.

- Publicidade -

Oito trabalhos técnicos receberam menções honrosas, avaliados por uma banca de jurados constituída por 77 engenheiros e profissionais do setor automotivo e professores universitários, a começar por “Influência do teor de enxofre da gasolina brasileira nas emissões veiculares de poluentes legislados”, da categoria “Combustíveis e lubrificantes convencionais e alternativos”, dos autores Rogério Nascimento de Carvalho (Petrobras), Guilherme Bastos Machado (Petrobras), Katia Moniz da Silva (Petrobras), Tadeu Cavalcante Cordeiro Melo (Petrobras), Pedro Caffaro Vicentini (Petrobras), Leonardo Pedreira Pereira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Sergio Leal Braga (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Na categoria “Eletrônica e software veicular”, a menção honrosa foi para Bruno Cesar Savioli Fischer, Bruno Romão e Emerson Batagini, da Robert Bosch, que desenvolveram o trabalho intitulado “Adaptando seu feeling: novas experiências com o sistema de freio”. Também da Robert Bosch, Bruno Romão, Emerson Batagini, Bruno Cesar Savioli Fischer e Thiago Franceschini Mecatti levaram menção honrosa pelo trabalho “A influência do sistema de frenagem a vácuo na eficiência energética veicular”.

Em “Emissões e poluentes veiculares”, a menção honrosa foi para o paper “Estudo comparativo do fator de deterioração e sua tendência por durabilidade real dos veículos em diferentes ciclos de condução, SRC-LECV e AMA”, dos autores Raphael Sedano, Marcelo Jorge da Costa Ribeiro e Azevedo, Rodrigo Okamoto Rivelino, Evandro Streiling Filho, Monica Higuchi Rosa e Eduardo Missao Sambuichi, todos da Yamaha Motor da Amazônia.

- Publicidade -

“Desenvolvimento de um carregador bidirecional para veículos eletrificados – microgeração distribuída”, tema desenvolvido por Ariston Vinícius Pimentel Aarão, Luis Fernando Barreto de Godoi, Bernardo Pelliciari, Eugenio Coelho, Vincent Bigliardi e Frederico Falcão Weissinger, todos da AVL South America, e Wagner de Camargo Orlof, da AVL Software and Functions GmbH, foi menção honrosa da categoria “Gerenciamento de energia e powertrain avançados”.

Em mais três categorias foram destinadas menções honrosas: em “Manufatura, materiais e mitigação de peso embarcado”, destaque para o trabalho “Manufatura aditiva e a simulação computacional: uma revisão das tecnologias e aplicações integradas”, de Wesley Vinícius Domingues, Rodrigo Pulido Arce e Luciano Rafael Hansel Frose, profissionais da Robert Bosch; em “Segurança passiva e integral”, mais uma menção honrosa para a Robert Bosch, com o trabalho “Otimização robusta de flange de módulo de combustível visando falha segura”, de Luciano Rafael Hansel Frose, Rafael Almeida, Gustavo Mestriner e José Tobias Junior, da companhia alemã, e participação de Marco Antônio Luersen, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

E, por fim, na categoria “Transformação digital”, a menção honrosa foi para “Machine learning: algoritmos supervisionados e aplicação para a predição da eficiência energética de veículos”, de Pedro Gonçalves Venancio e Estela Mari Ricetti Bueno, da Mahle.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn