quarta-feira, 1 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Qual a importância dos fluidos funcionais para as máquinas?

No primeiro trimestre de 2023, mercado de lubrificantes avançou 3,8%.

Além do motor, outras peças são essenciais na composição de um veículo ou máquina. Para o perfeito funcionamento de transmissões, rolamentos e conexões, os fluidos funcionais se fazem necessários. Dentre suas aplicações estão: câmbios manuais e automáticos, linha industrial, produtos utilizados em caixas e diferenciais , óleos hidráulicos e graxas.

De acordo com dados do portal Lubes, no primeiro trimestre de 2023, o mercado de óleos lubrificantes brasileiro avançou 3,8% em comparação com o período anterior, sendo dimensionado pelo volume de 364.847 m3. Os números mostram um avanço do setor e um possível crescimento dos produtos derivados.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“A aplicação é variada e possui diversas finalidades, são produtos aplicados em torno mecânico, prensas, maquinário industrial, injetoras, ferramentais, pneumáticos, caixas de câmbio, diferenciais, compressores e britadores. Além de graxas para as mais diversas aplicações. Outra utilização necessária dos fluidos são para maquinários agrícolas; para essa utilização, a YPF Brasil conta com o Hidro 19, que detém especificações modernas e atualizadas para o maquinário agro”, comenta Elaine Quirino, diretora nacional de lubrificantes da YPF Brasil.

Qual a composição de um fluido funcional?

A composição dos fluidos funcionais é semelhante aos lubrificantes automotivos, no entanto, com uma aditivação específica para a aplicação. Por exemplo, um fluido funcional utilizado no câmbio CVT necessita de uma aditivação específica, ocorrendo em todos os produtos.

- Publicidade -

Em uma linha que contemple produtos hidráulicos, engrenagens e mancais, a aditivação é a principal diferença entre cada aplicação. Já as graxas são produzidas com aditivos específicos para sua aplicação, já que necessitam trabalhar sob extrema pressão.

A YPF Brasil conta com uma linha completa de fluidos funcionais, caminhando sobre todas as aplicações:

Óleos hidráulicos: linha PEX, Hydromaquina AW 68, Hidráulicos BP e Hidráulicos HSVI.
Engrenagens e mancais: TRANSMISSION EP
Câmbio automático: HIDRO MULTI ATF, HIDRO ATF CVT, ATF DIII, HIDRO ATF
Câmbios manuais: HELICOIDAL e a linha HIPOIDAL, HIDRO 19
Fluidos para transmissão: FT SUPER,

- Publicidade - Ofertas FIAT

A aplicação correta de um fluido funcional em uma máquina – Para uma boa lubrificação e manutenção das peças e funcionamento dos maquinários, são necessários produtos especiais que atendam as modernas aplicações. Os fluidos funcionais são vitais para uma boa lubrificação em câmbios automáticos e em prensas industriais, assim evitam o desgaste, facilitando o trabalho e exigindo menos esforço.

“É preciso entender a função do equipamento, a parte de manutenção que é proposta, pois para cada tipo de equipamento existe um diagnóstico diferente, e esses fatores são fundamentais para que possamos atribuir um fluido funcional. É preciso análises específicas para verificar desgaste, oxidação entre outras anomalias. A YPF Brasil conta com um laboratório para fornecer esses dados de forma rápida e ágil para seus clientes”, finaliza Quirino.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil