domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Qual a importância dos fluidos funcionais para as máquinas?

No primeiro trimestre de 2023, mercado de lubrificantes avançou 3,8%.

Além do motor, outras peças são essenciais na composição de um veículo ou máquina. Para o perfeito funcionamento de transmissões, rolamentos e conexões, os fluidos funcionais se fazem necessários. Dentre suas aplicações estão: câmbios manuais e automáticos, linha industrial, produtos utilizados em caixas e diferenciais , óleos hidráulicos e graxas.

- Publicidade -

De acordo com dados do portal Lubes, no primeiro trimestre de 2023, o mercado de óleos lubrificantes brasileiro avançou 3,8% em comparação com o período anterior, sendo dimensionado pelo volume de 364.847 m3. Os números mostram um avanço do setor e um possível crescimento dos produtos derivados.

“A aplicação é variada e possui diversas finalidades, são produtos aplicados em torno mecânico, prensas, maquinário industrial, injetoras, ferramentais, pneumáticos, caixas de câmbio, diferenciais, compressores e britadores. Além de graxas para as mais diversas aplicações. Outra utilização necessária dos fluidos são para maquinários agrícolas; para essa utilização, a YPF Brasil conta com o Hidro 19, que detém especificações modernas e atualizadas para o maquinário agro”, comenta Elaine Quirino, diretora nacional de lubrificantes da YPF Brasil.

Qual a composição de um fluido funcional?

A composição dos fluidos funcionais é semelhante aos lubrificantes automotivos, no entanto, com uma aditivação específica para a aplicação. Por exemplo, um fluido funcional utilizado no câmbio CVT necessita de uma aditivação específica, ocorrendo em todos os produtos.

- Publicidade -

Em uma linha que contemple produtos hidráulicos, engrenagens e mancais, a aditivação é a principal diferença entre cada aplicação. Já as graxas são produzidas com aditivos específicos para sua aplicação, já que necessitam trabalhar sob extrema pressão.

A YPF Brasil conta com uma linha completa de fluidos funcionais, caminhando sobre todas as aplicações:

Óleos hidráulicos: linha PEX, Hydromaquina AW 68, Hidráulicos BP e Hidráulicos HSVI.
Engrenagens e mancais: TRANSMISSION EP
Câmbio automático: HIDRO MULTI ATF, HIDRO ATF CVT, ATF DIII, HIDRO ATF
Câmbios manuais: HELICOIDAL e a linha HIPOIDAL, HIDRO 19
Fluidos para transmissão: FT SUPER,

A aplicação correta de um fluido funcional em uma máquina – Para uma boa lubrificação e manutenção das peças e funcionamento dos maquinários, são necessários produtos especiais que atendam as modernas aplicações. Os fluidos funcionais são vitais para uma boa lubrificação em câmbios automáticos e em prensas industriais, assim evitam o desgaste, facilitando o trabalho e exigindo menos esforço.

“É preciso entender a função do equipamento, a parte de manutenção que é proposta, pois para cada tipo de equipamento existe um diagnóstico diferente, e esses fatores são fundamentais para que possamos atribuir um fluido funcional. É preciso análises específicas para verificar desgaste, oxidação entre outras anomalias. A YPF Brasil conta com um laboratório para fornecer esses dados de forma rápida e ágil para seus clientes”, finaliza Quirino.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança